18 set - 2023 • 18:30 > 22 set - 2023 • 21:00
18 set - 2023 • 18:30 > 22 set - 2023 • 21:00
Sawabona!
Nós somos o Núcleo Ayé é o Coletivo Negro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Fomos criados em 2017 para acolher e representar estudantes negres da graduação e pós-graduação da FMUSP.
Desde o ano de 2019 realizamos anualmente a Semana Preta, evento que possui como marco ter sido o primeiro evento voltado às intersseccionalidades da população negra no que tange à saúde física, mental, econômica e cultural de pessoas negras na diáspora brasileira.
A arte sempre é presente na vida do povo preto no continente africano e também nas diásporas. Faz parte da nossa expressão cultural, legado e resistência. A arte é acalanto e cuidado para todos que são alcançados por ela, portanto se torna uma ferramenta de saúde e bem-estar. Estudos indicam que a interface arte-saúde abrange uma perspectiva de reabalitação com base em ações nos territórios da população que deseja-se alcançar. O sentido principal desta interface se dá na possibilidade da construção dos direitos substanciais (afetivos, relacionais, materiais, habitacionais, produtivos e culturais) dos(as) pacientes e no interesse em pesquisar as transformações ocorridas nas dinâmicas sociais, culturais e econômicas de populações em situação de vulnerabilidade e risco social (SARACENO, 1999; CASTRO, 2001; CASTRO, et al., 2003).
Nesse sentido, dada a imrpotância e relevância da arte para a saúde do povo preto, o tema da 5ª edição da Semana Preta será Aworan je dudu - A Arte é Preta, que tem como objetivo principal evidenciar os impactos positivos do acesso à arte na saúde da população negra, trazendo uma perspectiva transversal aos cursos de formação da FMUSP.
A 5ª edição da Semana Preta ocorrerá do dia 18 ao dia 22 de setembro na FMUSP, no 4º andar das 18h30min às 21h. Os temas abordados em cada dia de evento podem ser conferidos abaixo:
1º dia: 18 de setembro (segunda-feira) - Eko ati aworan: Acesso à arte
2º dia: 19 de setembro (terça-feira)- Shikoba: Redução de danos e reinserção social
3º dia: 20 de setembro (quarta-feira) - Ori Ife: Oficina de tranças (oficina prática com materiais gratuitos)
4º dia: 21 de setembro (quinta-feira) - Sọ awọn itan: A vida real documentada
5º dia: 22 de setembro (sexta-feira) - Atako: Protesto e arte
Acesse o nosso instagram @nucleoaye para conferir todos as nossas convidadas e convidados.
Venha participar da Semana Preta conosco! Não precisa ter vínculo com a USP para participar.
A Semana Preta é um evento 100% gratuito, mas caso você queira realizar uma contribuição para o coletivo Núcleo Ayé, há a opção de realizar a compra do ingresso.
Obs.: Com o objetivo de tornar o nosso evento mais acessível e inclusivo todos os nossos dias de evento terão interprétes de libras.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Doutor Arnaldo, 455, FMUSP, 4º andar, sala 4104, Cerqueira César
Pacaembu, SP
Núcleo Ayé
O Núcleo Ayé é o Coletivo Negro da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), fundado em 2017 com o objetivo de receber os primeiros alunos e alunas cotistas (modalidade PPI) da FMUSP e também os(as) da pós- graduação. Desde então o coletivo tem se tornado presença marcante dentro da Faculdade pautando questões relacionadas a negritude, construção de letramento racial, saúde e manutenção da permanência estudantil. O nosso intuito sempre será proporcionar um lugar de acolhimento e referência.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.