Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Tour Virtual "Niterói nos anos de chumbo - Do Caio Martins à Fortaleza de Santa Cruz"

Carregando recomendações...

Tour Virtual "Niterói nos anos de chumbo - Do Caio Martins à Fortaleza de Santa Cruz"

18 out - 2020 • 17:00 > 20 nov - 2020 • 20:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Tour Virtual "Niterói nos anos de chumbo - Do Caio Martins à Fortaleza de Santa Cruz"

18 out - 2020 • 17:00 > 20 nov - 2020 • 20:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

O tour virtual "Niterói nos anos de chumbo" é um passeio turístico-histórico em forma virtual por locais na cidade de Niterói que foram palco de eventos relativos ao golpe militar de 1964 e aos anos de chumbo. Começará pelo Ginásio Caio Martins, em Icaraí, onde ficaram detidos mais de mil presos políticos, de vários municípios fluminenses, acusados de subversão. Passará ainda pelo prédio da Câmara Municipal, que até 1975 foi sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), quando ocorreu a fusão dos estados do Rio e da Guanabara. Depois, o prédio da 76ª Delegacia de Polícia Civil, que na época foi sede do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), onde os presos eram interrogados. Em seguida, o Sindicato dos Operários Navais do Estado, no bairro operário do Barreto, que foi invadido e depredado pelos militares. De lá, vai para o Quartel da PM General Castrioto, na Avenida Feliciano Sodré, no Centro, que abrigou muitos presos políticos. O tour prossegue na Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha, no bairro Ponta da Areia, Nos anos de chumbo, foi local de torturas para onde os presos eram levados depois de serem interrogados no DOPS. Na época era o Centro de Informações da Marinha (Cenimar). Ou Centro de Armamento da Marinha (CAM). Em seguida, os passageiros passarão pela Estação das Barcas, no Centro. Lá, após o golpe, os operários navais aderiram à greve geral em protesto e para que o transporte acontecesse, o local foi ocupado pela PM. O tour prossegue até o Diretório Central dos Estudantes da UFF, que foi palco de resistência da ditadura. Em seguida, vai para o Museu do Ingá, ou Palácio Nilo Peçanha, sede do governo estadual na época e residência oficial do governador. Depois, vai para a Reitoria da UFF, para contar como foi a repressão e resistência na universidade. Lá foi um hotel-cassino nos anos 1940. A última parada é a Fortaleza de Santa Cruz, em Jurujuba, que também foi presídio político. 

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Anderson Carlos Madeira de Carvalho

Anderson é jornalista formado pela UFF e com 23 anos de profissão, autor do livro reportagem "Niterói na época da ditadura", publicado no ano passado pela editora Gramma, que conta como foi o golpe na Cidade Sorriso. Também é guia de turismo formado pelo Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria (Cieth), cadastrado no Cadastur. Apaixonado por História e turismo e a cidade de Niterói, com todos os seus locais históricos e a sua gente.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.