Com o aumento das ferramentas de busca, mídias sociais, blogs e demais tendências da internet, houve uma transformação no contexto de aquisição de serviços e produtos, fazendo com que pessoas e negócios ganhassem espaço, autonomia e - principalmente - informação para tomar decisões e definir o seu momento ideal de compra. O que acontecia, antes, era que pessoas não possuíam acesso ao conhecimento e informações relevantes sobre um determinado produto/serviço, fazendo com que a venda dependesse quase 100% da abordagem do vendedor. Porém, hoje, essa realidade mudou: Existe um mundo de conteúdos acessíveis, uma extensa troca de informações entre consumidores, reviews de produtos e serviços, fóruns etc. É possível saber TUDO sobre um produto antes mesmo de conversar com um vendedor.
A principal mudança de chave entre o Inbound Marketing e o marketing tradicional pode ser vista no entendimento da jornada de compra do consumidor e o direcionamento de ações específicas segundo as etapas desse caminho.
Um dos pilares do Inbound Marketing é justamente a produção de conteúdos de excelência que compreendam as etapas acima e ofereçam todas as informações que o consumidor precisa absorver para caminhar nessa jornada e estar pronto para fazer uma compra ou ser atendimento por um vendedor. Assim, as ações de marketing o deixam mais preparado para essa abordagem e aumentam substancialmente as chances de fechamento de novos negócios.
Raphael Saraiva
sócio-fundador da Melhor Comunicação
Com formação na Universidade Católica de Pernambuco, possui 15 anos de experiência de 15 anos mercado publicitário, com atuação em contas nacionais de diversos segmentos. Foco de estudo atual em mídias disruptivas e inteligência artificial.
Michelle Doherty
Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pernambuco, liderou time de marketing do CNA idiomas e em 2009 fundou a Melhor Comunicação. Na agência atua como estrategista de mídia de contas como Ortobom, Qualimar, Grupo Adlim, Veneza Water Park e Indústria Lapon. Atualmente, aposta no aprimoramento do estudo de mídias digitais com foco em Inbound Marketing. Possui certificação de Agência de Resultados e Customer Success pelo RD Station.