27 out - 2018 • 09:00 > 27 out - 2018 • 11:00
27 out - 2018 • 09:00 > 27 out - 2018 • 11:00
Vivência: Mindfulness e o Diálogo que Transforma
Que essa vivência aconteça às vésperas da eleição no Brasil é significativo. Com a polarização de opiniões e pessoas, nesse período vimos mais ameaçada a possibilidade de ouvir e sermos ouvidos. O fenômeno político pode ser mundial e atual, mas a história que se repete nas relações familiares, profissionais e até entre amigos não é nova: quando capturados por certezas e paixões acerca do que acreditamos saber ou ser verdade enrijecemos, perdemos a escuta e com ela qualquer possibilidade de troca genuína com o outro.
Como coletividade nunca foi tão explícita nossa interdependência, tão evidente a teia que nos une sem distinção. Por isso hoje é vital descobrir o quê fazer para irmos além das diferenças, para gerar um diálogo realmente criativo e transformador. Para isso não temos que abrir mão do que acreditamos nem concordar com o que discordamos: construir uma ponte ou ampliar o fosso da alienação é uma escolha que depende menos de nossas opiniões e mais de habilidades e perspectivas que podem ser treinadas e refletidas.
Nessa vivência você será introduzido às práticas de mindfulness (atenção plena) e diálogo transformativo, ferramentas poderosas que nos habilitam a navegar em contextos críticos com integridade e sanidade. A primeira trabalha a partir da dimensão intrapessoal. A segunda, endereçando o universo das relações interpessoais. Combinadas, essas práticas tem ainda o potencial de expandir as conexões entre o eu e o outro, o mundo e a vida, reduzindo as sensações de separação e antagonismo que alimentam o medo e com ele o velho paradigma da competição.
Começando com a mais íntima das relações - a partir de nós mesmos - ampliaremos nossas percepções para enxergar possibilidades de comunicação que têm o potencial de transformar pessoas e situações de uma forma muito distinta da persuasão, da influência ou do convencimento. Atentos ao que se apresenta momento-a-momento em nossa experiência e menos rígidos em nossas posições, podemos nos tornar agentes criativos e efetivos dessa transformação. Mas não somos “nós" que transformamos “eles”: são as artes da escuta, do diálogo e do entendimento que nos transformam.
Ariel Chemin Dahan é bacharel em direito pela USP e mestre em religiões contemplativas pela Naropa University no Colorado. Mediador de conflitos e instrutor de mindfulness, acredita na alquimia entre práticas espirituais ancestrais e práticas contemporâneas de solução de conflitos para a construção de um mundo mais sano, onde seres humanos floresçam.
Data: Sábado, 27 de Outubro 2018
Das 9h as 11h
Local: Espaço Cosy, Casa Mirante
Avenida Morumbi, 5299, São Paulo
Avenida Morumbi, 5299, Casa, Morumbi
São Paulo, SP
Cosy Workshops
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.