Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

X FORMAS DO OLHAR - CIÊNCIA, QUESTÕES AMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DAS PAISAGENS DOS SÉCULOS XIX E XX

Eventos para você

X FORMAS DO OLHAR - CIÊNCIA, QUESTÕES AMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DAS PAISAGENS DOS SÉCULOS XIX E XX

25 jan - 2024 • 14:00 > 26 jan - 2024 • 18:00

Evento encerrado

X FORMAS DO OLHAR - CIÊNCIA, QUESTÕES AMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DAS PAISAGENS DOS SÉCULOS XIX E XX

25 jan - 2024 • 14:00 > 26 jan - 2024 • 18:00

Evento encerrado

Descrição do evento


X FORMAS DO OLHAR

CIÊNCIA, QUESTÕES AMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DAS PAISAGENS DOS SÉCULOS XIX E XX

Com a Profa. Dra. Letícia Squeff

Sobre o curso: 

Num momento em que os problemas ambientais têm desdobramentos concretos na vida de todos nós, este curso propõe uma reflexão sobre o papel da arte na representação da natureza, sobretudo no século XIX no Brasil. A natureza foi objeto das representações em diferentes momentos: imagens deixadas em cavernas e rochas representavam animais sagrados e cenas de caça. Na estatuária egípcia, por exemplo, deuses e seres do outro mundo eram vivificados na forma de bichos como águias, leões, entre outros. Alguns deles seriam retomados mais tarde também na iconografia cristã. O tema do Jardim dos Prazeres, e na tradição cristã, do Jardim do Éden, dariam vazão a diversas representações em murais, quadros, tapetes, objetos domésticos, entre outros. As pinturas decorativas em Pompéia e outras cidades romanas traziam imagens de jardins e bosques opulentos. Na pintura moderna, a natureza foi cenário para cenas históricas, representações de gênero e paisagens propriamente ditas. A pintura de paisagem seria um dos caminhos de renovação da arte europeia, do impressionismo à abstração.

No contexto das Américas, florestas, cachoeiras e vulcões vinculavam-se ao sentimento do sublime e fundamentaram um discurso cientificista, que foi a base do desenvolvimento de diversas disciplinas, bem como serviu ao imperialismo europeu. Após os movimentos de independência, a representação da natureza iria adquirir novos significados, sendo associada a identidades locais e aos grupos originários.

No século XX, já comprometidos com preocupações ambientalistas, artistas e arquitetos buscaram novas linguagens e relações mais integradas ao mundo natural. Com a crise climática, o chamado antropoceno muda as condições da própria natureza, e novas tendências artísticas buscam soluções sustentáveis, com a Land Art e a Art in Situ, entre outras.

Neste curso, abordaremos como a natureza foi representada e vivenciada nas Américas, e principalmente no Brasil, por pintores, fotógrafos e pensadores, do século XIX a inícios do século XX. O curso ocorrerá com aulas expositivas, exercícios de análise de imagens e documentos escritos, debates entre os participantes.

 Conteúdo programático:

DIA 25/01

1-      Representação botânica, ciência e imperialismo nas Américas séculos XVIII-XIX

2-      Independências nas Américas e símbolos da natureza

3-      Viajantes e a natureza: descobertas e reencontros

4-      Trabalho e destruição

 Dia 26/01/2023

5-      Paisagem, poder e a natureza como objeto (séculos XIX e XX)

6-      Os habitantes na paisagem: representação de tipos e desigualdade

7-      Paisagem e preservação

8-      Crítica ambiental e criação artística: estudos de caso


Sobre a Profa. Dra. Letícia Squeff

Leticia Squeff é professora associada do departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo ( EFLCH/UNIFESP- SP , Brasil). Autora dos livros O Brasil nas letras de um pintor (Editora da Unicamp, 2004), sobre o pintor e crítico de arte Araújo Porto Alegre (1806-1879 ) e Uma galeria para o Império (Edusp, 2013 ), que reconstitui a história de uma das coleções de pintura que deram origem ao Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, além de diversos artigos sobre pintura brasileira e sul-americana, colecionismo e exposições de arte do final dos anos 19 e início dos anos do século 20.

Sugestão de Leituras:

BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. O Brasil dos Viajantes. 3 volumes, São Paulo: Votorantim, 1994.

BLEICHMAR, Daniela.” Visible Empire: scientific expeditions and visual culture in the Hispanic enlightenment”, Postcolonial Studies, vol.12, n. 4, pp.441-466, 2009.

DEAN, Warren. A Ferro e Fogo. A História e a Devastação da Mata Atlântica Brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

DUARTE, Regina Horta. “Por um pensamento ambiental histórico: o caso do Brasil”- Luso-BRazilian Review – vol 41, n.2, 2004, pp.144-161.

PÁDUA, José Augusto, Um sopro de destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista, 1786-1888, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

MENEZES, Ulpiano T. “Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares”, Revista Brasileira de História, vol. 23, n.45, pp.11-36, 2003.

SQUEFF, Leticia. 2016. “Charles-Othon-Frédéric- Jean-Baptiste, Comte de Clarac, ‘Floresta Virgem do Brasil”. In Paisagem nas Américas: pinturas da Terra do Fogo ao Ártico, organizado por Valéria Piccoli, Peter John Brownlee, e Georgiana Uhlyarik. Toronto, Ontario, Canada : São Paulo, Brasil : [Chicago] : New Haven ; London: Art Gallery of Ontario ; Pinacoteca do Estado de São Paulo ; Terra Foundation for American Art ; In association with Yale University Press.

X FORMAS DO OLHAR

CIÊNCIA, QUESTÕES AMBIENTAIS E REPRESENTAÇÕES DAS PAISAGENS DOS SÉCULOS XIX E XX

Com a Profa. Dra. Letícia Squeff

Dias: 25 e 26 de janeiro de 2024

Valores: R$ 200,00 (Inteira)

                  R$ 100,00 (Meia)


50% das vagas serão destinadas a estudantes de Universidades públicas. 

ATENÇÃO!
 | MEIA ENTRADA 
*Mediante documentação comprobatória, de acordo com o Artigo 1º da Lei 12.933/13
As inscrições de meia entrada serão validadas mediante envio de comprovante de vínculo vigente com uma instituição. 
 - Comprovante de meia-entrada deve ser apresentado no credenciamento na entrada do evento.


 | INSCRIÇÕES VAGAS BOLSISTAS 
50% DAS VAGAS SERÃO DESTINADAS A ESTUDANTES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS.


INSCRIÇÃO GRATUITA :::; CLIQUE AQUI:::

 


OBS: As inscrições para esta modalidades serão confirmadas através do e-mail informado no cadastro, mediante envio de comprovante de vinculo com a instituição. 

VAGAS LIMITADAS!


+ Informações: 81 21210354 | documenta@institutoricardobrennand.org.br

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Instituto Ricardo Brennand

Rua Mário Campelo, 700 Várzea

Recife, PE

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Instituto Ricardo Brennand

+Informações: 81 2121 0354 documenta@institutoricardobrennand.org.br

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.