21 jul - 2018 • 10:00 > 21 jul - 2018 • 19:00
21 jul - 2018 • 10:00 > 21 jul - 2018 • 19:00
Workshop
Escrita Criativa e
Afetuosa
Com Ana Holanda,
editora-chefe da revista Vida Simples
O workshop é um mergulho na chamada escrita afetiva, aquela que toca, afeta, marca, conversa verdadeiramente com o outro. E como transformar essa maneira de escrever mais sensível, mais alinhada com quem somos, em textos nos quais o outro também se reconheça. Isso vale para textos mais viscerais, intensos e profundos e ainda para algo mais corriqueiro, do dia a dia, com olhar corporativo. O objetivo é mostrar e ensinar como a palavra (ou o texto) pode ser usada de diferentes maneiras e para fins diversos mas com um único objetivo: cativar, abraçar, envolver quem lê. E deixar, muitas vezes, transbordar a alma do autor.
A dificuldade de se entregar ao texto, de se apoderar da palavra, está no automatismo diário, nos prazos apertados e, acredite, em um tremendo exercício de auto sabotagem. Escrever diz mais a respeito sobre nós mesmos – e sobre como estamos no mundo – do que podemos supor.
Ao longo das 8 horas de curso (um dia inteiro, das 10h as 19h), Ana vai dividir com os alunos seu processo de criação e orientar cada um a encontrar seu próprio caminho e estilo. E mostrar como desfazer as amarras que barram o desenvolvimento da escrita. Além disso, ela vai tocar em um ponto crucial: como reconhecer a essência de cada projeto, seja ele o livro dos sonhos, um blog, ou o desenvolvimento de uma linguagem corporativa mais próxima das pessoas e da alma do seu negócio.
O workshop promove o resgate da paixão por escrever; instiga uma escrita mais envolvente, autoral e cheia de sentido – e que conversa, acolhe o outro. É transformador, profundo e um mergulho nos processos de escrita dentro e fora da gente. Além de ser um ponta pé inicial para finalmente tirar seus sonhos da gaveta e coloca-los na vida.
Para conhecer mais sobre a escrita afetuosa e o olhar delicada de Ana, acesse a palestra dela no TEDx São Paulo: Como a escrita afetuosa pode transformar a sua vida https://www.youtube.com/watch?v=lSoeTgUhOmc
No curso serão abordados
os seguintes temas:
- A escrita afetuosa
- O que barra e o que auxilia a escrita de cada um
- O desenvolvimento do olhar para reconhecer o ponto de partida de um texto
- Onde encontrar as histórias: ordinário X extraordinário
- O uso da linguagem que abarca diferentes leitores
- O caminho para a escrita de cada um
- A essência de um texto e de um projeto
- Oficina prática de texto e orientação de um projeto pessoal
Quem pode participar?
O curso é aberto para toda e qualquer pessoa que encontre na escrita um caminho, independentemente da idade e da profissão. Todos são bem-vindos.
Preciso levar algo?
A vontade de aprender é suficiente. Mas você pode levar um caderno para anotar ou algum acessório eletrônico (notebook, tablet).
Qual é a Política de Cancelamento?
Esta pergunta é bem importante, por isso pedimos que leia com atenção nossa política de cancelamento:
As oficinas, palestras e workshops que realizamos, são independentes e sem patrocínio. Os custos são 100% pagos pelos ingressos, por isso cancelamentos de última hora podem comprometer a viabilidade da realização.
Caso haja a necessidade de cancelamento, reembolsamos o valor total pago pelo workshop até 7 dias corridos antes do início do curso.
A partir de 7 dias corridos antes da data marcada para início do curso, não será reembolsado nenhum valor, mas você pode indicar uma pessoa para participar no seu lugar ou ter um desconto de 50% para se inscrever no próximo curso igual a esse.
O curso poderá não acontecer, caso não consigamos o número mínimo de pessoas inscritas para a realização do programa. Neste caso, você receberá retorno de 100% do valor pago.
Sobre Ana Holanda
Ana Holanda é editora-chefe da revista Vida Simples há sete anos, escritora e criadora do projeto online Minha Mãe Fazia (facebook.com/minhamaefazia). A marca de sua escrita e de seus projetos é o desenvolvimento de um texto leve, solto e, principalmente, delicado e cheio de afeto (sem ser piegas). Seu curso de escrita afetuosa já foi para as principais capitais do país e seu curso costuma ser citado pelos alunos como “um divisor de águas”. Palestrante do TEDx São Paulo 2017. Ela lançou o livro Minha Mãe Fazia - crônicas e receitas saborosas e cheias de afeto (editora Rocco/Bicicleta Amarela), em 2017. É professora e embaixadora da The School of Life no Brasil. Tem 22 anos de jornalismo e já passou pelas principais redações do país. Mas foi na escrita afetuosa que se encontrou.
Rua Visconde de Carandaí Jardim Botânico
Rio de Janeiro, RJ
Interseção Design de Histórias
Somos um pequeno grupo de mentes, pensando projetos multiplataformas e multidisciplinares que provoquem no outro a vontade de ser melhor. O que nos realiza é construír histórias incomuns para contar, por todo canto, em conjunto.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.