12 dez - 2024 • 19:00 > 12 dez - 2024 • 22:30
12 dez - 2024 • 19:00 > 12 dez - 2024 • 22:30
<!--[endif]-->
VIII Noite da Dança
Mostra artística do Curso de Dança-Licenciatura
A VIII Noite da Dança ocorre dia 12 de dezembro, às 19h, no Teatro Caixa Preta (UFSM). A mostra terá a apresentação das seguintes obras:
INTRINCADO
O trabalho consiste no estudo do fazer-pensar a coreografia enquanto modo de organização cênica dos movimentos emergidos no processo de criação, em relação com os modos como a sociedade moderna/industrial prescreveu caminhos, espaços e formas do corpo se mover. Sistemas de produção como Taylorismo, Toyotismo e Fordismo são relacionados a sistemas de produção de dança, questionando a formatação, circunscrição e condicionamento do corpo na arte e na vida.
Disciplina: Processos Criativos II, sob coordenação do professor Odailso Berté
Luz e sombra
Na possibilidade de criar imagens e promover reflexões estéticas, a obra Luz e Sombra tem como fio condutor a ideia de que todos nós, trazemos em nossa existência a necessidade de coexistir na interdependência do outro. Na sombra encontramos a nós mesmos. Sombra é ausência de luz, sozinha não tem existência, necessita da luz. Somos luz e sombra. Luz que dá forma a sombra, para projetar o futuro.
Disciplina: Fundamentos da Dança Moderna, sob coordenação da professora Márcia Feijó.
Fragmentos do caos
Uma viagem emocional, que transcende à linguagem falada para explorar os estados internos mais intensos e humanos. Nesta performance da dança contemporânea e urbanas, corpos em movimento traduzem das camadas profundas da decepção, os tons cinzentos da melancolia e as pulsações da tristeza. A raiva surge como um grito de resistência enquanto a saudade e a confusão dançam entre memória e desorientação.
Coreografia: Letícia Ventura. Orientação: Neila Baldi
O livro roxo – fragmentos
Trata-se de uma adaptação coreografada da obra literária de Charlene Lorênço, a qual explora as potencialidades do corpo político e erótico das mulheres lésbicas. A partir desta inspiração, em tom intimista e provocativo, o espetáculo promove uma narrativa poética de mulheres a quais dançam e criam espaços em seus corpos para amar outras mulheres.
Coreografia e direção: Elisa Giacomelli. Orientação: Neila Baldi
PPUrban
Trabalho em conjunto com parceria de Lucas Lima e PPUrban. Práticas desenvolvidas em aula, um resumo aos estudos praticados no coletivo.
Projeto de Extensão PPUrban – coletivo de Danças Urbanas. Coreografia: Lucas Lima. Orientação: Daniel Aires.
Sem você em mim
Em um mundo tão amplo e com várias culturas, onde todo mundo busca por algo ou alguém para viver, seja uma pessoa ou um ser divino, onde criamos conexões, somos ensinados e também ensinamos, venho trazer por meio desta dança um olhar de reflexão sobre a fé que cada um tem. E será que conseguimos sobreviver sem crer em nada:
Criadora-intérprete: Priscila Portz. Orientação: Marcia Feijó
FAVELA
FAVELA é uma composição colaborativa que mescla distintas manifestações dançantes de matrizes afro-brasileiras. Volta seu olhar para as comunidades das periferias de todo país, considerando-as como quilombos urbanos... Espaços de resistência e luta do povo, contra a opressão do Estado, a exclusão, a tentativa histórica de apagamento e a total ausência de justiça social provocada pelo capitalismo. É um lugar de povo e de um povo que em meio a tudo isso, faz arte, dança! FAVELA é a denúncia e o anúncio de um porvir que será um futuro em revolução.
Disciplina: Estudos das Matrizes Afrobrasileiras, sob coordenação de Djenifer Nascimento e Mônica Borba
Danças populares brasileiras no coração do Rio grande
O programa de extensão Mojuba Danças Populares Brasileiras, exalta as ricas manifestações da cultura popular brasileira, inspiradas nas matrizes indígenas e afro-brasileiras. A programação artística inclui Boi Bumbá, Carimbó, Lundú e Afoxé, em uma perspectiva parafolclórica de projeção cultural
Programa de extensão Mojubá, sob coordenação de Jessé Cruz.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Roraima, 1000, Centro de Artes e Letras, Camobi
Santa Maria, RS
Teatro Caixa Preta - Espaço Cultural Rozane Cardoso
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.