DIRETOR RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Alexsandro Santos
COORDENADORES DO CURSO:
Ver.
Jair Tatto, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento
Prof.
Dr. Alexsandro do Nascimento Santos (Diretor Presidente da Escola do
Parlamento)
JUSTIFICATIVA:
Com a redução do número de mortes decorrente da covid-19 há uma tendência de um novo relaxamento nas medidas preventivas e, mais uma vez, podemos viver um platô de um número elevado de mortes.
Para tanto, com a saturação de medidas de restrição devido aos efeitos econômicos e sociais a municipalidade precisa se precaver aos problemas e antecipar medidas para evitar uma terceira onda, uma vez que, as projeções apontam que o Brasil não conseguirá vacinar este ano um contingente populacional suficiente para estancar a disseminação do vírus.
A primeira mesa de debates centra esforços para compreender como medidas severas de isolamento individual por meio de testagem e do rastreamento de contatos pode contribuir com a redução da disseminação do vírus e evitar a adoção de medidas de restrição coletiva. A segunda mesa visa esmiuçar os impactos do acelerado número de mortes em decorrência a covid-19 no serviço funerário municipal e antecipar medidas para evitar um colapso do sistema funerário municipal.
Este percurso formativo está orientado pela parceria entre o Comissão de Finanças e Orçamento e a Escola do Parlamento. Desta forma, o objetivo central da parceria é, ampliar os espaços de formação e de mobilização sobre a conjuntura atual.
OBJETIVOS
Espera-se que, ao final das atividades previstas nessa iniciativa, os participantes tenham ampliado sua capacidade de:
a) Analisar e compreender as limitações e desafios da estratégia de testagem;
b) Identificar as formas efetivas de rastreamento de contatos para induzir medidas de isolamento específicas para contaminados e pessoas que tiveram contato com contaminados;
c) Construir alternativas para que o sistema funerário municipal seja capaz de se manter operativo e eficaz.
METODOLOGIA
Duas mesas de debates, nas quais serão convidados representantes da academia, dos movimentos sociais e do Poder Executivo, sob a mediação da Comissão de Finanças e Orçamento.
PÚBLICO ALVO
Público em geral
VAGAS:
500
PROGRAMAÇÃO:
DATA |
TEMA |
CONVIDADOS |
29/04 Horário: 9h30 às 11h30 |
Para além da vacina, testagem e
rastreamento de contatos como estratégias de controle da disseminação do
coronavírus.
|
Abertura: Prof. Dr. Alexsandro Santos (Diretor-presidente da Escola do Parlamento) Mediação: Jair Tatto André Ricardo Ribas de Freitas ( James Francisco Pedro dos Santos (Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) Jovelina
Rodrigues ( Luiz Artur Vieira Caldeira (Coordenador da Coordenadoria de Vigilância em Saúde - Covisa) |
29/04 Horário: 11h30 às 13h30 |
Capacidades
e Limites do Serviço Funerário Municipal |
Mediação: Jair Tatto Simão
Pedro ( Vlamir Lima (Diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo) Pedro Henrique Dias Barbieri (Superintendente Serviço Funerário do Município de São Paulo) |