20 set - 2023 • 19:00 > 20 set - 2023 • 21:00
20 set - 2023 • 19:00 > 20 set - 2023 • 21:00
Tributo a Rubem Alves: A prática da ESCUTATÓRIA como guia para relações interpessoais
A palavra "escutatória" é um termo criado por Rubem Alves, derivada do verbo "escutar", mas carrega um significado mais profundo. Escutar, nesse contexto, não se trata apenas de captar o som das palavras que saem da boca de alguém, mas sim de se colocar de forma ativa e consciente no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos, necessidades e perspectivas.
Nas interações cotidianas, é comum as pessoas estarem mais preocupadas em falar do que em escutar verdadeiramente. Essa falta de escuta genuína pode resultar em desentendimentos, conflitos e sentimentos de solidão e incompreensão.
A "escutatória" não se limita a ouvir palavras; trata-se de colocar-se ativamente no lugar do outro, compreendendo suas emoções, necessidades e perspectivas. Desenvolver essa habilidade requer paciência e prática, envolvendo a presença no momento da conversa, interesse genuíno pelo que o outro tem a dizer, perguntas para aprofundar a compreensão e a capacidade de perceber as emoções subjacentes.
Essa prática não apenas aprimora os relacionamentos interpessoais, mas também é valiosa em diversas áreas, incluindo família, amizades, trabalho e questões sociais mais amplas. Em ambientes de diálogo e debate, a "escutatória" favorece a construção de soluções colaborativas e a empatia.
Nesta palestra, você terá a oportunidade de explorar a "escutatória" nas esferas da Educação, Arte e Cultura, homenageando Rubem Alves em seu aniversário e praticando a reflexão para melhorar suas habilidades de escuta ativa e empática. O palestrante, Alyson Montrezol, é um educador, artista visual e cineasta com mais de 20 anos de experiência.
Palestrante: Alyson Montrezol é graduado em Comunicação Social, especialista em Psicopedagogia e mestre em Arquitetura e Urbanismo (USJT). Professor universitário desde 2005 nas áreas da Arte e da Comunicação, também atua como artista visual e cineasta. Em 2014 formou, junto com um grupo de fotógrafos, o Coletivo Altavista que realizou seu primeiro trabalho fotográfico com refugiados ruandenses, 20 anos após o genocídio no país. Como realizador audiovisual, já dirigiu diversas produções documentais e ficcionais, com destaque para o documentário "DIGNITÉ: O Direito Humano à Educação no Haiti?" que teve seu lançamento mundial em 2015 no Haiti. Coordenou os Estúdios de Imagem e Som na UNIMONTE e na Universidade SÃO JUDAS entre os anos de 2012 e 2021, implantando diversos Núcleos Experimentais de Produção Audiovisual com estudantes de Artes e Comunicação.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Cidade de Santos, 193, Ávila ambientes pensados, Boqueirão
Praia Grande, SP
Movimento Educação Arte e Cultura em Praia Grande
O Movimento propõe conectar profissionais de Educação, Arte e Cultura em Praia Grande, promovendo sinergia na cidade em crescimento. Acreditamos na união da sociedade civil para impulsionar mudanças nessas áreas, não sobrecarregando os órgãos públicos. O entrelaçamento das áreas educacionais, artísticas e culturais fortalecerá a identidade da comunidade. Juntos, por meio de palestras, eventos e cursos, faremos a roda da Educação, Arte e Cultura girar!
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.