31 out - 2024 • 18:30 > 02 nov - 2024 • 16:30
31 out - 2024 • 18:30 > 02 nov - 2024 • 16:30
No dia 31 de outubro será oferecida uma palestra sobre o tema aberta ao público.
Nos dia 01 e 02 de novembro sera oferecida uma oficina limitada a 15 participantes. Este workshop explorará o uso de tecnologias digitais, com ênfase na digitalização 3D, como uma ferramenta inovadora para o registro, preservação e análise de patrimônios históricos. Durante o evento, os participantes aprenderão sobre metodologias de captura digital, como o escaneamento 3D pode auxiliar na documentação precisa de monumentos e edificações, e como esses dados são usados para monitorar a integridade e planejar a restauração de bens culturais. Além disso, serão discutidos casos práticos e os desafios no uso de tecnologias digitais no campo da conservação patrimonial.
OBS: Cada participante deverá trazer seu próprio equipamento: qualquer tipo de câmera fotográfica ou celular.
Sobre o instrutor: Hugo Pires (Porto, 1971). Geômetra e cartógrafo, tem dedicado grande parte da sua atividade profissional à investigação e aplicação da digitalização 3D no âmbito da documentação gráfica do património cultural. Coordenou inúmeros trabalhos de levantamentos arquitetônicos e arqueológicos, desde pequenos artefatos até conjuntos monumentais, utilizando as mais recentes tecnologias de registro tridimensional. É investigador associado do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e colabora com diversas instituições de investigação científica aplicada ao patrimônio, tanto a nível nacional como internacional. Participa e publica regularmente em conferências e encontros científicos e ministra palestras e cursos em instituições acadêmicas portuguesas e estrangeiras. Desenvolveu um método inovador de análise e contraste morfológico para recuperar evidências de ação antrópica em superfícies desgastadas, o Modelo Residual Morfológico, com inúmeras aplicações ao patrimônio cultural. É colaborador da revista National Geographic Portugal para a área da documentação digital do patrimônio cultural. Foi delegado da comissão portuguesa do ICOMOS ao CIPA - Comité Científico Internacional para a Documentação do Património (CIPA-Heritage Documentation) de 2007 a 2010.
APOIO: Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada - CECI Educação, Centro Cultural São Francisco - CCSF e Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo - Universidade do Porto.
PROGRAMAÇÃO PALESTRA:
Dia 31 de outubro. Local: Centro Cultural São Francisco
19h - Fotogrametria aplicada às intervenções nos painéis de Lula Cardoso Ayres no antigo aeroporto de Recife. Prof Jorge Tinoco
19:30h - Tecnologias Digitais e Patrimônio Histórico - A digitalização 3D como ferramenta de registo e análise. Prof. Dr. Hugo Pires.
20:00h - Aberto para perguntas e debate
PROGRAMAÇÃO OFICINA:
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesLadeira São Francisco, S/N Centro
João Pessoa, PB
CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA CONSERVAÇÃO INTEGRADA
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.