07 dez - 2020 • 19:30 > 11 dez - 2020 • 22:30
07 dez - 2020 • 19:30 > 11 dez - 2020 • 22:30
Vivemos um mundo onde os alicerces que sustentavam as organizações estão se transformando rapidamente diante dos nossos olhos. O ano de 2020, em especial, deixou isso mais claro trazendo mudanças inesperadas e profundas para todos os aspectos da vida.
Este curso irá discutir a nova disciplina no universo dos negócios, o Future Thinking, um método multidisciplinar de análise e projeção que busca: identificar mudanças no micro e no macro-ambiente (seja na sociedade, nos negócios, na tecnologia, na saúde, etc), liderá-las e buscar oportunidades e inovação (seja em produto, serviços, soluções, tecnologia, etc).
A disciplina de Future Thinking (e o curso, portanto), traz a mistura de 3 discussões: design thinking, branding e modelos preditivos. E é dedicado a ajudar estrategistas (em agência, cliente, marketing e produto) a entender e se preparar melhor para quaisquer cenários que virão a seguir.
O objetivo do curso é discutir os principais desafios na concepção do Future Thinking e as ferramentas disponíveis para viabilizar o uso dessa disciplina no mundo do marketing e da comunicação.
O curso terá duração de 3 dias - 07 (seg), 09 (qua) e 11 (sex) de dezembro - e irá abordar os fundamentos do Future Thinking, as habilidades necessárias, metodologias modernas e exercícios de como imaginar, projetar e analisar cenários futuras para marcas e negócios.
PRINCIPAIS PONTOS DISCUSSÃO:
- Desafios do Future Thinking
- Desenvolvimento e pensamento de cenários.
- Metodologias e ferramentas disponíveis de Future Thinking
- Investigação e busca de sinais preditivos do futuro
- Exercício retrospectivo para ganhar perspectiva e depois projetivo
- How to para pensar em cenários
- Exercício de design de cenários futuros para diferentes indústrias
AULA #1
- Introdução ao Future Thinking
- Pensamento disruptivo e relevância cultural
- Novas habilidades para estratégia de marcas
- Metodologias de Future Thinking
- Sinais culturais e ferramentas de investigação
- Discussão e exercício
AULA #2
- Mapa passado, presente, futuro
- Momentos de mudança
- Perspectiva e projetiva
- Prática do Zoom-in em momentos de mudança
- Projetar, visionar e imaginar cenários futuros
AULA #3
- Formatos e construção de 3 cenários futuros
- Exercício, apresentação e discussão sobre Futuro Lógico
- Exercício, apresentação e discussão sobre Futuro Alternativo
- Exercício, apresentação e discussão sobre Futuro Distópico
- Sinais e necessidades nos cenários futuros
- Oportunidades e inovação nos cenários futuros
O curso será ministrado por Javier Quintero, Head of Strategy e Business Development da BBDO Argentina, professor de inovação e marketing e um dos nomes mais proeminentes de Future Thinking na América Latina (descrição abaixo). Por essa razão, o curso será ministrado em Portunhol ( todos são entendidos falando sua língua nativa) e contará mais de 4 moderadores fluentes Portugues -Espanhol para sanar eventuais dúvidas. Não é preciso nenhum preparo ou qualificação adicional.
-----
PROFESSOR
Head of Strategy and Business Development da BBDO Argentina, Javier Quintero lidera a reestruturação da agência e um time interdisciplinar ( Data, Business Intelligence, Planejamento estratégico, Consultoria e outros), onde se destaca como um dos nomes mais proeminentes de Future Thinking na América Latina e é o eixo de criação de valor para clientes como Ford, Nike, Naranja, Pepsico, Gancia, YPF e outros.
Formado em Administração de Empresas na Universidade de Buenos Aires e em Publicidade na AAP, estudou também Antropologia na FLACSO, UX no Instituto Tecnológico de Buenos Aires , NAVES no IAE e, por fim, o Programa de Future Thinking no Institute for the Future y Future Strategic Design.
Foi também professor do programa "Integral Digital Business Management" da Universidade de San Andrés e do curso "Creativity and Innovation in Business" na DiTella University Business School, participou da Rede de Formação do APG Argentina e organizou o "Open IDEO Buenos Aires", uma plataforma aberta para inovação social.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Grupo de Planejamento (GP)
O Grupo de Planejamento (GP) é uma entidade sem fins lucrativos que tem como papel central promover e desenvolver a disciplina de Planejamento e a profissão de Planejador no Brasil. Associe-se ao Grupo de Planejamento: https://grupodeplanejamento.com/associe-se-2/ Termos e Condições dos nossos Eventos e Cursos: http://www.grupodeplanejamento.com/termos-e-condicoes/
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.