Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Festival de Arte e Cultura da Juventude Pesqueira e Quilombola

Eventos para você

Festival de Arte e Cultura da Juventude Pesqueira e Quilombola

14 out - 2023 • 09:00 > 14 out - 2023 • 17:00

Evento encerrado

Festival de Arte e Cultura da Juventude Pesqueira e Quilombola

14 out - 2023 • 09:00 > 14 out - 2023 • 17:00

Evento encerrado

Descrição do evento

No dia 14 de outubro, o Largo Tereza Batista, localizado no Centro Histórico de Salvador, sediará o “Festival de Arte e Cultura da Juventude Pesqueira e Quilombola”. O evento reunirá 400 jovens que apresentarão espetáculos de teatro, dança afro-brasileira contemporânea, capoeira, show de grupos de percussão e danças tradicionais, a exemplo da “Dança de São Gonçalo” e “Dança de Reis”. O Festival também sediará a Feira Agroecológica e de Artesanato com produtos originários de 13 comunidades tradicionais situadas em municípios da Bahia e de Sergipe. 

O evento encerra a primeira etapa das “Oficinas Artísticas e Culturais”, iniciadas em março deste ano, através do projeto “Crianças, Adolescentes e Jovens - Arte, Cultura e Comunicação: fortalecendo o território”, realizado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras, regional Bahia e Sergipe (CPP-BA/SE). 

Entre os meses de março e setembro, além das atividades artísticas, culturais e de cidadania, crianças, adolescentes e jovens tiveram oportunidade de visitar museus e espaços culturais, e do primeiro “Encontro Regional de Comunicação com Jovens de comunidades de pesca artesanal e quilombo", realizado no início de agosto.

Para a realização do “Festival de Arte e Cultura da Juventude Pesqueira e Quilombola”, o CPP-B/SE conta com apoio internacional da Associação da Infância Missionária (Kindermissionswerk), Actionaid, Misereor, CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviço, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) através do Centro de Culturas Populares e Identitárias, Pelô da Bahia, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SJDHS) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).


Serviço:

O quê: “Festival de Arte e Cultura da Juventude Pesqueira e Quilombola & Feira Agroecológica e de Artesanato”. 

Entrada/ingresso com 1kg de alimento não perecível (sujeito à lotação).

  Quando 14 de outubro de 2023, das 9h às 17h 

Local: Largo Tereza Batista - Rua Gregório de Matos, nº 6 - Centro Histórico de Salvador - BA

As reservas podem ser feitas preenchendo a ficha de inscrição, disponível neste link: https://tinyurl.com/festivaldearteculturacppbase 

Para obter mais informações, visite https://www.instagram.com/cppbahiasergipe/ 

Ou através do e-mail: festivalartecultura.cppbase@gmail.com 


Programação completa:

9h - Solenidade de abertura

9h30 - “Sons do Velho Chico”, grupo de percussão com performance de xaxado, do povoado de Bonsucesso, situado no município de Poço Redondo - Sergipe.

9h45 - “Capoeira de Pratigi-Matapera", do município de Camamu - Baixo Sul da Bahia.

10h - “Batidas da Maré”, de Acupe, comunidade situada em Santo Amaro, Recôncavo da Bahia. 

10h15 - “Vocabulário Racista” espetáculo teatral de Ilha do Tanque, situada em Maraú - Baixo Sul da Bahia.

10h40 - “Batuque para o despertar”, grupo de percussão do quilombo Aratu, Simões Filho - Bahia.

10h55 - “Dança de São Gonçalo”, espetáculo da comunidade de Andorinhas, de Sento Sé - Submédio São Francisco, Bahia.

11h15 - “Batucada do Zero”, grupo de percussão do quilombo Pijurú, situado em Maragogipe - Recôncavo da Bahia. 

11h30 - “Capoeira com a juventude”, do quilombo Giral Grande, situado no município de Maragogipe, Bahia.

11h45 - Agradecimentos

12h - Almoço e atração especial com o “Samba do Iguape”.

13h30 - “Batuques da Cambuta”, apresentação do grupo de percussão da comunidade de Cambuta, Santo Amaro - Bahia.

13h50 - “Folia de Santo Reis”, espetáculo de dança tradicional da comunidade de Salinas, situada no município de Pilão Arcado - Bahia.

14h10 - “Dança Afro e Cultura do Iguape”, espetáculo de dança afro e percussão do quilombo Santiago do Iguape, Cachoeira - Bahia.

14h25 - “Capoeira Quilombo Axé Paraguaçu”, do quilombo São Francisco do Paraguaçu, situado no município de Cachoeira - Bahia.

14h45 - “Raízes de São Braz”, grupo de percussão do quilombo São Braz, situado no Recôncavo da Bahia.

15h - Entrega da premiação coletiva.

15h30 - Agradecimentos  e encerramento com atração especial do “Samba das Comunidades”.

16h - Cortejo Cultural da juventude pesqueira,  quilombola e ribeirinha até as escolas.



Sobre o projeto “Crianças, Adolescentes e Jovens - Arte, Cultura e Comunicação: fortalecendo o território”, realizado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras:


O projeto é um sonho antigo que, mais recentemente, se fortaleceu a partir da demanda de jovens que participaram da assembleia de 2018, ao fazerem um apelo ao CPP para desenvolver um trabalho com a juventude frente ao crescimento da violência e a perda de direitos. O CPP topou o desafio de desenvolver ações sistemáticas com crianças, adolescentes e jovens, que estão sendo construídas com 13 comunidades, distribuídas em quatro microrregiões de atuação regional, do CPP, nos estados da Bahia e Sergipe.

As ações incluem atividades artísticas, culturais e de discussão de cidadania para a organização comunitária e participação de adolescentes e da juventude. Com isso, o CPP-BA/SE espera promover o reconhecimento e a valorização da identidade étnico-racial, empoderamento e engajamento de crianças, adolescentes e da juventude que residem e resistem nas comunidades quilombolas e pesqueiras.

Em todas as etapas de realização das atividades, o CPP-BA/SE conta com a colaboração de pessoas da comunidade, especialmente das lideranças pesqueiras e quilombolas, de pais e mães, dos jovens, adolescentes e crianças.




Sobre o Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras:

Desde 1968, o Conselho Pastoral de Pescadores (CPP) atua pelo bem viver de marisqueiras, pescadores e pescadoras artesanais, e em defesa dos territórios tradicionais. Com o objetivo de promover o fortalecimento dos territórios, a equipe do CPP da regional Bahia e Sergipe, realiza o projeto “Crianças, Adolescentes e Jovens – Arte, Cultura e Comunicação: fortalecendo o território”.

A missão do CPP que é “Movido pela força libertadora do evangelho, colaborar com os pescadores e pescadoras nos justos anseios de suas vidas, respeitando sua cultura, estimulando suas organizações, tendo em vista a libertação integral e a construção de uma nova sociedade.” Assim, o CPP busca promover valores comunitários, a cultura da solidariedade, a igualdade de raça e gênero e a democracia efetiva e participativa, tendo como princípio fundamental o protagonismo dos pescadores e pescadoras.



Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Largo Tereza Batista

Rua Gregório de Matos, 6 Pelourinho

Salvador, BA

Termos e políticas

Sobre o produtor

Conselho Pastoral dos Pescadores

O projeto é um sonho antigo que, mais recentemente, se fortaleceu a partir da demanda de jovens que participaram da assembleia de 2018, ao fazerem um apelo ao CPP para desenvolver um trabalho com a juventude frente ao crescimento da violência e a perda de direitos. O CPP topou o desafio de desenvolver ações sistemáticas com crianças, adolescentes e jovens, que estão sendo construídas com 13 comunidades, distribuídas em quatro microrregiões de atuação regional nos estados da Bahia e Sergipe.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.