Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Vamos falar de Literatura Irlandesa - Série Literária 2024

Eventos do mesmo Organizador

Eventos para você

Vamos falar de Literatura Irlandesa - Série Literária 2024

22 jun - 2024 • 10:30 > 22 jun - 2024 • 17:30

Evento encerrado

Vamos falar de Literatura Irlandesa - Série Literária 2024

22 jun - 2024 • 10:30 > 22 jun - 2024 • 17:30

Evento encerrado

Descrição do evento

Conheça os convidados confirmados:


CAETANO GALINDO nasceu em 1973, em Curitiba, onde mora com um piano que não toca quase nunca, milhares de livros por ler e uma esposa que não merece. É professor de história do português na Universidade Federal do Paraná desde 1998. Traduziu mais de cinquenta livros, do italiano, do romeno, do dinamarquês e muito principalmente do inglês. Há mais de vinte anos se dedica a estudar e traduzir a obra de James Joyce, o que já lhe rendeu os prêmios jabuti, APCA e da Academia Brasileira de Letras. Escreveu um guia de leitura do Ulysses, chamado Sim, eu digo sim, e também Latim em pó: um passeio pela formação do nosso português, além de livros de ficção e poesia. É pai de sua própria Beatriz. é ficcionista, poeta, educadora e tradutora. Graduada no Curso Superior de Piano (EMBAP - 1985), no Curso de Letras Português/Inglês (UFPR - 1989) e no Bacharelado em Música - Percussão Clássica (EMBAP - 1990). Tem mais de vinte livros publicados entre os quais Querer falar (Finalista do Prêmio Oceanos 2015), A palavra algo (Prêmio Jabuti, poesia, 2017), Rosa que está (Finalista do Prêmio Jabuti 2020), Dedos impermitidos (contos, 2021, Prêmio Clarice Lispector – Biblioteca Nacional) e Olho reavido (2022). Participou de diversas antologias nacionais e internacionais (nos EUA, Alemanha, França, Bélgica, Uruguai, Argentina, Peru e México). Na USP concluiu o Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês e dois estágios pós-doutorais em literatura irlandesa. É professora aposentada do Curso de Letras da UFPR e atua na pós-graduação em Tradução da PUC-PR. Já traduziu grandes autores como Henry James, Virginia Woolf, Gertrude Stein, E. E. Cummings, Gary Snyderm Seamus Heaney e Eiléan Ní Chuilleanáin, entre muitos outros. Ocupa a Cadeira 32 na Academia Paranaense de Letras.  


BEATRIZ KOPSCHITZ BASTOS é membro do Programa de Pós-Graduação em Inglês e Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Irlandeses da UFSC. É representante do Brasil na International Association for the Study of Irish Literatures, membro do Ulysses Council no MoLI, the Museum of Literature Ireland, em Dublin, e uma das diretoras da Cia Ludens, companhia de teatro brasileira dedicada ao teatro irlandês. É mestre em Inglês pela Northewestern University, EUA, e doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP. Foi pesquisadora visitante em University College Dublin, University of Galway e Trinity College Dublin. Suas publicações incluem coletâneas de peças de teatro e roteiros de cinema irlandeses, coletâneas de artigos sobre teatro irlandês, e artigos na área de Estudos Irlandeses. Em 2023 foi cocuradora da exposição Irlandeses no Brasil, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, e recebeu o prêmio Presidential Distinguished Service Award, do Governo da Irlanda, na categoria Artes, Cultura e Esporte.


BETE COELHO formou-se artisticamente no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em diversas áreas: teatro, música, canto lírico, ópera, violino, dança clássica e moderna. Em seguida, atuou em espetáculos com direção de Carmen Paternostro, na formação do grupo Pagu Teatro Dança. Em São Paulo, juntou-se ao Centro de Pesquisa Teatral - CPT, dirigido por Antunes Filho, integrando os elencos de remontagens de Macunaíma, de Mário de Andrade, e de Nelson Rodrigues; com o grupo também estreou Romeu e Julieta, de Shakespeare, todas em 1984. Em 1986, atuou em Carmem Com Filtro, direção de Gerald Thomas, junto à Cia. Estável de Repertório - CER, de Antônio Fagundes. Com Eletra Com Creta, formou uma parceria artística com Gerald Thomas e Daniela Thomas, iniciando seus mais expressivos trabalhos, quase sempre como protagonista. No mesmo ano fundaram a Cia. de Ópera Seca. Nos anos seguintes, fora do grupo, atuou em Rancor, de Otavio Frias Filho, direção de Jayme Compri, em 1993; Pentesiléias, adaptação de Daniela Thomas para a obra de Kleist, em 1994; Os Reis do Iê-Iê-Iê, de Gerald Thomas, em 1997; Cacilda!, de José Celso Martinez Corrêa, em 1999. No mesmo ano dirige Iara Jamra em O Caderno Rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst, e atua em Pai, de Cristina Mutarelli, direção de Paulo Autran. Atuou em duas produções de Bob Wilson: A Dama do Mar e Garrincha. Em 2002, atua em Frankensteins, sob a direção de Jô Soares. Funda, em 2009, a Cia. BR116, tendo realizado os espetáculos Homem da Tarja Preta, O Terceiro Sinal, Cartas de Amor para Stalin, Antígona, A Melancolia de Pandora, Mãe Coragem, Molly — Bloom e os filmes Medeia por Consuelo de Castro e Gaivota. Seu trabalho mais recente é a montagem de Ana Livia, de Caetano W. Galindo, com direção de Daniela Thomas.



Informações gerais:

Meia para estudantes e 60+
Valete no local
Almoço opcional: R$ 85 (prato principal, suco e sobremesa). Reservas pelo telefone: (11) 3742-0077.
Pausa para o almoço será dada entre 12h e 14h.
Encontro com emissão de certificado.


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Avenida Morumbi, 4077 Morumbi

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Após dois longos anos em que o trágico cenário pandêmico mundial impediu a realização, no formato tradicional, da série de concertos mensais da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, em 2022 retomamos e ampliamos nossa programação musical. Não apenas voltamos a receber nosso público para apresentações ao vivo, como a experiência muito bem-sucedida de 2021, quando nossos recitais foram transmitidos on-line por nosso canal no YouTube, será mantida, com uma programação independente.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.