A AULAGUIA RÁPIDO PARA NÃO SER IMBECIL COM AS MULHERESNa Era do Novo Feminismo, todos precisamos reaprender a olhar e a nos relacionar com as mulheres.
Há uma nova etiqueta de gêneros a ser compreendida e utilizada, seja na sua versão privada, seja na sua versão corporativa.
Esse curso é dirigido a qualquer pessoa que queira compreender a terceira onda do feminismo e a nova agenda do empoderamento feminino.
Trata-se de uma aula prática, de 90 minutos, destinada a homens, empresas e - também! - a mulheres que desejam entender como essas mudanças vão afetar (e já estão afetando) suas vidas, suas carreiras e seus negócios.
Tudo isso com o tempero e o brilho de Brenda Fucuta, jornalista, ex-diretora de redação de
Capricho, publisher das revistas femininas da Editora Abril, e hoje sócia da empresa Design de Causas e do plataforma digital
Mulheres Incríveis.
Brenda desvendará conceitos como:
- Empoderamento feminino- Equidade de gênero- Cotas para mulheres- Chega de fiu fiu- Assédio, não!- Patriarcado- Feminismo- Transgênero- Cisgênero- Sororidade- Migas- SlutshammingAqui, um olhar sobre a estrutura básica do curso:
1. Você é machista?Teste básico para medir seu nível de conhecimento.
2. O mapa das minas- Do que estamos falando? Como o novo feminismo aparece nas nossas vidas? Quais as bandeiras que são levantadas? Quais as principais ativistas feministas da atualidade? Como elas atuam?
3. Perspectiva históricaLinha do tempo infografada que mostra os grandes movimentos feministas, suas principais reinvindicações e suas ativistas.
4. Ativismo digitalA grande força do novo feminismo é seu poder de se organizar nas redes sociais. Radiografia das maiores campanhas do novo feminismo no Brasil: como elas surgiram, cresceram e derrubaram comerciais de produtos e mancharam a reputação de pessoas e empresas nos últimos 5 anos.
5. 10 coisas que as mulheres não aceitam mais ouvir (e por quê)6. Vocabulário básicoEntenda os conceitos, as expressões e evite as frases e os pensamentos machistas.
7. Como o feminismo afeta seus negóciosHistórico das mudanças no comportamento e forças femininas dos últimos 50 anos no Brasil e tendências sócio-demográficas para os próximos 30 anos.
8. Leve para casaIndicação de livros e blogs para iniciados no assunto.
Uma provocação ímpar sobre o que significa ser mulher - e o que significa ser homem - daqui para a frente.
Inscreva-se já!
O PROFESSOR
BRENDA FUCUTABrenda Fucuta é editora do site
Mulheres Incríveis, com conteúdo inspirador sobre questões femininas contemporâneas.
Jornalista, 53 anos, mãe de Lui e Tomás, foi publisher das principais marcas jovens e femininas da Editora Abril, entre elas as revistas
Capricho,
Claudia,
Elle e
Saúde.
Nos anos 90, criou o
Prêmio Claudia, hoje a maior premiação para mulheres da América Latina.
Nos anos 2000, liderou o desenho estratégico para transformar
Capricho numa marca
teen de expressão mundial.
Até 2013, foi superintendente da Unidade de Negócios Femininos da Abril.
No site
Mulheres Incríveis, publicou entrevistas com as maiores executivas do país, entre elas Andrea Alvares, Andrea Mota, Chieko Aoki, Sonia Hess, Carla Schmitzberger, Sônia Hess de Souza, Alessandra Ginante, Tânia Cosentin, e Marise Barroso.
Em 2016, o site estreou a série
Entrevistas Feministas, fruto de reportagens com mais de 40 ativistas do novo feminismo brasileiro.
Brenda é também sócia da empresa Design de Causas.