ESPONTANEIDADE E REALIDADE
Assim como o universo, somos espontâneos desde o início de nossa existência. Nunca deixamos de ser intuitivos. É assim que aprendemos. É comum, entretanto, que sejamos treinados para desconfiar de nossa intuição. Aprendemos a controlá-lo.
Nós ‘aprendemos’ a processar nossos pensamentos espontâneos para controlar nosso medo de ser julgados pelos ‘outros’. Assim, aprendemos a nos apresentar como algo aceitável e estável. Porém, no teatro, ao representar personagens que devem ser alterados para que uma narrativa se desenvolva, o performer é prejudicado por essa consciência.
Pensar em várias opções de respostas comportamentais a "determinadas circunstâncias" é um processo lento. O público é especialista em ler micro-comportamentos humanos. Quando eles (o público) vêem o comportamento espontâneo do artista, eles se envolvem porque reconhecem as mudanças na natureza do personagem de forma intuitiva e de uma perspectiva segura.. Eles vêem o personagem transformado.
É essa transformação que eles estão inconscientemente esperando na leitura e é esse reconhecimento do estado alterado que é a ‘linha central’ da narrativa que seguimos; é a "ação dramática" de Aristóteles. Assim, espontaneidade e realidade estão conectadas. A realidade é espontânea.
O estudo da atuação é o estudo do comportamento humano. Os exercícios de improvisação são desconstruções conceituais do comportamento humano. Quando aplicados ao texto, os conceitos tornam-se variações nas possibilidades de realização desse texto. No teatro de improvisação, esses conceitos são blocos de construção da exploração narrativa.
A oficina será on-line e teremos uma tradutora simultaneamente trabalhando diretamente com o diretor
Vagas limitadas
O trabalho será feito com improvisação e também com textos curtos do teatro moderno selecionados pelo diretor.
Frank Totino - é canadense, professor e diretor de teatro e cinema. Já trabalhou em diversas companhias de teatro e universidades dos EUA e Europa. Trabalha desde 1976 com o mestre teatral e autor Keith Johnstone. Frank Totino é uma das poucas pessoas recomendadas po Johnstone em relação ao seu conhecimento e abordagem do teatro.
o workshop acontecerá
1 encontro semanal - 3 horas total - 12 horas (4 encontros)
Sextas - 19:00 as 22:00 ( Brasil )
Dias 11 -18-25 de setembro e 2 de outubro