REGULAMENTO DA XVIII CORRIDA DO FOGO – 2018
REALIZAÇÃO: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA
1. DA XVIII CORRIDA DO FOGO
1.1 A Corrida do Fogo é uma prova de rua tradicional que compõe o calendário festivo da Corporação em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros Militares, com a participação de Bombeiros e da Comunidade.
1.2 Além da corrida tradicional de 10 km, haverá corrida de 10 km para militares de calça e coturno, 05 km para cadeirantes, percurso de 5 km para caminhada/corrida sem caráter competitivo, e 50m até 1 km para categoria infanto-juvenil, sem caráter competitivo.
1.3 O atleta, ao participar da XVIII Corrida do Fogo, cede todos os direitos de utilização de sua imagem, inclusive direito de arena e divulgação da prova em qualquer mídia, em qualquer tempo.
2. DIA / LOCAL/ HORÁRIO
2.1 A XVIII corrida do Fogo, será realizada no sábado, dia 21 de julho de 2018.
2.2 O início da prova será às 16h30min impreterivelmente na seguinte sequência: categoria infanto-juvenil, caminhada, categoria cadeirantes e categorias de corrida.
O início da prova será impreterivelmente na seguinte sequência, conforme tabela abaixo:
MODALIDADE/CATEGORIA | INÍCIO |
INFANTOJUVENIL | 16h30 |
CADEIRANTE | 17h00 |
CORRIDA | 17h10 |
CAMINHADA | 17h20 |
2.3 O local da largada e da chegada será em frente ao QUARTEL DO COMANDO GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS, situado na Avenida Campos Sales, 3254 Bairro Olaria, Porto Velho-RO.
2.4 A prova terá duração máxima de 2 (duas) horas.
3. INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições poderão ser realizadas no período de 01 DE JUNHO ATÉ 06 DE JULHO
DE 2018 ou até disponibilidade de vagas, no site www.cbm.ro.gov.br.
3.2 As Inscrições poderão ser encerradas antes da data acima mencionada, caso seja atingido o limite técnico de 1.100 (um mil e cem) inscritos, sendo 850 (oitocentos e cinquenta) participantes da corrida, 200 (duzentos) participantes da caminhada e 50 (cinquenta) participantes infanto-juvenil.
3.3 A inscrição feita pela internet será confirmada no ato da apanha do Kit da Corrida (Camiseta do Evento, Número de peito, Alfinetes e Chip de Controle), entregues pela Coordenação, mediante apresentação de Documento Pessoal e Termo de Responsabilidade devidamente assinado, e ainda, mediante a confirmação da taxa de inscrição.
3.4 Será facultado a doação de alimentos (arroz ou de feijão) que poderá ser entregue até o dia do evento ou na confirmação da inscrição, na sede do COMANDO GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS no endereço acima referenciado no horário de expediente (07:30 às 13:30hs).
4. ENTREGA DO KIT E CHIP DE CRONOMETRAGEM
4.1 A entrega do Kit será realizada no dia 20 de Julho de 2018 no local do evento, Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, sediado na Av. Campos Sales, n. 3254, bairro Olaria – Porto Velho, de 08h00mim às 16h30min e no dia 21 de Julho de 08h00mim às 11h00min para os atletas inscritos até o preenchimento das 1100 (mil e cem) vagas, sendo que, somente o atleta, devidamente identificado, poderá fazer a retirada do seu kit. O chip de cronometragem eletrônica será fornecido somente aos corredores das categorias público em geral, militar e cadeirantes. Os participantes das categorias: caminhada e infanto-juvenil não receberão os chips da cronometragem eletrônica.
4.2 O (a) atleta que não retirar o seu kit na data e horário estipulado pela organização não participará da competição e perderá o direito ao kit. Não serão entregues kits de corrida durante e após o evento.
4.3 Será fornecido aos participantes das categorias público em geral, militar e cadeirantes um número que deve ser usado visivelmente no peito/frente do corpo, sem rasura ou alterações, durante toda a realização da prova, sendo passíveis de penalidade os participantes que não cumprirem este artigo. Os participantes das categorias: caminhada e infanto-juvenil não receberão a numeração de peito.
4.4 No momento da retirada do kit o responsável deverá conferir todos os dados cadastrais.
4.5 Não serão aceitas reclamações cadastrais após a retirada do kit;
4.6 O participante que não retirar o seu chip na data e horários estipulados poderá percorrer o percurso, contudo fica ciente que renuncia ao direito de competir com os demais e ter cronometrado seu tempo.
4.7 Ao final da prova, o participante poderá trocar o chip pela medalha de participação.
4.8 O chip de cronometragem é de propriedade da empresa responsável por esse serviço.
4.9 O chip deverá ser devolvido imediatamente ao final da prova. O (a) atleta que perder ou extraviar o seu chip deverá pagar à organização a quantia de R$ 50,00 (cinquenta reais) por unidade.
4.10 Para o (a) atleta que não devolver o chip, será emitido um boleto de cobrança referente ao custo deste com data de vencimento de 72 horas após a prova. O (a) atleta será vedado de participar de outras provas do mesmo organizador e não terá seu resultado divulgado. (Itens 4.7 e 4.8 e 4.9 serão desconsiderados caso o chip seja descartável).
4.11 Parágrafo único: O tamanho das camisetas será de acordo com a disponibilidade na entrega do Kit Atleta.
5. CATEGORIAS
CATEGORIA | DISTÂNCIAS |
Público Geral | 10 km |
Militar individual (com calça e coturno) | 10 km |
Cadeirantes | 05 km |
Corrida/caminhada | 05 km |
Infanto-juvenil | percursos de 50m e 1km conforme faixa etária descrita do item 5.3 |
5.1 A categoria público em geral será composta pelos corredores em geral de todas as faixas etárias, com exceção dos cadeirantes que não poderão participar desta categoria uma vez que terão sua categoria específica conforme tabela do item 5.
5.2 A categoria infanto-juvenil será dividida em 05 (cinco) faixas etárias, distância do percurso por faixa etária, conforme tabela que se segue:
Categoria Infanto juvenil (criança - 50 VAGAS):
* 03 a 04 anos - 50m
* 05 a 06 anos - 100m
* 07 a 08 anos - 300m
* 09 a 10 anos - 500m
* 11 a 13 anos - 1000m
Obs: A quantidade de vagas descritas na tabela acima serão distribuídas para todas as faixas etárias, sem a divisão de vagas por faixa etária, até o preenchimento de todas as vagas.
5.3 Todos os participantes da categoria infanto-juvenil que concluírem o percurso serão premiados com a medalha. O início das provas desta categoria será às 16h30min e término às 17h00.
5.4 As inscrições para a categoria infanto-juvenil terão o valor de R$ 30,00 (trinta reais) e serão realizadas no link disponibilizado no site www.cbm.ro.gov.br.
5.5 As categorias públicos em geral, militar, cadeirantes e caminhada não serão divididas por faixa etária, somente a categoria infanto-juvenil que terá 05 (cinco) faixas etárias, consoante dispostas na tabela do item 5.3.
5.6 A categoria infanto-juvenil não terá caráter competitivo, apenas possuirá o objetivo de entretenimento e interação junto ao público presente.
6. PREMIAÇÕES
6.1 A XVIII Corrida do Fogo 2018 premiará os competidores vencedores dentro de suas categorias conforme quadro abaixo, com troféu e a todos os participantes com medalha de participação. Não haverá duplicidade de premiação.
6.2 Não haverá categoria diferente da distribuída no quadro abaixo (idade, etc.).
CATEGORIA GERAL – 10 km
CLASSIFICAÇÃO | MASCULINO | FEMININO |
1º LUGAR | R$ 700,00 | R$ 700,00 |
2º LUGAR | R$ 500,00 | R$ 500,00 |
3º LUGAR | R$ 400,00 | R$ 400,00 |
4º LUGAR | R$ 300,00 | R$ 300,00 |
5º LUGAR | R$ 200,00 | R$ 200,00 |
TOTAL GERAL | R$ 2.100,00 | R$ 2.100,00 |
CATEGORIA MILITAR – 10 km
CLASSIFICAÇÃO | MASCULINO | FEMININO |
1º LUGAR | R$ 700,00 | R$ 700,00 |
2º LUGAR | R$ 500,00 | R$ 500,00 |
3º LUGAR | R$ 400,00 | R$ 400,00 |
TOTAL GERAL | R$ 1.600,00 | R$ 1.600,00 |
CADEIRANTE – 5 km
CLASSIFICAÇÃO | MASCULINO | FEMININO |
1º LUGAR | R$ 700,00 | R$ 700,00 |
2º LUGAR | R$ 500,00 | R$ 500,00 |
3º LUGAR | R$ 400,00 | R$ 400,00 |
TOTAL GERAL | R$ 1.600,00 | R$ 1.600,00 |
7. PREMIAÇÃO
7.1 Os 800 primeiros atletas que completarem a corrida e caminhada, conforme suas inscrições receberão medalha de participação.
8. FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES
8.1 Durante a realização da XVIII CORRIDA DO FOGO 2018 os atletas serão fiscalizados em todo o percurso por staffs, com autoridade para identificação e anotação de atleta que esteja utilizando-se de conduta considerada FALTA LEVE ou FALTA GRAVE, a ser encaminhada a Organização para decisão quanto á aplicação das penalizações estabelecidas neste Regulamento.
8.2 Será considerada FALTA LEVE e passível de penalização com 15 minutos por ocorrência no tempo final do atleta:
8.2.1 Desrespeitar os staffs e árbitros;
8.2.2 Estacionar o seu veículo/apoio em local inadequado que cause transtorno a prova, não obedecendo a recomendações dos staffs;
8.2.3 Contato físico do atleta durante a corrida, como puxão e empurrão, com outra pessoa;
8.2.4 Jogar ou depositar lixo em local indevido – vias, calçadas, gramados, trilhas etc;
8.3 Será considerada FALTA GRAVE passível de desclassificação:
8.3.1 Participação do atleta sem o uso do número de identificação em local visível do vestuário;
8.3.2 Utilização de carona em qualquer tipo de transporte pelo atleta durante a prova;
8.3.3 Atleta que não passe pelos Pontos de checagem;
8.3.4 O atleta que seja penalizado por mais de 02 vezes com FALTA LEVE;
8.3.5 Outra atitude apontada pelos staffs e árbitros e julgada grave pela Organização.
9. REGRAS
9.1 O atleta deverá correr sempre na pista estabelecida para a corrida, no percurso determinado pela organização. O não cumprimento dessa condição implicará na desclassificação do atleta;
9.2 A Comissão Organizadora oferecerá aos participantes todas informações sobre o percurso;
9.3 Sugere-se que os Atletas estejam prontos na Área de Concentração para largada no
mínimo 01:00h antes do horário estipulado;
9.4 A Comissão Organizadora não se responsabiliza por quaisquer acidentes que venham a ocorrer com os atletas, antes, durante e depois da prova, sendo que todas as medidas serão tomadas para a segurança dos corredores.
9.5 A Cerimônia de Premiação será realizada no mesmo dia da prova, logo após seu término com Cheques simbólicos (que serão substituídos posteriormente), Troféus e Medalhas.
9.6 O controle de tempo de prova será feito por cronometragem e chip eletrônico.
9.7 A corrida e caminhada terão tempo limite de 2 (duas) horas.
9.8 O resultado da corrida estará disponível no endereço www.cbm.ro.gov.br em até o 3º dia útil após a sua realização.
9.9 Durante o Percurso haverá tapete (Chip) e fiscais de prova sendo obrigatório a passagem pelo tapete para aferição;
9.10 O ATLETA CADEIRANTE deverá participar da competição com o auxílio de Cadeira de Rodas (não motorizada) e sem auxílio de terceiros. O tipo de cadeira deve ser escolhido pelo atleta, não havendo por parte da Organização nenhuma restrição quanto a peso, dimensões, número de rodas desde que obedeçam a competição ou uso diário.
9.11 A Organização alerta para a dificuldade e locais não apropriados no percurso para os participantes da categoria CADEIRANTE. Estes deverão conhecer o percurso antes do evento. A organização não se responsabiliza por danos em seus aparelhos de uso.
10. HIDRATAÇÃO
10.1 Serão disponibilizados 04 pontos de hidratação com água mineral, sendo: 02 na chegada e 02 no percurso.
11. CASOS OMISSOS
11.1 Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora da prova.