19 mai - 2025 • 08:00 > 22 mai - 2025 • 12:00
19 mai - 2025 • 08:00 > 22 mai - 2025 • 12:00
Esse treinamento ocorrerá na modalidade online ao vivo - via plataforma Zoom
Vagas limitadas!
Público-Alvo:
Profissionais de todas as áreas que desejam conhecer um método eficaz para promover o "kaizen" no seu local de trabalho.
Introdução:
Após a consagração mundial do "Toyota Production System (TPS)" como uma maneira superior de produzir e entregar valor para os clientes, Taiichi Ohno alertou quanto a necessidade de entender o TPS - jamais empreender um esforço para simplesmente (tentar) copiá-lo. Isto é importante porque o conjunto de práticas e princípios de uma organização é resultado das rotinas de pensamento e comportamento dos seus membros. Toda competitividade, capacidade de se adaptar e cultura de uma organização surgem das rotinas e hábitos através dos quais as pessoas conduzem (diariamente) essa organização - é uma questão de comportamento humano!
Esse curso descreve duas rotinas comportamentais, hábitos ou padrões de pensamento e condução particulares que são praticados diariamente na Toyota. No Japão, tais rotinas são chamadas "kata". Esses padrões comportamentais não são facilmente visíveis, não estão na documentação da Toyota e levam muito tempo para serem reconhecidos. Contudo, eles são o modo pelo qual a Toyota lidera e gerencia o seu pessoal. Esses dois "kata" devem ser ensinados a todos os colaboradores da Toyota e são, em grande parte, o que impulsiona essa empresa como uma organização adaptável aos desafios externos e em constante melhoria (melhoria contínua). Assim, se quisermos que nossa organização também prospere, é importante dar a devida atenção ao modo como interagimos com as condições dentro e fora da empresa. O objetivo é desenvolver a capacidade da organização de se manter em melhoria (alinhada às diretrizes estratégicas), adaptando-se às exigências do mercado e focando na entrega eficaz de valor para os seus clientes. Essa capacidade de evolução e melhoria contínuas e incrementais representa, provavelmente, a maior garantia de vantagem competitiva duradoura e de sobrevivência da empresa.
v Explanar a respeito da "cultura kaizen" e sua importância no contexto da excelência operacional;
v Apresentar uma metodologia eficaz - mundialmente consagrada - para a promoção do kaizen em qualquer ambiente de trabalho;
v Capacitar os participantes no "kata de melhoria" e no "kata de coaching";
v Contribuir para a formação de “Pensadores Lean”, que conseguem aplicar, de forma simples, o pensamento científico no seu cotidiano e se dedicam no desenvolvimento de suas equipes.
Carga Horária: 16h
Incluso no curso:
* Exercícios práticos para facilitar a aprendizagem (pdf);
* Atividades práticas orientadas para o gemba;
* Artigos complementares (pdf);
* Todo o material apresentado em aula (pdf);
* Certificado de conclusão de curso para os alunos aprovados (pdf).
Ementa do curso:
- Entendendo o kaizen e sua importância
- Importância do kaizen
- O conceito de kaizen
- Kaizen & PDCA
- Círculo de Controle de Qualidade (CCQ)
- LUP: Lição de Um Ponto
- Kaizen & Liderança
- Solução de Problemas
- Causa, efeito e sintoma
- PDCA e os "experimentos no gemba"
- Pensamento científico para a solução de problemas
* Entendendo a situação atual
* Identificando a causa raiz do problema
* Pensando em contramedidas e visualizando o "estado futuro"
* Criando um plano de implementação
* Criando um plano de acompanhamento
* Discutindo com as partes afetadas (alinhamento)
* Obtendo aprovação (consenso)
* Executando os planos de implementação e acompanhamento
- Kata de Melhoria & Kata de Coaching
- O que significa "Kata"?
- Entendendo o conceito de "Kata de Melhoria"
- Entendendo o conceito de "Kata de Coaching"
- O que significa "Norte Verdadeiro"
- Importância do "Hoshin Kanri"
- Kata de Melhoria
- Entendendo a Direção
* Definindo o desafio
- Entendendo a "Condição Atual"
* Análise do Processo
- Estabelecendo a "Condição-Alvo"
* Significado de "condição-alvo"
* Como estabelecer uma "condição-alvo"?
* O pensamento da "condição-alvo"
- PDCA na direção da "Condição-Alvo"
* Construção do "Quadro Kata"
* Repetindo ciclos PDCA com foco na próxima "condição-alvo"
- Kata de Coaching
- Ciclos de coaching na fase do planejamento
- Ciclos de coaching na fase da execução
- Como conduzir os ciclos de coaching?
- Utilize as "5 Perguntas" em cada ciclo de treinamento
- Toyota Kata & Cultura Kaizen
- Construindo a "cultura kaizen"
- O caso emblemático da NUMMI
- O que não vai funcionar!
- Desenvolvendo pessoas em todos os níveis
- Busca pela excelência.
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Prof. Fabrício Bello - Sensei Lean
O prof. Fabrício Bello iniciou sua carreira na indústria em 1987 e progrediu até a função de gerente industrial - responsável por toda a planta. Como consultor e instrutor, desenvolveu diversos projetos de melhoria e de capacitação com foco no Lean na indústria e no setor de serviços. Em parceria com a USCS, criou o curso de pós-graduação em "Engenharia Industrial com ênfase no Lean Manufacturing" e o Núcleo Lean de pós-graduação do qual é coordenador e professor. Saiba mais: www.senseilean.com
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