Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

TRILOGIA DE ESTUDOS - FILOSOFIA, EDUCAÇÃO & ARTE com NÚCLEO 1618

Eventos para você

TRILOGIA DE ESTUDOS - FILOSOFIA, EDUCAÇÃO & ARTE com NÚCLEO 1618

28 ago - 2024 • 17:35 > 30 ago - 2024 • 20:29

Evento encerrado

TRILOGIA DE ESTUDOS - FILOSOFIA, EDUCAÇÃO & ARTE com NÚCLEO 1618

28 ago - 2024 • 17:35 > 30 ago - 2024 • 20:29

Evento encerrado

Descrição do evento

TRILOGIA DE ESTUDOS - FILOSOFIA, EDUCAÇÃO & ARTE 

NÚCLEO 1618    

1 - OFICINA DE ESCRITA: INSPIRAÇÕES FILOSÓFICAS E INTERPRETAÇÕES PESSOAIS


04 SEGUNDAS FEIRAS: 05.08 - 12.08 - 19.08 e 26.08 - HORÁRIO: 20H às 22H.


METODOLOGIA e DESENVOLVIMENTO: Além da apreensão do conteúdo e da capacidade de reprodução e exibição, o ensino da filosofia se interessa pelo desenvolvimento das interpretações pessoais, ou seja, da percepção e investigação particular e sensível perante os conteúdos filosóficos apresentados e discutidos.


    Nessas interpretações perceptivas, importa o processo intuitivo que revelará um jeito próprio de expressá-las. Para tanto, há uma escuta...


   Nos exercícios de escrita, a melhor avaliação não é atingida quando se repete ou se aproxima do que eu disse e do jeito que eu disse, como se o professor expusesse o conteúdo mais verdadeiro, tal qual um modelo a ser copiado. Pelo contrário! É uma invenção. O melhor caminho é aquele no qual você se aproxima da sua percepção interpretativa. A trajetória de aprendizagem torna-se uma descoberta... Mesmo assim, terá de ser comunicada, e diversas são as formas expressivas em jogo, mesmo que haja na escrita uma condução comum. A aliança entre filosofia e expressão artística quer proporcionar a descoberta de si a partir da vontade. Ao reler uma dissertação, ensaio ou poema, importa enxergar ali não a influência docente, mas a nova expressão de si, até então desconhecida. Não há modelo ideal de conhecimento verdadeiro a ser reproduzido. No fundo, a descoberta ocorre durante a busca por inspiração.


    Por vezes, escrevemos com uma ideia ou sensação suficiente para desencadear, naquele momento, uma frase, trecho ou parágrafo. A dinâmica entre leitura, escrita e releitura possui ritmos particulares e será a experiência individual que lidará com as variadas fluências e estagnações em torno da inspiração.


    AULAS: A cada aula, um conjunto de conceitos ou noções filosóficas e estéticas é apresentado para apreensão e interpretação. A trajetória a seguir pode sofrer alterações conforme o interesse individual ou de cada grupo. As aulas são diálogos, até que as interpretações comecem a dar as caras. No debate, atentar-se-á ao risco da influência demasiada, ressaltando o aspecto solitário do amadurecimento na escrita...


    Cada aula visa convidar ao desenvolvimento posterior da interpretação que será enviada ao docente para apreciação e devolução no encontro seguinte. O retorno relativo aos textos ocorre individualmente por escrito, mas coletivamente quanto ao conteúdo, ou seja, nomes não são citados, mas, preservando as pessoalidades, todos os apontamentos críticos, elogios e sugestões são apresentados publicamente. (Nas aulas particulares a preservação não é necessária). Encerra-se assim o primeiro ciclo exposição – interpretação – retorno em direção à próxima aula. O objetivo de cada aula é percorrer esseciclo outra vez.


AULA 01 - INTRODUÇÃO À METODOLOGIA - LIBERDADE ESPIRITUAL EM WASSILY KANDINSKY - ESCRITA



AULA 02 - FRAGMENTOS E INSTINTOS EM NIETZSCHE - RETORNO DOS TEXTOS - ESCRITA



AULA 03 - ARTAUD, KUNIICHI UNO: O CORPO DESCONHECIDO - RETORNO DOS TEXTOS - ESCRITA



AULA 04 - CRIAÇÃO, SOLIDÃO E AMADURECIMENTO EM RILKE - RETORNO DOS TEXTOS - ESCRITA   



MATERIAL DE AULA: CADERNO E CANETA



2 - OFICINA: RITMO, LIBERDADE & MOVIMENTO 


04 QUARTAS FEIRAS: 07.08 - 14.08 - 21.08 e 28.08 - HORÁRIO 20H30 ÀS 22H


    A oficina pretende oferecer um espaço livre de experimentação física a partir de estímulos rítmicos permanentes e circulares - mantras médios e agudos – aliados à inspiração de obras do expressionismo abstrato (Kandinsky, Pollock). É possível dançar esse som? É possível dançar a música que toca no quadro? Assim, não há percurso prévio, forma estabelecida ou gênero coreografado. Trata-se de disponibilizar-se no sentido de uma livre relação que reage espontaneamente ao estímulo sonoro, perseguindo uma espécie de fluxo sensível inconsciente sem noções de certo e errado, belo ou feio. Você se permite reagir livremente ao estímulo sonoro? O guia da ação é a sensação física interna que te atrai. O pensamento consciente pode atrapalhar; melhor guiar-se pela percepção intuitiva. 


    

    Por que o expressionismo abstrato? Por ser uma espécie de caos livre e organizado dentro do quadro (corpo) repleto de dinâmicas rítmicas e coloridas. Muita coisa acontece e se manifesta ao mesmo tempo, mas nenhuma forma simbólica reúne o conteúdo, ou seja, só existe uma expressão livre repleta de informações desconhecidas. Vale ressaltar que o roteiro rítmico a seguir foi desenvolvido com diferentes dançarinas nos últimos anos, resultando em 03 espetáculos diferentes (Hasta El Borde, ...não é sobre lembrar... e iProyecto Êa!)


ETAPAS (METODOLOGIA): 


Projeção das obras plásticas e apresentação da proposta geral.


Aquecimento das articulações. 


Início do mantra 01 – caixa lenta com prato.


Aceleração do mantra 01 com “explosões”.


Pausa.


Início do mantra 02 – prato sozinho lento.


Aceleração do mantra 02 com “explosões”.


Pausa.


Ações físicas com outra pessoa no instante da nota surpresa. Formação de fotografias/esculturas físicas.


Escrita fragmentária individual.


Troca dos fragmentos e leitura coletiva.


Considerações finais - Avaliação Coletiva.


PARÂMETROS AVALIATIVOS: A participação individual e coletiva é avaliada de acordo com o grau de relacionamento espontâneo através do qual o corpo responde ao impulso musical, despreocupado em produzir formas prontas e conhecidas. Ou seja, procura-se perceber um certo nível de liberdade e criação imediata de uma experiência corporal nova naquele momento, vivência desenvolvida pela própria intimidade intuitiva de quem participa, embora haja a condução musical e a provocação teórica do oficineiro. Em outras palavras, o oficineiro deseja saber se a improvisação pode ser treinada.


3 - TEATRO - DESASSOSSEGO: FRAGMENTOS...


04 SEXTAS FEIRAS: 09.08 - 16.08 - 23.08 e 30.08 - HORÁRIO 20H30 (40 MINUTOS DE DURAÇÃO)


    Do encontro entre Bernardo Soares e Álvaro de Campos, nasce um experimento em dança_teatro. Afinal, é possível transformar-se em música, indo livremente de uma sensação à outra? 


        O Desassossego apresenta uma espécie de quadro expressionista em movimento, uma viagem imóvel despreocupada em revelar a personagem no ápice de sua trajetória pessoal. Antes, revela do início ao fim a mesma zona de intensidades alquímicas, navegando entre dança, ritmo, sensações e poesia, mesclando limites supostos.

         

    Libertar a dramaturgia de uma ordem estabelecida através dos fragmentos embaralhados e escolhidos pela plateia é atingir um objetivo que remete à independência destes fragmentos, como talvez fosse o desejo de Bernardo Soares, heterônimo de Fernando Pessoa. Ao encontrar-se com Álvaro de Campos, ambos desejam saber se é possível transmutar-se em direção ao ser musical, poético e sensível.



Proponente:

Paulo Maia é doutor e mestre em Filosofia (Sobre o Conceito de Atração em Maurice Blanchot/ Criação e Corpo sem Órgãos) sob a orientação de Peter Pelbart/Puc SP. Lecionou filosofia na rede estadual e teatro nas redes municipal e privada, sendo elas: EE Maria Ribeiro Guimarães Bueno, EE Prof. Andronico de Mello, EE Martim Francisco, EE Alexander Von Humboldt, EMEF Luís David Sobrinho, EMEF Solano Trindade, Escola da Vila e Studio Cristina Mutarelli. Atualmente é professor de filosofia da Escola Mais. Ator e produtor no monólogo teatral "Os Males do Tabaco" de A. Tchékhov, tendo percorrido 11 casas em 05 anos. Intérprete solo no espetáculo de dança teatro "Desassossego: fragmentos..." Baterista e percussionista com experiência em diversas bandas, como Exu do Raul, Quilombrasa e MoskaRei. Produtor e baterista no espetáculo de dança e ritmo "Hasta El Borde" e iProyecto Êa! Coordena as atividades do Núcleo 1618 sob o aprovisionamento de Helvio Tamoio.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

RAMA NUEVA - ARTE E CULTURA

Alameda Sarutaiá, 113b Jardim Paulista

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Rama Nueva - Arte & Cultura

Rama Nueva - Arte & Cultura "Há 15 anos, transcendendo fronteiras culturais, unindo música, dança e diversidade, cultivando talentos e experiências autênticas."

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.