04 abr - 2024 • 19:00 > 26 abr - 2024 • 19:00
04 abr - 2024 • 19:00 > 26 abr - 2024 • 19:00
*ATENÇÃO: TEMPORADA PRORROGADA: DIAS 04, 05, 18, 19, 25 e 26 de ABRIL! INGRESSOS À VENDA!*
Comemorando o mês das mulheres, a vida e a obra da pintora mexicana Frida Kahlo – uma lutadora incansável das causas feministas e pelo empoderamento feminino - serão retratadas no palco teatral. Junto ao cenário histórico em que ela cresceu, em meio à Revolução Mexicana de 1910, “Temperos de Frida” traz a efervescência cultural que inspirou a artista reunindo teatro, narração de histórias e músicas ao vivo. Com uma proposta cênica intimista, o espetáculo tem como pano de fundo o Dia dos Mortos, 02 de novembro, no México.
O espetáculo foi inspirado na cerimônia para agradecer o destino dos seres humanos vivos e cumprir os tratos com a misteriosa Catrina, a “Dona Morte”, em uma proposta que tem um diálogo direto com a plateia, regada por músicas entoadas ao vivo. A atriz Rosana Reátegui nos conduz a histórias mescladas com canções latinas conhecidas, como “La Llorona”, “La Bruja” e “Cucurrucucu Paloma”, entre outras, todas entoadas pela uruguaia Natalia Sarante e tocadas por Luciano Camara.
Serviço:
Datas: 23, 24, 29,
30 e 31 de Março
Dias: Sextas-Feiras,
Sábados e Domingos
Horários: 19h (Sextas e
Sábados) e 18h30 (Domingos)
Local: Teatro Glauce
Rocha (Centro/RJ)
Endereço: Avenida Rio Branco, 179, Centro/RJ (em frente ao Metrô Carioca)
Valores: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia entrada em casos previstos por lei)
Classificação indicativa: 16 anos
SEM CADEIRAS MARCADAS. ASSENTO POR ORDEM DE CHEGADA NO TEATRO.
ATENÇÃO: COMUNICADO
Em virtude do Decreto Municipal RIO 54.114, de 21 de Março de 2024, da Prefeitura do Rio de Janeiro, dando conta da previsão de fortes chuvas na cidade, e o fechamento de diversos espaços culturais cariocas, a apresentação da peça teatral “Temperos de Frida” na data de hoje (22/03), no Teatro Glauce Rocha, Centro do RJ, foi cancelada.
Os ingressos no Sympla para a data de 22/03 (sexta-feira), 19h, serão válidos para qualquer dia, à escolha da pessoa.
Quem não quiser ou puder comparecer nas datas acima, pode ser reembolsado do ingresso pago, bastando entrar em contato com a Produção via plataforma Sympla.
Agradecemos a compreensão, pois a segurança
do espectador vem em primeiro lugar. Solicitamos que divulguem este comunicado.
Att,
Edison
Corrêa
Diretor-Executivo
Eu, Rio!
Rosana
Reátegui
QINTI
Companhia
Sinopse:
É a noite de comemoração do Dia dos Mortos. O bar Viva la Vida está aberto para todos e todas que queiram chegar. A dona recebe seus amigos: uma cantora e um violonista que, assim como ela, desejam festejar a vida. No centro do espetáculo, trazidos – em corpo, voz e alma - pela atriz Rosana Reátegui, estão a pintora Frida Kahlo e Catrina, a Dona Morte. Frida recebeu inúmeras vezes a visita de Catrina, sua madrinha. Do modo que podia, por sua conta e risco, como boa afilhada, sempre afirmou a vida. No espetáculo, a atriz/dona do bar provoca os espectadores a saberem que também eles são afilhados de Dona Morte. E, se é assim, como responder aos convites da madrinha? Será que Catrina pode ser uma espécie de guia para uma vida experimentada em maior entrega e abundância?
A peça apresenta uma dramaturgia costurada por três personagens: dona do bar, Frida Kahlo e a Morte Catrina, interpretadas pela atriz peruana Rosana Reátegui, com os trechos marcantes da vida da grande pintora, suas frases emblemáticas e provocadoras, mescladas com músicas mexicanas, como “La Llorona”, “La Bruja” e “Cucurrucucu Paloma”, entre outras, todas cantadas ao vivo por Natalia Sarante e acompanhadas pelo violão de Luciano Camara. Em “Temperos de Frida”, as paixões estão reunidas nos sabores, no canto e na palavra, como elementos de uma potente bruxaria compartilhada com o público. Seja nos boleros que Frida tanto gostava de cantar, nas histórias de grandes e arrebatadores amores ou na entrega profunda para defender sua vida, ela é aquela que viveu significativa e intensamente.
Contamos a vida de Frida e seus encontros com Catrina como se fizéssemos, também a nós, uma provocação: por onde andam os nossos desejos e as nossas intensidades? A Festa dos Mortos, Frida e Catrina estão no nosso bar Viva la Vida, pois, além de tudo, são fortes motivos para a construção de espaços de comunhão e de encontro com uma América Latina amorosa, potente e festiva que insiste e resiste em todas e todos nós. Pois, como afirma Nêgo Bispo, pensador quilombola, “quem não está preparado para a festa, também não está preparado para a guerra”.
Ficha Técnica:
Concepção, Atuação e
Dramaturgia: Rosana Reátegui
Direção:
Tatiana Motta Lima
Canto: Natalia Sarante
Violonista: Luciano
Camara
Figurinista e Adereços:
Francisco Leite
Cenografia: Daniele
Geammal / Renato Marques / Francisco Leite
Colaboração
Dramatúrgica: Cadu Cinelli
Iluminação: Thiago
Monte
Operação de luz e
montagem: Renato Marques
Confecção de Máscara da
Catrina: Paul Colinó Vargas (Peru)
Preparação de Máscara:
Marise Nogueira
Assessoria de Imprensa:
Edison Corrêa/Eu, Rio!
Designers: Rodrigo
Menezes / Pedro Pessanha
Fotografia: Renato
Mangolin
Apoio: CBTIJ e Elabore.kom
Realização: QINTI
Companhia e Eu, Rio!
Direção de Produção:
Paty Lopes
Direção Executiva: Edison Corrêa (Eu, Rio!)
Artistas:
Rosana Reátegui, Protagonista, é atriz, narradora oral, dramaturga e gestora cultural latino-americana. Peruana residente no Rio de Janeiro.
Tatiana Motta Lima, Diretora Artística, é professora associada da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando na graduação e na pós-graduação.
Natália Sarante, Cantora, é licenciada em Música pela Unirio. Nascida em Montevidéu, Uruguai, foi integrante do Coro da Universidade da República do Uruguai (2001 – 2004)
Luciano Camara, Violonista, é compositor,
arranjador e instrumentista carioca que reúne, em sua criação artística,
influências da música universal de Hermeto Paschoal. É Diretor Musical e de
Violão de Sete Cordas na “Companhia Folclórica do Rio de Janeiro/UFRJ”.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Rio Branco, 179 Centro
Rio de Janeiro, RJ
Edison Corrêa
Diretor-Executivo da Eu, Rio!, empresa vencedora dos Editais "FUNARTE RETOMADA 2023 – DANÇA” e "SESC PULSAR ARRJ DE CULTURA O CORPO NEGRO 2023/2024" com o espetáculo "A Menina Dança".
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.