Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Tiago do Bandolim e o Afrochoro - Casa do Choro

Eventos para você

Tiago do Bandolim e o Afrochoro - Casa do Choro

26 mar - 2025 • 19:00 > 26 mar - 2025 • 20:00

Evento encerrado

Tiago do Bandolim e o Afrochoro - Casa do Choro

26 mar - 2025 • 19:00 > 26 mar - 2025 • 20:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Tiago do Bandolim, ou Tiago Souza como também é conhecido segue os passos do pai, Ronaldo do bandolim, um ícone do bandolim brasileiro, tocando com emoção e liberdade, faz parte de uma safra de músicos formada na lapa dos anos 2000, misturando em sua formação o choro tradicional e outras influencias como baião, samba, tango e jazz, criando assim um estilo próprio de interpretação e improvisação. Participou de alguns trabalhos memoráveis no cenário instrumental como os grupos “Regional Carioca”, “Semente choro-jazz”, e participa atualmente dos grupos “Choro na Rua” e “Nó em pingo d’agua” além de figurar em diversas gravações de cd’s e vídeos no choro e no samba, Em 2017 lançou seu primeiro álbum solo “De Soslaio” com as diferentes influências do choro. A proposta do baile afrochoro é revisitar o vasto repertório do choro e explorar sua variedade rítmica trazendo elementos das nossas raízes africanas. Tendo em vista que o choro nasce da fusão de músicas europeias com interpretações do nosso povo brasileiro, com forte influência africana, o Baile Afrochoro resolver trazer Pixinguinha de volta ao terreiro com releituras interessantes de clássicos deste gênio, e também Baden Powell, Egberto Gismonti, Chiquinha Gonzaga, Hermeto Pascoal, Mauricio Carrilho, Jacob do bandolim e muito mais. Tudo começou na audição do cd choro impar , do violonista e compositor Maurício Carrilho, ao chegar na faixa que dá nome ao projeto “Afrochoro” , fiquei encantado com a mistura dos tambores do candomblé com a melodia e a harmonia de um bom choro, que até então eu só tinha ouvido com Baden Powell ao gravar “Canto de Xangô” no clássico disco Afrosambas com Vinicius de Moraes, a partir daí foi feita uma pesquisa sobre a percussão no choro e como alguns ritmos afro-religiosos se aproximavam das levadas do choro, e logo de cara me veio à memória a música de Chiquinha Gonzaga, o Corta Jaca(ou Gaúcho), cujo nome tem origem numa dança afro-brasileira, e dessa pesquisa nota-se uma aproximação tímida em algumas obras, mas sempre tocadas ao som do pandeiro, resolvi inovar utilizando nossa mais profunda ancestralidade, vamos “reafricanizar” o nosso choro, afinal de contas se não fosse nossos antepassados afro-brasileiros o choro continuaria sendo visto como música europeia tocada por brasileiros.





Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Rua da Carioca, 38

Rua da Carioca, 38 Centro

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Casa do Choro

“O choro é a alma musical do povo brasileiro”, já dizia Villa Lobos. O choro é carioca! E o Rio de Janeiro, finalmente, ganhou um espaço a altura da importância do gênero, a Casa do Choro, que reúne, na Rua da Carioca número 38, oito salas de aula, estúdio, centro de pesquisa e auditório para shows e palestras.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.