06 mai - 2024 • 20:00 > 10 mai - 2024 • 22:00
Presencial e gratuito.
É necessário se inscrever para participar das atividades. Os certificados serão emitidos mediante credenciamento individual de inscritos.
de 6 a 10 de maio, das 9h às 22h
Local: Saguão da Biblioteca da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
20h às 21h30 – Abertura e Roda de conversa 1 A Matemática divertida e curiosa de Malba Tahan
Transmissão ao vivo no Youtube
Ementa: Apresentar Malba Tahan, sua vida, obra e importância de seu legado educacional, que justificaram a lei 12 835/2013, que instituiu 6 de maio, data de seu nascimento, o Dia Nacional da Matemática. Fazer breve retrospectiva dos 10 anos da Malbatemática, que tem apresentado a versatilidade da atuação profissional do mestre Malba Tahan, por meio dos diferentes temas centrais de cada edição. Propor uma reflexão sobre a questão do ensino e da aprendizagem da matemática, a partir de uma abordagem divertida e curiosa proposta por Malba Tahan. Apresentar um relato de experiência desenvolvida em sala de aula do Ensino Médio, a partir das propostas feitas por Malba Tahan para o ensino de matemática, por meio de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), desafios, gincanas, recreações, jogos.
09h às 12h – Oficina 1 Ecobrinquedoteca: brincar com a matemática
Local:
(20 vagas)
Ementa: Vivência/oficina com jogos de matemática básica.
20h às 21h30 – Roda de conversa 2 Resolução de problemas: uma matemática curiosa e divertida na Educação Infantil
Transmissão ao vivo no Youtube
Ementa: Utilizaremos como base o livro “A pequenina luz azul” de Malba Tahan para trazer possibilidades teóricas e práticas para os professores que atuam na Educação Infantil desvendando uma matemática curiosa e divertida para as crianças.
19h às 21h – Oficina 2 Construção de mapas mentais de matemática para Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Local:
(20 vagas)
Ementa: Exploraremos a criação visual de conceitos matemáticos, destacando elementos essenciais como núcleo central e ramificações. Os participantes praticarão a elaboração de mapas mentais, promovendo colaboração em dinâmicas de grupo. Discutiremos aplicações práticas dessas ferramentas na educação, incentivando estratégias para engajamento dos alunos. O feedback e a troca de experiências serão fundamentais, proporcionando um encerramento reflexivo. A ênfase será na praticidade e na aplicação imediata dessas técnicas em sala de aula, visando aprimorar a comunicação visual e a compreensão de conceitos matemáticos. Os participantes deverão levar canetas coloridas/canetinhas e lápis de cor.
20h às 22h – Oficina 3 Dificuldades de aprendizagem matemática
Transmissão ao vivo no Youtube
Ementa: Estudo das dificuldades de aprendizagem matemática na formação docente
19h às 21h – Oficina 4 Construindo sólidos geométricos com origami
Local:
(20 vagas)
Ementa: O origami é um recurso que contribui significativamente no processo de ensino e aprendizagem de determinados conceitos matemáticos, especialmente aqueles relacionados à geometria. Essa prática proporciona uma representação visual eficaz para conceitos geométricos, tais como vértices, faces e arestas, permitindo uma compreensão mais tangível dos sólidos construídos. No que diz respeito ao desenvolvimento da oficina, têm-se os seguintes objetivos específicos: Desenvolver o pensamento lógico-matemático dos participantes; Estimular a atenção à sequência de passos e à forma do objeto, promovendo o desenvolvimento do senso de proporção e harmonia através da reprodução da obra; Estudar os elementos constituintes dos sólidos geométricos, tais como faces, arestas e vértices; Promover atividades em grupo para fomentar a colaboração entre os participantes; Construir dobraduras em material manipulável, conhecido como "origami", que permitam a manipulação do objeto para uma análise mais aprofundada das propriedades e características dos origamis construídos.
19h30 às 21h – Oficina 5 Laboratório de Ensino de Matemática: reflexões sobre a formação de professores
Transmissão ao vivo no Youtube
Ementa: Nesta oficina discutiremos algumas contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) a partir da indicação de jogos e desafios matemáticos. Nosso objetivo é refletir sobre a importância do uso do laboratório de ensino de matemática no contexto da formação inicial e continuada de professores que ensinam(rão) matemática na educação básica, a partir da utilização de materiais didáticos que facilitem o desenvolvimento do raciocínio crítico e lógico dos professores.
Site do GEPEMAI: www.cempem.fe.unicamp.br/gepemai
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Saiba como editar participantesAvenida Bertrand Russell, 801 Cidade Universitária
Campinas, SP
Faculdade de Educação da Unicamp
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