Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

VI Seminário Leitura de Imagens: A epistemologia de Nise da Silveira

VI Seminário Leitura de Imagens: A epistemologia de Nise da Silveira

18 out - 2024 • 08:30 > 20 out - 2024 • 17:30

Evento encerrado

VI Seminário Leitura de Imagens: A epistemologia de Nise da Silveira

18 out - 2024 • 08:30 > 20 out - 2024 • 17:30

Evento encerrado

Descrição do evento


VI Seminário
Leitura de Imagens – A epistemologia de Nise da Silveira




18 a 20 de outubro de 2024

Local: Fundação Joaquim Nabuco, Campus Derby - Sala Aloisio Magalhaes, Recife (PE)

Realização: Museu de Imagens do Inconsciente e 

Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio 

Apoio: Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente 

Evento híbrido com transmissão ao vivo pelo Youtube –

https://www.youtube.com/c/MuseudeImagensdoInconsciente


Desde o aparecimento das primeiras obras criadas por indivíduos considerados loucos, a ciência e a arte procuraram produzir sentidos sobre essas produções, com os mais variados objetivos. A Dra. Nise da Silveira, pioneira no Brasil no uso terapêutico das atividades expressivas, desenvolveu um método de leitura das imagens para o estudo da psique humana onde a interdisciplinaridade se destaca.


A disseminação de tal método vem contribuir para a fundamentação teórica do emprego de atividades expressivas no tratamento de indivíduos com transtornos mentais, que hoje é feito, em muitos casos, de forma empírica e sem uma ferramenta epistemologicamente consistente. Para além da esfera do tratamento terapêutico, o assunto interessa aos estudiosos que desejam maior compreensão do mundo interno, da psique e seus processos profundos. Numa sociedade avassalada por imagens, o estudo da criação e do simbolismo das imagens aumenta de importância. Além disso, o estímulo à livre expressão e ao exercício da criatividade como parte do estar no mundo está ligado ao conceito de saúde mental como um estado de equilíbrio entre o ser, a sociedade e o meio ambiente.


Assim, é que a Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente e o Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq) vão realizar o VI Seminário Leitura de Imagens – A epistemologia de Nise da Silveira, reunindo pesquisadores de vários campos de estudo – psicologia, psiquiatria, história da arte, museologia. 


O seminário integra a programação de comemoração dos 50 anos da Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente, fundada em 1974 por Nise da Silveira e colaboradores. O Museu reúne hoje a maior coleção de seu gênero no mundo, com cerca de 400 mil obras, 128 mil das quais tombadas pelo IPHAN, e é uma referência nacional no campo da saúde mental. 


Dentre os convidados, destaque para a participação internacional de Carlos Mele, pesquisador do Instituto C. G. Jung de Zurique, responsável pela coleção de obras dos pacientes do mestre suíço. 


QUEM SERÁ O BENEDITO?

A dinâmica do VI Seminário Leitura de Imagens – A epistemologia de Nise da Silveira tem como roteiro os textos preconizados no pequeno caderno de 56 páginas datilografadas escrito por Nise da Silveira em fins dos anos 1980, com o título “Pequeno Fichário Relativo a Obras sobre Expressão Plástica de Psicóticos e Algumas Dicas para o Benedito”. Sobre o título, Nise da Silveira explicava com uma pergunta: “Quem será o Benedito que vai se interessar por estes livros?” Neste guia, Dra. Nise relaciona autores e textos que servem de base para o seu método de leitura de imagens. Este método interdisciplinar – que reúne psicologia, psiquiatria, história da arte, história das religiões, literatura – é pioneiro e representa uma tecnologia avançada na pesquisa do tratamento de pessoas com transtornos mentais. 


O Benedito foi publicado em 2022, por ocasião do IV Seminário, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), uma edição comentada por pesquisadores que trabalharam diretamente com a Dra. Nise da Silveira e já escreveram livros sobre ela. O lançamento desse texto inédito da Dra. Nise fez parte das comemorações dos 70 anos do Museu de Imagens do Inconsciente. 


O Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq) foi criado para dar sequência a essa ação de disseminação deste conhecimento pioneiro e de grande importância para o campo das humanidades. É formado por diversos profissionais – doutores e mestres – que em seus objetivos acadêmicos buscam o desenvolvimento social e a sustentabilidade como pilares para o conceito amplo de saúde mental. Dessa forma, o Grupo se propõe a trazer à tona não só o legado deixado pela Dra. Nise, mas ampliá-lo e abrir rotas para que outros conhecimentos sejam gerados a partir daí. O Grupo já realizou cinco edições do Seminário Leitura de Imagens: em 2017, no Rio de Janeiro; em 2018, em Avaré, (SP); 2019, em Santos, (SP), 2022 no Rio de Janeiro e 2023 em São Paulo. A última edição teve 450 participantes inscritos.


As publicações digitais dos Anais das três primeiras edições estão disponíveis através do link abaixo:
https://drive.google.com/drive/folders/1jVXJTVqwroCHqHMS5wgLzkA5jTEatKUN?usp=sharing



Programação


Sexta 18/10 – 18:00 às 21:00


Credenciamento e café de boas-vindas


Abertura 


Cláudio Mele – Instituto C. G Jung (Zurique) – O arquivo de imagens do Instituto C. G. Jung

Gladys Schincariol – Grupo de Pesquisa Museus, Memória e Patrimônio – A importância do estudo das imagens no processo terapêutico


Sábado 19/10 – 8:30 às 13:00


Mesa 1: Nise e as Imagens do Inconsciente


  • Hamanda de Almeida Pedrosa - Imagens do Inconsciente: uma cartografia clínica e afetiva em Nise da Silveira

  • Marisa Catta-Preta - Os inumeráveis estados do ser e os vários estados de consciência

  • Walter Melo Júnior – Emygdio de Barros e a vibração das trajetórias imprevisíveis



Mesa 2: Jung e Estudos Junguianos 


  • Maddi Damião Júnior - Mundo das Imagens, o mundo da alma e alma do mundo

  • Luana Maria Rotolo - Muito além da loucura: reflexões a partir do livro The Far Side of Madness de John Weir Perry

  • Glória Tereza Chan - A magia do desenho (La magie du dessin) - Jean Vinchon.



14h:30 às 19h

 Mesa 3: Freud e estudos psicanalíticos


  • Maria Cristina Reis Amendoeira - As conferências introdutórias à Psicanálise. Teoria Geral das Neuroses. O sintoma e os caminhos de sua satisfação - Sigmund Freud

  • Paula Barros Dias e Ivne Farias – Osório Cesar e as imagens do Juqueri: contribuições aos estudos da arte e loucura

  • Christiane Carrijo Eckhardt Mouammar - The Hands of the Living God: sonhos e desenhos em um tratamento psicanalítico de Marion Milner



Mesa 4: Arte e educação


  • Eurípedes Júnior - Estudos experimentais na arte psiquiátrica - Cunningham Dax

  • Ana Cristina Jorge - O espaço do desenho: a educação do educador, por Ana Angélica Albano Moreira

  • Elizabeth Christina Cotta Mello – Processos de Criação e Imaginação: fundamentos e método


Domingo 20/10 - 8:30 às 13:00


Mesa 5: Estudos sobre o simbolismo 


  • José Augusto Teixeira - A Expressão Simbólica e a Travessia pelo Fogo da Loucura. The Door of Serenity - Ainslie Meares

  • Brena Souza Almeida - Memórias de uma esquizofrênica

  • Tatiana Fecchio - Linguagem simbólica em Vicent Van Gogh



Mesa 6: Arte Bruta, criação espontânea  


  • Manuelle Andreani - Aspectos do drama contemporâneo na obra de Franklin Cascaes

  • Juliana Gimenes de Sá Oliveira – Cahiers d’Art Brut: Alöise

  • Christina Gabaglia Penna - Três Mestres da Loucura



Pesquisadores Participantes


Ana Cristina Jorge

Graduada em Psicologia pela Faculdade Sudoeste Paulista. Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Membro do Grupo de Estudos ExProsodia coordenado pelo Prof. Dr. Waldemar Ferreira Netto. Membro do Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq)


Brena Souza Almeida

Especialista em Psicologia e Saúde Mental na modalidade Residência pelo Hospital Ulysses Pernambucano e Universidade de Pernambuco, Especialista em Psicologia Analítica com enfoque na prática clínica pela Faculdade IDE. Preceptora das atividades práticas de arte e saúde mental da Residência de Psicologia HUP/UPE. Integrante do Coletivo Arte-Intervenção que desenvolve o projeto de ateliê terapêutico no Hospital Ulysses Pernambucano. 



Christina Gabaglia Penna

Formada em História da Arte (Uerj), mestre em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/Museu de Astronomia). De 1979 a 2005, trabalhou no Projeto Portinari como responsável pela catalogação e organização da publicação Candido Portinari – Catálogo Raisonné. Como curadora, idealizou e produziu diversas exposições e publicações no Brasil e no exterior. Atualmente é vice-presidente da Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente. Desde 2017, colabora com o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Integra o Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq).


Christiane Carrijo Eckhardt Moummar

Graduada em Psicologia pela UNESP, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e Doutora em Filosofia pela UFSCar. Foi chefe do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP-Bauru e é professora assistente nesse mesmo departamento. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e do Observatório em Educação em Direitos Humanos-UNESP. Editora Chefe da PLURAL Revista de Psicologia UNESP Bauru.


Elizabeth Christina Cotta Mello

Psicóloga (UFRJ) Especialista em Psicologia Clínica (CFP) e Psicologia Hospitalar (CFP), Mestre em psicologia (FGV/RJ), Doutora em Psicologia social e da personalidade (UFRJ) em Epistemologia das teorias psicológicas e Pós-doutora em Ciências no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT). Licenciatura Plena em Artes (BENNETT) e Arteterapeuta (UVA e UBAAT). Trabalhou como professora na Escola Naval e cursos de graduação de psicologia, sendo avaliadora ad hoc do MEC – INEP. Implantou e Coordenou cursos de Arteterapia e Processos de Criação e Teoria e Prática Junguiana no Rio de Janeiro e em outros estados. Membro analista da SBPA/RJ. Atualmente é diretora de ensino da SBPA/RJ.


Eurípedes Júnior

Graduado em Composição pela Escola de Música da UFRJ, com mestrado e doutorado em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/Museu de Astronomia. Trabalhou durante 30 anos no Museu de Imagens do Inconsciente e desde 2010 trabalha no Museu Nacional de Belas Artes, onde atualmente é curador da coleção de esculturas. Coordenador do grupo de pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq).


Gladys Schincariol 

Psicóloga pela PUC de Campinas. Iniciou seus estudos no campo da Saúde Mental, com a Dra. Nise da Silveira, nos ateliês terapêuticos do Museu de Imagens do Inconsciente no Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro. Trabalhou como pesquisadora do CNPq na Casa das Palmeiras, clínica de portas abertas destinada a egressos de hospitais psiquiátricos. Participou do movimento da Luta Antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica brasileira. Desde 1979 coordena os projetos de pesquisa e preservação dos acervos do Museu de Imagens do Inconsciente e das atividades clínicas nos ateliês terapêuticos, supervisionando e orientando estagiários e estudiosos. Organiza cursos, seminários, palestras e exposições no Brasil e no exterior.


Glória Thereza Chan

Arteterapeuta e Pedagoga no Museu de Imagens do Inconsciente de 2003 a 2023. Mestre em Artes Visuais (EBA/UFRJ) e Artista Plástica. Lecionou Artes Visuais em várias instituições de ensino, dentre elas no Colégio Pedro II e no curso de Pedagogia EAD da UNIRIO. Graduada em Comunicação Visual (FAAP/SP), em Licenciatura em Educação Artística com especialização em Desenho (FEBASP) e em Pedagogia (UnG). Especialização em Arte Terapia (Sedes Sapientiae/SP), com especializações em Aromaterapia, Reiki, Shiatsu Emocional, TISE (Terapia de integração somato - emocional), Auriculoterapia.


Hamanda de Almeida Pedrosa

Psicóloga Clínica (CRP: 02/17263), Arteterapeuta (ARTE/PE: 181/0322), Facilitadora credenciada de SoulCollage®, Especialista em Clínica Junguiana, Especialista em saúde mental na modalidade residência pelo Hospital Ulysses Pernambucano e Universidade de Pernambuco, Pós graduanda  do curso “O mundo das imagens: teoria e prática da terapêutica segundo Nise da Silveira”. Preceptora das atividades práticas de arte e saúde mental da Residência de Psicologia HUP/UPE, Psicóloga no Espaço Rizoma.


José Augusto Teixeira

Psicólogo junguiano. Pesquisador no Museu de Imagens do Inconsciente; Professor convidado da Pós-Graduação em Teoria e Prática Junguiana nas Faculdades Integradas Maria Thereza – FAMATH/RJ. Mestre em Teoria e Crítica da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a dissertação Longe da loucura, longe da cura: os caminhos do mito na obra de Octávio Ignácio.


Juliana Gimenes de Sá Oliveira

Graduanda em Psicologia e entusiasta dos estudos das imagens e das artes. Mediadora cultural pelo Museu de Arte do Rio e Museu Histórico Nacional, também estagiária do Museu de Imagens do Inconsciente nos ateliês terapêuticos e grupos de estudos quinzenais.


Luana Maria Rotolo, 

Psicóloga (CRP 02/16026), <span style="font-size: 11pt; font-family: Arial, sans-serif; background-color: transparent; font-variant-numeric: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-alternates: no

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) - Derby

Rua Henrique Dias, 609 Derby

Recife, PE

Termos e políticas

Sobre o produtor

Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente

Criada em 1974 para incentivar e apoiar as iniciativas científicas e culturais do Museu, a Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente (SAMII) realiza convênios com entidades públicas e privadas, aperfeiçoando a infraestrutura do Museu de Imagens do Inconsciente (MII) e permitindo a realização de exposições no Brasil e no exterior, publicações, documentários, filmes, seminários e cursos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.