29 mar - 2025 • 09:00 > 30 mar - 2025 • 18:00
29 mar - 2025 • 09:00 > 30 mar - 2025 • 18:00
R$ 6.000,00 (+ R$ 600,00 taxa)
em até 12x R$ 682,59
Inscrições até 23h59
R$ 2.990,00 (+ R$ 299,00 taxa)
em até 12x R$ 340,16
Inscrições até 15/02/2025
R$ 3.990,00 (+ R$ 399,00 taxa)
em até 12x R$ 453,92
Inscrições até 15/03/2025
Se você busca transformar a forma como aprende e ensina, será uma honra ter você nessa turma especial que acontecerá em Curitiba. Garanta sua vaga enquanto há disponibilidade, elas são bem limitadas.
O Training from the Back of the Room! (TBR) é uma metodologia inovadora que transforma a forma como conduzimos eventos (reuniões, cerimônias ágeis, apresentações, treinamentos, dentre outros) e facilitamos o aprendizado. Baseado nas mais recentes pesquisas da neurociência sobre como o cérebro humano aprende, este método promove uma experiência de aprendizado ativa e centrada no participante. Ao invés de um modelo tradicional de ensino expositivo, o TBR coloca os aprendizes como protagonistas, incentivando a troca de experiências, prática constante e reflexões que aumentam a retenção e aplicabilidade do conteúdo. Utilizando a ciência do cérebro e a Aprendizagem Acelerada, essa abordagem garante um impacto mais duradouro nas habilidades desenvolvidas e uma experiência educacional mais envolvente.
Por Que Participar do Training from
the Back of the Room?
Se você está
buscando aprimorar a forma como facilita treinamentos ou deseja tornar seus
participantes ou time mais envolvidos e motivados, o Training from the Back
of the Room! oferece uma abordagem cientificamente embasada. Utilizando um
processo estruturado de quatro etapas, chamado Mapa das 4Cs (Conexões,
Conceitos, Prática Concreta e Conclusões), o curso fornece um conjunto de
ferramentas que podem ser aplicadas imediatamente em qualquer ambiente de
ensino ou treinamento.
Durante os dois
dias de formação, você terá a oportunidade de aplicar princípios da
neurociência de maneira prática. Ao término, você não apenas entenderá como o
cérebro processa, armazena e recupera informações, mas também saberá como
aumentar a retenção de conhecimento e garantir que seus alunos saiam das suas
sessões de treinamento preparados para aplicar o que aprenderam em seus
contextos de trabalho.
Capacitar os participantes a desenhar, desenvolver e entregar treinamentos mais eficazes, aplicando os princípios do TBR e criando ambientes de aprendizado dinâmicos. Após dois dias de atividades imersivas, os participantes terão à sua disposição técnicas comprovadas para aumentar o engajamento e a retenção de seus próprios treinandos, adaptando facilmente o que aprenderam aos seus contextos profissionais.
Benefícios do Training from the Back
of the Room!
Neste curso, você
explorará os princípios mais avançados da neurociência cognitiva aplicada ao
aprendizado. Especificamente, você aprenderá a:
Desenhar treinamentos e interações eficientes:
usando o Mapa das 4Cs para organizar sessões de maneira que o aprendizado seja
mais eficiente e engajador desde o início;
Promover engajamento e prática ativa:
criando atividades dinâmicas que envolvem os participantes tanto física quanto
mentalmente, aumentando a participação e a retenção do conhecimento;
Aumentar a retenção: ao entender como o
cérebro humano aprende melhor, você aprenderá a usar técnicas como revisões
rápidas, intervalos cerebrais e o uso de imagens para consolidar o
aprendizado ;
Entregar treinamentos memoráveis: ao
organizar sessões que mantêm os participantes motivados e atentos, aproveitando
a prática concreta e avaliações constantes para medir o aprendizado durante o
processo .
Este treinamento é ideal para profissionais que desejam transformar a maneira como conduzem sessões de ensino e treinamento. Perfis comuns incluem:
• Professores e Educadores;
• Instrutores e Facilitadores;
• Agile Coaches, Líderes de Equipe e Scrum Masters;
• Profissionais de Desenvolvimento de Pessoas;
• Consultores de Aprendizagem e Desenvolvimento
Dia 1:
Introdução e Fundamentos do TBR
Conexões:
Objetivo:
Conectar os participantes ao conteúdo, ao contexto e uns aos outros, criando um
ambiente de aprendizado colaborativo.
Atividades:
Serão utilizadas técnicas de "warm-up" e "icebreakers" que
estimulam a participação desde o primeiro momento. Os participantes serão
convidados a refletir sobre o que já sabem em relação ao tema e compartilhar
experiências pessoais que se conectem ao conteúdo. Atividades rápidas como "Fast
Pass" ou "Think-Pair-Share" serão utilizadas para
ativar o conhecimento prévio .
Neurociência
aplicada: Ao criar estas conexões iniciais, ativa-se o sistema de
recompensa do cérebro, gerando um estado de maior atenção e abertura ao
aprendizado .
Conceitos:
Objetivo:
Introduzir os principais conceitos da neurociência aplicados ao aprendizado,
focando em como o cérebro humano processa e retém informações de forma eficaz.
Atividades:
Durante esta sessão, haverá mini-palestras interativas com o uso de mapas
conceituais e metáforas visuais para facilitar o entendimento dos
processos cerebrais relacionados à memória e aprendizado. Serão apresentadas as
funções de diferentes áreas do cérebro, como o hipocampo (responsável
pela formação de memórias) e o córtex pré-frontal (envolvido na tomada
de decisões e solução de problemas).
Práticas
de retenção: Os participantes farão pequenas pausas para aplicar os
conceitos, utilizando ferramentas como doodles ou esquemas visuais
para consolidar o que foi aprendido .
Prática Concreta:
Objetivo:
Transformar os conceitos teóricos em prática imediata, de modo que os
participantes possam testar e validar o que foi aprendido.
Atividades:
Os participantes serão desafiados a criar atividades práticas baseadas no
conteúdo discutido anteriormente, adaptando-o ao contexto do seu trabalho.
Serão exploradas estratégias como role-playing, simulações e criação
de jogos. A técnica "Teach-Back" será utilizada, na qual
cada participante ou grupo ensina os conceitos para os demais, solidificando o
aprendizado pela prática ativa .
Dia 2:
Ferramentas Avançadas e Práticas
Conexões Avançadas:
Objetivo:
Aprofundar as técnicas de conexão entre os alunos e o conteúdo, utilizando
ferramentas mais complexas de interação e colaboração.
Atividades:
Serão introduzidas dinâmicas de grupo como o "World Café" ou "Station
Rotations", nas quais os participantes se movimentam em estações
temáticas para discutir tópicos específicos, promovendo múltiplas interações e
perspectivas. Isso incentiva a aprendizagem colaborativa e o fortalecimento das
conexões cerebrais por meio da repetição de ideias em diferentes contextos .
Neurociência
aplicada: A variação constante de atividades e estímulos ajuda a manter o
cérebro engajado, evitando a fadiga e favorecendo a retenção de longo prazo .
Mapas de Conceitos:
Objetivo:
Ensinar como estruturar e apresentar conteúdos complexos de forma visual e
organizada, facilitando a compreensão e retenção.
Atividades:
Os participantes serão guiados a criar mapas conceituais que sintetizam
os conceitos aprendidos até o momento. Serão exploradas diferentes técnicas de
visualização, como mapas mentais, infográficos e modelos
hierárquicos, que ajudam a estruturar o conhecimento de maneira mais clara
e lógica. Além disso, exercícios de Jigsaw (quebra-cabeças
colaborativos) serão aplicados, onde cada participante contribui com uma parte
do conteúdo .
Conclusões e Avaliações:
Objetivo:
Encerrar o treinamento de forma que os participantes possam consolidar o
aprendizado e avaliar sua própria jornada de desenvolvimento.
Atividades:
Serão realizadas sessões de resumo liderado pelos alunos, onde cada
grupo apresentará o que aprendeu e como aplicará os novos conhecimentos em seu
contexto. Técnicas de avaliação formativa, como feedback instantâneo por
meio de post-its ou votação anônima, permitirão medir a eficácia do treinamento
em tempo real. A sessão será finalizada com atividades de celebração,
reforçando o sucesso do aprendizado e estabelecendo planos de ação para
aplicação futura .
Ao final do
curso, você será capaz de:
· Aplicar seis princípios de aprendizado
baseados nas descobertas mais recentes da neurociência cognitiva;
· Aumentar o engajamento e a retenção
através de atividades que estimulam o cérebro inteiro;
· Usar o Mapa das 4Cs para estruturar
qualquer sessão de treinamento de maneira eficiente e engajadora ;
· Escolher atividades específicas para
garantir que seus alunos pratiquem o que aprenderam e possam aplicar o
conhecimento no ambiente real;
· Explicar como o cérebro processa o aprendizado e
a memória, promovendo melhores estratégias educacionais;
· Fazer parte de uma comunidade de aprendizado contínuo com outros praticantes da metodologia TBR .
Os exemplares dos livros Training from the Back of the Room! Podem ser adquiridos na Amazon com cupom de desconto.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Emiliano Perneta, 174 Centro
Curitiba, PR
Gino Terentim
Empreendedor social com Doutorado em Administração pela Université de Bordeaux, cursa sua segunda graduação em Harvard, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela ESALQ/USP e MBE em Economia Brasileira pela FEA/USP. Possui amplo conhecimento em Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Portfólios, Programas e Projetos, Lean e Agile, além de diversas certificações internacionais como PMP, PfMP e CCMP.
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