09 ago - 2023 • 19:00 > 09 ago - 2023 • 20:30
09 ago - 2023 • 19:00 > 09 ago - 2023 • 20:30
Freud deu início a teoria que pessoas epilépticas teriam uma tendência inconsciente de autodestruição e perda da vontade de viver, que seriam manifestações da pulsão de morte. Sándor Ferenczi relata sua experiência com pessoas epilépticas e observa que, frequentemente, elas lutam contra tendências suicidas. Neste encontro iremos desenvolver a temática sobre como a falta de amor e tratamentos hostis afetam o desenvolvimento do infante e as repercussões na sua vida adulta.
Existe uma necessidade da criança na vida intrauterina e, após o nascimento receber investimento de amor (de libido) de forma adequada para que nela cresça a pulsão de vida. Quando existem sinais de aversão, impaciência, indiferença, repulsa dos pais, a hostilidade mina no infante a vontade de viver, e a pulsão de morte ganha predominância no psiquismo. Certas doenças, como a asma brônquica e a anorexia, incidiam, em sua observação, em pacientes que lutavam contra tendências suicidas. Levanta então a hipótese de que, provavelmente, as crianças recebidas sem uma experiência de ternura morrem com mais facilidade e, quando sobrevivem, conservam uma atitude pessimista, desconfiada, e se vêem tentadas a morrer a qualquer percalço em suas vidas, mesmo quando conseguem compensar essa tentação com um esforço permanente de vontade.
Ministrado por Danilo Guerrero e Gimena Feola
Evento Certificado!!!
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Instituto Conexões Psicanalíticas
Espaço de compartilhamento de ideias e experiências, o INSTITUTO CONEXÕES PSICANALÍTICAS promove atividades que possibilitam um maior entendimento do “ sujeito” sobre si, por meio de oficinas, grupos terapêuticos e atendimento clínico para o público em geral, bem como cursos de extensão cultural para profissionais da área.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.