28 ago - 2024 • 17:35 > 30 ago - 2024 • 20:29
28 ago - 2024 • 17:35 > 30 ago - 2024 • 20:29
TRILOGIA DE ESTUDOS - FILOSOFIA, EDUCAÇÃO & ARTE
1 - OFICINA DE ESCRITA: INSPIRAÇÕES FILOSÓFICAS E INTERPRETAÇÕES PESSOAIS
04 SEGUNDAS FEIRAS: 05.08 - 12.08 - 19.08 e 26.08 - HORÁRIO: 20H às 22H.
METODOLOGIA e DESENVOLVIMENTO: Além da apreensão do conteúdo e da capacidade de reprodução e exibição, o ensino da filosofia se interessa pelo desenvolvimento das interpretações pessoais, ou seja, da percepção e investigação particular e sensível perante os conteúdos filosóficos apresentados e discutidos.
Nessas interpretações perceptivas, importa o processo intuitivo que revelará um jeito próprio de expressá-las. Para tanto, há uma escuta...
Nos exercícios de escrita, a melhor avaliação não é atingida quando se repete ou
se aproxima do que eu disse e do jeito que eu disse, como se o professor expusesse o
conteúdo mais verdadeiro, tal qual um modelo a ser copiado. Pelo contrário! É uma
invenção. O melhor caminho é aquele no qual você se aproxima da sua percepção
interpretativa. A trajetória de aprendizagem torna-se uma descoberta... Mesmo assim,
terá de ser comunicada, e diversas são as formas expressivas em jogo, mesmo que haja
na escrita uma condução comum. A aliança entre filosofia e expressão artística quer
proporcionar a descoberta de si a partir da vontade. Ao reler uma dissertação, ensaio ou
poema, importa enxergar ali não a influência docente, mas a nova expressão de si, até
então desconhecida. Não há modelo ideal de conhecimento verdadeiro a ser
reproduzido. No fundo, a descoberta ocorre durante a busca por inspiração.
Por vezes, escrevemos com uma ideia ou sensação suficiente para desencadear, naquele momento, uma frase, trecho ou parágrafo. A dinâmica entre leitura, escrita e releitura possui ritmos particulares e será a experiência individual que lidará com as variadas fluências e estagnações em torno da inspiração.
AULAS: A cada aula, um conjunto de conceitos ou noções filosóficas e estéticas é apresentado para apreensão e interpretação. A trajetória a seguir pode sofrer alterações conforme o interesse individual ou de cada grupo. As aulas são diálogos, até que as interpretações comecem a dar as caras. No debate, atentar-se-á ao risco da influência demasiada, ressaltando o aspecto solitário do amadurecimento na escrita...
Cada aula visa convidar ao desenvolvimento posterior da interpretação que será enviada ao docente para apreciação e devolução no encontro seguinte. O retorno relativo aos textos ocorre individualmente por escrito, mas coletivamente quanto ao conteúdo, ou seja, nomes não são citados, mas, preservando as pessoalidades, todos os apontamentos críticos, elogios e sugestões são apresentados publicamente. (Nas aulas particulares a preservação não é necessária). Encerra-se assim o primeiro ciclo exposição – interpretação – retorno em direção à próxima aula. O objetivo de cada aula é percorrer esseciclo outra vez.
AULA 01 - INTRODUÇÃO À METODOLOGIA - LIBERDADE ESPIRITUAL EM WASSILY KANDINSKY - ESCRITA
AULA 02 - FRAGMENTOS E INSTINTOS EM NIETZSCHE - RETORNO DOS TEXTOS - ESCRITA
AULA 03 - ARTAUD, KUNIICHI UNO: O CORPO DESCONHECIDO - RETORNO DOS TEXTOS - ESCRITA
AULA 04 - CRIAÇÃO, SOLIDÃO E AMADURECIMENTO EM RILKE - RETORNO DOS TEXTOS - ESCRITA
MATERIAL DE AULA: CADERNO E CANETA
2 - OFICINA: RITMO, LIBERDADE & MOVIMENTO
04 QUARTAS FEIRAS: 07.08 - 14.08 - 21.08 e 28.08 - HORÁRIO 20H30 ÀS 22H
A oficina pretende oferecer um espaço livre de experimentação física a partir de estímulos rítmicos permanentes e circulares - mantras médios e agudos – aliados à inspiração de obras do expressionismo abstrato (Kandinsky, Pollock). É possível dançar esse som? É possível dançar a música que toca no quadro? Assim, não há percurso prévio, forma estabelecida ou gênero coreografado. Trata-se de disponibilizar-se no sentido de uma livre relação que reage espontaneamente ao estímulo sonoro, perseguindo uma espécie de fluxo sensível inconsciente sem noções de certo e errado, belo ou feio. Você se permite reagir livremente ao estímulo sonoro? O guia da ação é a sensação física interna que te atrai. O pensamento consciente pode atrapalhar; melhor guiar-se pela percepção intuitiva.
Por que o expressionismo abstrato? Por ser uma espécie de caos livre e organizado dentro do quadro (corpo) repleto de dinâmicas rítmicas e coloridas. Muita coisa acontece e se manifesta ao mesmo tempo, mas nenhuma forma simbólica reúne o conteúdo, ou seja, só existe uma expressão livre repleta de informações desconhecidas. Vale ressaltar que o roteiro rítmico a seguir foi desenvolvido com diferentes dançarinas nos últimos anos, resultando em 03 espetáculos diferentes (Hasta El Borde, ...não é sobre lembrar... e iProyecto Êa!)
ETAPAS (METODOLOGIA):
Projeção das obras plásticas e apresentação da proposta geral.
Aquecimento das articulações.
Início do mantra 01 – caixa lenta com prato.
Aceleração do mantra 01 com “explosões”.
Pausa.
Início do mantra 02 – prato sozinho lento.
Aceleração do mantra 02 com “explosões”.
Pausa.
Ações físicas com outra pessoa no instante da nota surpresa. Formação de fotografias/esculturas físicas.
Escrita fragmentária individual.
Troca dos fragmentos e leitura coletiva.
Considerações finais - Avaliação Coletiva.
PARÂMETROS AVALIATIVOS: A participação individual e coletiva é avaliada de acordo com o grau de relacionamento espontâneo através do qual o corpo responde ao impulso musical, despreocupado em produzir formas prontas e conhecidas. Ou seja, procura-se perceber um certo nível de liberdade e criação imediata de uma experiência corporal nova naquele momento, vivência desenvolvida pela própria intimidade intuitiva de quem participa, embora haja a condução musical e a provocação teórica do oficineiro. Em outras palavras, o oficineiro deseja saber se a improvisação pode ser treinada.
3 - TEATRO - DESASSOSSEGO: FRAGMENTOS...
04 SEXTAS FEIRAS: 09.08 - 16.08 - 23.08 e 30.08 - HORÁRIO 20H30 (40 MINUTOS DE DURAÇÃO)
Do encontro entre Bernardo Soares e Álvaro de Campos, nasce um experimento em dança_teatro. Afinal, é possível transformar-se em música, indo livremente de uma sensação à outra?
O Desassossego apresenta uma espécie de quadro expressionista em movimento, uma viagem imóvel despreocupada em revelar a personagem no ápice de sua trajetória pessoal. Antes, revela do início ao fim a mesma zona de intensidades alquímicas, navegando entre dança, ritmo, sensações e poesia, mesclando limites supostos.
Libertar a dramaturgia de uma ordem estabelecida através dos fragmentos embaralhados e escolhidos pela plateia é atingir um objetivo que remete à independência destes fragmentos, como talvez fosse o desejo de Bernardo Soares, heterônimo de Fernando Pessoa. Ao encontrar-se com Álvaro de Campos, ambos desejam saber se é possível transmutar-se em direção ao ser musical, poético e sensível.
Proponente:
Paulo Maia é doutor e mestre em Filosofia (Sobre o Conceito de Atração em Maurice Blanchot/ Criação e Corpo sem Órgãos) sob a orientação de Peter Pelbart/Puc SP. Lecionou filosofia na rede estadual e teatro nas redes municipal e privada, sendo elas: EE Maria Ribeiro Guimarães Bueno, EE Prof. Andronico de Mello, EE Martim Francisco, EE Alexander Von Humboldt, EMEF Luís David Sobrinho, EMEF Solano Trindade, Escola da Vila e Studio Cristina Mutarelli. Atualmente é professor de filosofia da Escola Mais. Ator e produtor no monólogo teatral "Os Males do Tabaco" de A. Tchékhov, tendo percorrido 11 casas em 05 anos. Intérprete solo no espetáculo de dança teatro "Desassossego: fragmentos..." Baterista e percussionista com experiência em diversas bandas, como Exu do Raul, Quilombrasa e MoskaRei. Produtor e baterista no espetáculo de dança e ritmo "Hasta El Borde" e iProyecto Êa! Coordena as atividades do Núcleo 1618 sob o aprovisionamento de Helvio Tamoio.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAlameda Sarutaiá, 113b Jardim Paulista
São Paulo, SP
Rama Nueva - Arte & Cultura
Rama Nueva - Arte & Cultura "Há 15 anos, transcendendo fronteiras culturais, unindo música, dança e diversidade, cultivando talentos e experiências autênticas."
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.