Evento promovido pela LIBRE tem programação que discutirá temas ligados à política do livro, formação profissional, literatura e não ficção e terá como sede o Galpão do MST
Entre os próximos dias 23 e 26 de março ocorre, em São Paulo, a Primavera dos Livros 2023, com a presença de editores, escritores e leitores de diferentes partes do Brasil. A programação é gratuita e conta com rodas de conversa sobre política do livro, formação profissional, literatura e temas atuais de não ficção, além de entrevistas com autores e autoras. Pela primeira vez, a sede será o Galpão do MST, localizado próximo ao Metrô Marechal Deodoro.
Com o tema Territórios da Bibliodiversidade, o evento contará com mais de 70 editoras independentes com mais de 20 mil títulos em exposição,
lançamentos diários e programação cultural intensa para leitores, professores, escritores, profissionais do livro, editores e público em geral e vai discutir também a inclusão no mercado editorial, os modelos de negócio do livro e as oportunidades que se abrem com o novo Governo Federal.
A abertura do evento será na quinta-feira (23), com o Território Editorial, voltado aos editores, com quatro mesas que falam das questões vinculadas ao mercado, especialmente as públicas, como compras de governos, acervo de bibliotecas e festas literárias.
11h às 12h30
A importância dos planos de leitura e como levá-los a mais cidades e estados
Vereadora Elaine Mineiro, Dep. Antonio Donato, Renata Costa e Ruivo Lopes Mediação: Haroldo Ceravolo
13h30 às 15h
Editais governamentais: dicas
e questões práticas
Fernanda Emediato (consultora editorial), Aloma Carvalho (Bamboozinho) e Isabel Malzoni (Ed. Caixote)
Mediação: Lara Korovaeff (Semente/Libre)
15h às 16h30
Formação de acervo: como as
bibliotecas escolhem seus livros
(para comprar e descartar)
Maria Cristina Palhares (Cons. Regional de Biblioteconomia), Wanda Moreira Martins Santos (Desenv. Coleções e Tratamento da Informação/SMC) e Ueliton Alves (Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas)
Mediação: Lizandra M. Almeida
16h30 às 18h
As festas literárias da periferia e
a formação de leitores
Suzi Soares (Felizs), Sandro Coelho (Flino), Júlio Ludemir (Flup)
Mediação: Silvia Tavares (pedagoga/Felizs)
18h às 20h
Abertura da Primavera dos Livros
ao público
Apresentação do Slam das Minas