Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Tecnologias Digitais e Patrimônio Histórico - A digitalização 3D como ferramenta de MAPA DE DANOS

Eventos para você

Tecnologias Digitais e Patrimônio Histórico - A digitalização 3D como ferramenta de MAPA DE DANOS

31 out - 2024 • 18:30 > 02 nov - 2024 • 16:30

Evento encerrado

Tecnologias Digitais e Patrimônio Histórico - A digitalização 3D como ferramenta de MAPA DE DANOS

31 out - 2024 • 18:30 > 02 nov - 2024 • 16:30

Evento encerrado

Descrição do evento

No dia 31 de outubro será oferecida uma palestra sobre o tema aberta ao público.

Nos dia 01 e 02 de novembro sera oferecida uma oficina limitada a 15 participantes. Este workshop explorará o uso de tecnologias digitais, com ênfase na digitalização 3D, como uma ferramenta inovadora para o registro, preservação e análise de patrimônios históricos. Durante o evento, os participantes aprenderão sobre metodologias de captura digital, como o escaneamento 3D pode auxiliar na documentação precisa de monumentos e edificações, e como esses dados são usados para monitorar a integridade e planejar a restauração de bens culturais. Além disso, serão discutidos casos práticos e os desafios no uso de tecnologias digitais no campo da conservação patrimonial.

OBS: Cada participante deverá trazer seu próprio equipamento: qualquer tipo de câmera fotográfica ou celular.

Sobre o instrutor: Hugo Pires (Porto, 1971). Geômetra e cartógrafo, tem dedicado grande parte da sua atividade profissional à investigação e aplicação da digitalização 3D no âmbito da documentação gráfica do património cultural. Coordenou inúmeros trabalhos de levantamentos arquitetônicos e arqueológicos, desde pequenos artefatos até conjuntos monumentais, utilizando as mais recentes tecnologias de registro tridimensional.  É investigador associado do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e colabora com diversas instituições de investigação científica aplicada ao patrimônio, tanto a nível nacional como internacional. Participa e publica regularmente em conferências e encontros científicos e ministra palestras e cursos em instituições acadêmicas portuguesas e estrangeiras. Desenvolveu um método inovador de análise e contraste morfológico para recuperar evidências de ação antrópica em superfícies desgastadas, o Modelo Residual Morfológico, com inúmeras aplicações ao patrimônio cultural. É colaborador da revista National Geographic Portugal para a área da documentação digital do patrimônio cultural. Foi delegado da comissão portuguesa do ICOMOS ao CIPA - Comité Científico Internacional para a Documentação do Património (CIPA-Heritage Documentation) de 2007 a 2010.


APOIO: Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada - CECI Educação, Centro Cultural São Francisco - CCSF e Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo - Universidade do Porto.

PROGRAMAÇÃO PALESTRA:

Dia 31 de outubro. Local: Centro Cultural São Francisco

19h - Fotogrametria aplicada às intervenções nos painéis de Lula Cardoso Ayres no antigo aeroporto de Recife. Prof Jorge Tinoco

19:30h - Tecnologias Digitais e Patrimônio Histórico - A digitalização 3D como ferramenta de registo e análise. Prof. Dr. Hugo Pires.

20:00h - Aberto para perguntas e debate

PROGRAMAÇÃO OFICINA:


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Centro Cultural São Francisco

Ladeira São Francisco, S/N Centro

João Pessoa, PB

Termos e políticas

Sobre o produtor

CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA CONSERVAÇÃO INTEGRADA

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.