Coletivo Eskya apresenta: Vozes Ancestrais - um espetáculo musical inédito de mulheres indígenas Fulni-ô, de Águas Belas, Pernambuco. Com maior parte do repertório cantado em Yaathê, idioma nativo da etnia, elas seguem preservando e compartilhando a sua cultura através do canto.
Idealizado por Nudhya Fulni-ô, o trabalho conta com direção musical e cênica das cantoras Maria Luana (Uruguai) e Bruna Prado (Brasil) e arranjos e preparações vocais de Sathlê Fulni-ô. O grupo vocal integralmente indígena é composto pelas cantoras e agentes culturais Fulni-ô Nudhya, Wackta, Ewany e Khlekeynisô, além de Júlia Maynã (etnia Xucuru-Kariri), que tendo residido no Aldeamento Fulni-ô passou a integrar o projeto como cantora convidada e produtora. Além disso, o espetáculo contará com a participação da artista surda intérprete de libras Yanna Porcino.
O repertório dos shows, composto por 17 cantos, reúne diferentes expressões musicais tradicionais da etnia, como as cafurnas e os torés, assim como apresenta também momentos de sambas de coco presentes na comunidade e músicas contemporâneas surgidas dentro do cotidiano do povo, as quais estão sempre relacionadas a cultura, modo de vida e, principalmente, ao sagrado. O espetáculo é envolvido por momentos de perfomance, dança e artesanato. Tendo como centro do show o conceito do “cantar e tecer”, o cenário e o figurino são feitos de caroá, matéria prima originária do sertão pernambucano de grande importância espiritual, representando a resistência dos povos indígenas da região.
Duração: 1 hora e 15 minutos
Classificação: livre
Ficha Técnica:
Idealização: Nudhya Fulni-ô
Cantoras e Agentes Culturais: Ewany Marques, Júlia Maynã, Khlkeynisô Ribeiro, Nudhya Fulni-ô e Wackta Marques
Preparação vocal e arranjos vocais: Sathlê Fulni-ô, Maria Luana e Bruna Prado
Direção Cênica e Musical: Maria Luana e Bruna Prado
Percussão: Valentina Facury
Violão, guitarra e baixo: Daniel Camiranga
Técnico de Som: Bruno Corrêa
Comunicação: Joyce Kariri-Xocó e Tati Zapata
Figurino e Cenografia: Dayana Molina
Produção Executiva: Bruna Prado e Júlia Maynã
"Coletivo Eskya: grupo vocal de mulheres fulni-ô" é um projeto realizado pelo Ministerio da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, pelo Fomento CULTSP, pelo Governo Federal, pela Política Nacional Aldir Blanc e pelo Programa de Ação Cultural - PROAC, selecionado no Edital 21/2024