Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Foi enquanto eu esperava a encomenda de um livro de Maiakóvski...

Eventos para você

Foi enquanto eu esperava a encomenda de um livro de Maiakóvski...

13 out - 2022 • 21:00 > 23 out - 2022 • 20:00

Evento encerrado

Foi enquanto eu esperava a encomenda de um livro de Maiakóvski...

13 out - 2022 • 21:00 > 23 out - 2022 • 20:00

Evento encerrado

Descrição do evento

...que tive uma epifania sobre a Revolução.


Quatro camaradas estão reunidos numa célula revolucionária para planejar o Grande Ato que promoverá a revolução efetiva no Brasil. Ao se depararem com a falta de inspiração para uma ação consistente, fazem uma encomenda online de um livro do poeta Vladimir Maiakóvski. A história se desenrola nesse período de espera e recebimento do livro que lhes parece ser a peça fundamental para a constituição de sua força revolucionária. O espetáculo, entretanto, esgarça de maneira clownesca o tecido do drama até apresentar os próprios artesãos da obra em questão, escancarando a fragilidade dos atores. Não é uma crítica ao fazer revolucionário mas uma evidência patética de nosso ato de esperança que se converte mais em espera do que ação. Uma sátira que nos atenta para o agora e o agir efetivo que não será proveniente de nenhum tipo de inspiração.



ESPERANÇAR


Paulo Freire já alertava seus leitores sobre os perigos da estagnação proveniente da esperança de que novos cenários mais amenos haveriam de chegar naturalmente e por isso criou o verbo de ação "esperançar":

 

⁠”(...) tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…” Paulo Freire


A peça serve-se da metalinguagem e de linguagens populares, cômicas e musicais, buscando alertar o público a não perder mais tempo aguardando o “mundo melhor” e problematizando a nossa realidade apenas no campo das ideias. Não é uma crítica ao fazer revolucionário, mas uma evidência patética do ato de esperança que se converte mais em espera do que ação.

 

                “Viver no Brasil contemporâneo pede mobilização e mudança da atitude em relação ao fazer político, além da construção de uma sociedade mais humanizada – independente de saber no plano das ideias as opções de mobilização. Os tempos sufocantes do país não irão esperar a inspiração dos conscientes, mas ao contrário, continuarão a caminhar por uma via sem obstáculos." Caio Silviano


 




FICHA TÉCNICA


Direção e Dramaturgia: Caio Silviano

Elenco: Alice Guêga, Amanda Quintero, Bernardo Bibancos, Cecília Barros, Henrique Reis, Juliano Veríssimo e Rafael Érnica

Direção de Arte e Design Gráfico: Cecília Barros

Adereços: Amanda Quintero e Bruno Britto Chiomento

Máscaras: Rafael Érnica

Iluminação: Lui Seixas

Operador de Luz: Bruno Camargo

Trilha Sonora e Música: Grupo Pano

Fotos de divulgação: Vinicius Aguiar

Assessoria de Imprensa: Nossa Senhora da Pauta

Produção: Grupo Pano e Anayan Moretto

Apoio: Turma do Bem, Grupo Redimunho de Teatro, Planeta's, Piolin e Luna di Capri



Realização: Grupo Pano






SERVIÇO


"Foi enquanto eu esperava a encomenda de um livro de Maiakóvski que tive uma epifania sobre a Revolução"


Temporada de 6 a 23 de outubro 
Quintas, sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 20h. 

Duração: 80 minutos.

Classificação: 12 anos.

Ingressos a R$30 (inteira),  R$15 (meia). O comprovante de meia-entrada deverá ser apresentado na entrada do teatro.*


Galpão do Folias

Rua Ana Cintra, 213 – Santa Cecília.

100m da estação de metrô Santa Cecília / Terminal de ônibus Amaral Gurgel. Estacionamento pago ao lado do teatro.

Os ingressos também podem ser comprados presencialmente na bilheteria do teatro nos dias de apresentação (a partir de 2h antes de cada sessão).





*Política de meia-entrada

Possuem direito a meia-entrada mediante comprovação: moradores do bairro, estudantes, idosos, PCD, jovens de baixa renda, professores da rede pública, diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares do quadro de apoio escolar estadual e municipal. Este benefício se encontra de acordo com a Lei Federal nº12.933/2013, o decreto 8.567, de 5 de dezembro de 2015, as Leis Estaduais de São Paulo nº15.298/14 e nº14.729/12 e a política de meia-entrada do Galpão do Folias.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Galpão do Folias - Espaço Reinaldo Maia

Rua Ana Cintra, 213 Campos Elíseos

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Grupo PANO

O Grupo Pano desenvolve sua metodologia de trabalho a partir de um grupo de estudos teóricos – com textos que embasam desde o trabalho do ator até os fundamentos sociológicos do fenômeno teatral – e práticos – produzindo conteúdo dramatúrgico a partir dessas discussões teóricas, treinamentos como das diferentes máscaras expressivas e posteriormente desenvolvendo a encenação de seus espetáculos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.