13 nov - 2024 • 20:00 > 14 nov - 2024 • 21:00
13 nov - 2024 • 20:00 > 14 nov - 2024 • 21:00
VAPOR, ocupação infiltrável | Original Bomber Crew | Piauí - !PULSA! Movimento Arte Insurgente - 3ª edição em Belém - PA
Teatro Curro Velho | dias: 13 e 14 de novembro | horário: 20h | duração: 45 min. | classificação indicativa: livre
Este é um evento gratuito, feito para toda a comunidade, com dinheiro público. Faça sua reserva se realmente puder estar presente. É sua responsabilidade usar um bem público, não tire a chance de outra pessoa participar da atividade.
VAPOR é uma gíria das quebradas de cidades brasileiras e faz referência ao jovem que morre, evapora, sem que a sociedade se importe. Essa performance alimenta um modo próprio de fazer da Bomber Crew, a partir das relações de cada um com as linguagens e as ruas que povoam. Traz uma dança não simétrica que surge do reconhecimento e valorização das movimentações cotidianas, crenças e experiências vividas por cada corpo. Ao mesmo tempo, dá sequência à pesquisa do grupo, de usar a capoeira e o breaking como técnicas de improviso. O trabalho teve origem em 2021, numa série de cinco vídeos gravados em ocupações de terras de Teresina, e em 2024 se apresenta como espetáculo. VAPOR parte do pressuposto que a ancestralidade é viva, pinta, borda, canta, empina pipa e dança (entre outras coisas). É uma reafirmação orgânica do lugar de onde o grupo vem: de Teresina-Piauí-Nordeste do Brasil, um território eminentemente ribeirinho, pulsante de histórias de vida para além de sua história como cidade.
Original Bomber Crew é uma organização de práticas, pesquisas e produções da cultura hip hop. Nasceu em 2005 e atua em três frentes: formação, batalhas e outros encontros e a criação em arte contemporânea. Ao longo dos anos, tornou-se referência por seu trabalho de formação e criação em danças de rua, performances, batalhas e intervenções urbanas. O grupo foi residente do Galpão do Dirceu e Casa de Hip Hop do Piauí. Desde 2017, é residente do CAMPO Arte Contemporânea/REVOADA casa de produção, onde atua entre artistas, linguagens e pesquisas contemporâneas.
Ficha técnica:
Concepção e direção: Allexandre Bomber;
Performers-criadores: Allexandre Bomber, César Costa, Javé Montuchô, Malcom Jefferson, Maurício Pokemon, Phillip Marinho e Vini Nex;
Criação musical: Allexandre Bomber, Cesar Costa e Javé Montuchô;
Criação de luz: Allexandre Bomber e Javé Montucho;
Grafismos: Malcom Jefferson;
Assistência coreográfica: César Costa;
Técnica: Javé Montuchô e Phillip Marinho;
Coordenação de montagem: Phillip Marinho;
Fotografia, vídeo e projeções: Maurício Pokemon;
Design gráfico: Malcom Jefferson;
Assistência administrativa: Humilde Alves;
Direção de produção: Regina Veloso;
Difusão: Corpo Rastreado.
Obra criada entre entre Imersões nas Ocupações Lindalma Soares, Pedro Balzi, Jacinta Andrade e Vila Esperança (TeresinaBR-2021) e Residências no Quintal da Revoada (TeresinaBR-2021), CAMPO Arte Contemporânea (TeresinaBR-2024), FAROFA/Casa Oswald de Andrade/Casa Líquida (São PauloBR-2024) e Festival DDD/Teatro Campo Alegre (PortoPT-2024).
---
Projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Patrocínio: Instituto Cultural Vale
Parceria institucional: Fundação Cultural de Belém, Prefeitura Municipal de Belém, Fundação Cultural do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Pará.
Apoio Cultural: IBT – Instituto Brasileiro de Teatro
Realização: Olhares Instituto Cultural, Outra Margem, Ministério da Cultura e Governo Federal - União e Reconstrução.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Professor Nelson Ribeiro, 287 Telégrafo
Belém, PA
Olhares Instituto Cultural
A Olhares Instituto Cultural é uma associação privada de caráter cultural, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a educação por meio de ações culturais, no intuito de contribuir para o desenvolvimento da cidadania e para a democratização da arte. Sua área de atuação abrange o fomento aos mais diversos intercâmbios de saberes, assim como a realização de assessoria e gestão de eventos e de equipamentos culturais. https://olharesinstituto.org/
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.