14 jun - 2023 • 14:05 > 29 jun - 2023 • 19:00
14 jun - 2023 • 14:05 > 29 jun - 2023 • 19:00
O chef Carlos Ribeiro desembarca em Vitória com o projeto “Viagem na Cozinha” e promove dois eventos do seu repertório de estudos: uma aula exclusiva sobre técnicas para preparação do acarajé e um jantar especial com um banquete sagrado de comida de santo que se come!
Conheça a história do acarajé e aprenda a dominar todos os passo-a-passos desse prato em uma aula interativa, com direito a degustação para alunos que também queiram empreender colocarem a mão na massa e dominar todas as técnicas dessa delícia da cozinha afro-brasileira.
Tópicos abordados:
- A história do acarajé e a culinária afro-brasileira
- O acarajé: conhecimentos e técnicas (diferentes tipos de feijão para escolha, procedimentos para escolha e para lavagem do feijão, ponto ideal para massa e técnica para fritar os bolinhos)
- Acompanhamentos do acarajé: receitas, sabores e truques do vatapá, do caruru, da salada verde de tomates e do camarão fritinho
- A montagem do acarajé: apresentação e serviço
- Sugestões técnicas para empreender com acarajé
A aula inclui material didático exclusivo com receitas e degustação.
Acarajé com axé: história, técnicas e oportunidades
Data única: 29/06
Turma 1: de 13 as 17h
Turma 2: de 19 as 23h
Investimento: R$ 150Local: Mageiros Cozinha
R. Dr. Jairo de Matos Pereira, 319 - Praia da Costa, Vila Velha – ES
Vagas limitadas! Turmas com número reduzido de participantes.
EVENTO 2 - BANQUETE SAGRADO: COMIDA DE SANTO QUE SE COME
Nesse jantar-experiência, o chef Carlos Ribeiro apresenta e serve algumas comidas produzidas com insumos que historicamente transitaram entre ritualísticas de religiões afro-brasileiras e o cotidiano das cozinhas influenciadas por essa cultura.
CARDÁPIO
Bebida: oferenda a Exu
- Aluá com cachaça (fermentação de gengibre com rapadura com cachaça)
Couvert: oferenda com dendê aos orixás
- Pão de dendê com manteiga de ervas
Entrada: dupla baiana – saudação à Iansã
- Acarajé e abará
Prato principal: a essência do sagrado
- Arroz de hauçá
Sobremesas: oferenda a Oxalá
- Acaçá
- Bolinho de estudante
Banquete Sagrado – Comida de santo que se come
Data única: 01/07
Horário: das 19h30min às 21h30min
Local: Mageiros Cozinha
R. Dr. Jairo de Matos Pereira, 319 - Praia da Costa, Vila Velha – ES
Investimento: $ 170/pessoa
ROLHA LIVRE!
O Chef Carlos Ribeiro
Nascido em João Pessoa (PB), o chef Carlos Ribeiro é formado em comunicação social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, também, é mestre em cultura pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador em cozinha brasileira, com foco na culinária dos Orixás, Ribeiro é autor de diversos livros culinários, entre os quais se destaca o “Culinária japonesa para brasileiros”, publicado pela Publifolha, e o “Comida de santo que se come”, publicado pela editora Arole Cultural. O chef comandou por mais de uma década o Na Cozinha, misto de restaurante e escola de culinária que tinha como carro-chefe o seu premiado picadinho. Atualmente, viaja desenvolvendo pesquisas e aulas, além de participar de diversos programas de TV e de atuar como chef consultor de estabelecimentos e eventos em todo o país com foco na cozinha brasileira. (@chefcarlosribeironacozinha)
Foto – Crédito: Cristiano Lopes
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Doutor Jairo de Matos Pereira, 319 Praia da Costa
Vila Velha, ES
Macunaíma Merenda e Café
Das páginas da rapsódia de Mário de Andrade, surgem inspirações para um grupo de estudos multidisciplinar em que a alimentação é pretexto para desenvolver reflexões em torno da ciência, da arte, da história e da política, a partir de eventos cíclicos e ambulantes.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.