05 out - 2024 • 14:00 > 05 out - 2024 • 17:00
Auditório Carlos Jardim Museu de Arte de Blumenau
Inscrições gratuitas através do Sympla/site do evento.20 vagas disponíveis
Classificação Indicativa: 12 anos
Acessibilidade: Tradução Simultânea em LIBRAS
Duração: 3 horas
Objetivo: Apresentar aplicações da computação gráfica voltada às artes no âmbito da composição visual e introduzir os participantes à prática da programação criativa através da linguagem Processing e à técnica de serigrafia. A oficina se baseia no documentário "Estrato - Gestualismo Computacional e Atravessamentos Gráficos" (2022) e no trabalho do artista J.P.F. Borges.
Pré-requisitos: Nenhum conhecimento prévio em programação é necessário.Interesse em arte e tecnologia.
Duração: 3 horas
Conteúdo
1. Introdução: Apresentação do facilitador e participantes: visão geral da oficina e objetivos; Breve introdução ao documentário "Estrato - Gestualismo Computacional e Atravessamentos Gráficos" e ao trabalho de J.P.F. Borges.
2. Computação Criativa e Programação com Processing: Introdução à computação criativa: conceito e exemplos. Apresentação da linguagem Processing (www.processing.org). Demonstração de programas simples em Processing, mostrando diferentes operações gráficas.
3. Primeiros Passos com Processing: Configuração do ambiente de desenvolvimento Processing. Orientação passo a passo para criação de um programa básico. Exercícios práticos: desenvolvimento de programas simples de composição generativa.
4. Introdução à Impressão Serigráfica: Explicação teórica sobre o processo de impressão serigráfica.Demonstração prática de como preparar uma tela para serigrafia.
5. Prática de Impressão Serigráfica: Orientação e prática de impressão serigráfica em papel. Cada participante terá a oportunidade de criar sua própria impressão serigráfica baseada nos programas desenvolvidos anteriormente.
6. Fechamento e Dúvidas: Sessão de perguntas e respostas.Discussão sobre aplicações futuras e sugestões de recursos adicionais.Feedback dos participantes sobre a oficina.
Sobre o facilitador
João Pedro Fernandes Borges (1994), é gravador e artista visual transmídia, Bacharel em Design pela UFSC (2018). Tem seu trabalho e formação marcados pela atuação na cena de coletivos independentes de arte de Florianópolis entre o período de 2009-2022 (“A Casa - Oficinas de Arte”, “Olho Mágico” e “NaCasa - Coletivo Artístico”). Trabalha com desenho, gravura, pintura, arte computacional e suas intersecções. Sua investigação está relacionada ao processo do fazer artístico e aos meios de produção. Seus interesses estão relacionados ao processo do fazer artístico, mídia e informação, reprodutibilidade e meios de produção. Incorpora questões de experimentação de materiais e suportes, de estados de ânimo e do corpo. Desde 2022 integra o circuito de feiras de arte gráfica do Brasil e América Latina. De seus processos resultam desenhos, gravuras, pinturas e animações.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua XV de Novembro, 161 Centro
Blumenau, SC
Marte Cultural
A Marte é uma parceira para criatividade, inovação, arte e cultura. Criamos projetos culturais de impacto e ajudamos empresas a explorar o melhor do marketing cultural. Saiba mais: www.marte.art.br
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.