29 jul - 2021 • 20:12 > 30 jul - 2021 • 22:00
29 jul - 2021 • 20:12 > 30 jul - 2021 • 22:00
Seminário online debate tecnologias digitais e inclusão social nas histórias em quadrinhos
Evento gratuito reúne artistas, fãs e acadêmicos para discutir a linguagem das HQs como instrumento de inclusão social
AVISOS IMPORTANTES
* As oficinas “Roteiro para games”, “HQmotion: animação de quadrinhos com After Effects” e “Análise semiótica de HQs˜ serão simultâneas (28, 29 e 30 às 20h), em salas separadas, portanto você só conseguirá participar de uma delas.
* Em cada dia do evento, o número de participantes no torneio de Fortnite será limitado aos primeiros 100 que se inscreverem pelo nosso servidor no Discord. Nos canais de chat, você encontrará todas as informações sobre o evento, tais como vagas, modalidades e horários. Haverá certificado específico da HQweek! para os jogadores.
* O certificado de participação acadêmica só será emitido para quem tiver presença mínima de 75% nas apresentações de trabalhos, palestras e mesas redondas. Durante as sessões, haverá lista de chamada pelo chat do canal da HQweek! no Youtube. O torneio e as oficinas terão certificados à parte.
* Visite a página oficial da HQweek! e fique por dentro de tudo que estamos preparando para o evento!
Em um momento no qual a economia global é fortemente impactada pela crise do novo coronavírus, há uma expectativa de que o modelo atual do mercado de quadrinhos seja completamente “redesenhado” de maneira irreversível. Esta é a oportunidade de abrir espaço para os nossos profissionais ao invés de apenas importar personagens e narrativas. A HQweek! é o ponto de encontro onde acadêmicos, profissionais e fãs se reúnem para discutir este novo modelo em todas as suas vertentes.
Na edição 2021, vamos debater as HQs como instrumento de inclusão social: as performances das identidades LGBTQIA+, racial, feminina, indígena e línguas de sinais. Mas não podemos nos limitar a falar de espaços de privilégio e grupos desfavorecidos socialmente. Por isso vamos pensar a inclusão também por meio de processos mediáticos, que alteram os formatos e a maneira como as HQs são produzidas, distribuídas e consumidas, modificando suas potências, organizações formais e conteúdos. Para isso, será importante pensar as narrativas transmídia - que se propagam em filmes, séries, jogos, brinquedos e merchandising - bem como a revolução nas práticas de ensino, sejam elas usando instrumentalmente as HQs, sejam elas no ensino das próprias HQs como teoria ou prática (na docência em Artes, Comunicação, Letras, entre outros.).
O seminário online e gratuito é organizado pelo Laboratório de Mídia Digital (LMD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB), o grupo de pesquisa Computação Semiótica e Games (CSGames) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o grupo de pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação (TEDE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o site Raio Laser. A edição deste ano conta ainda com o apoio da Gibiteca de Curitiba, o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) e a editora Letraria.
Se você é fã de quadrinhos ou se estuda sobre o assunto, inscreva-se para acompanhar a apresentação de trabalhos acadêmicos, lançamentos de obras, mesas redondas e torneio de Fortnite. Em breve abriremos inscrições para oficinas de criação de roteiros (HQs e jogos), análise de roteiros (semiótica) e animação de páginas de HQs.
Acompanhe as novidades em nossas redes sociais!
Realização: e-Keep HQweek!
Instituições parceiras
Apoio
.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
e-Keep HQweek!
A e-Keep HQweek! é formada por pesquisadores do Laboratório de Mídia Digital (LMD) da UFJF em parceria com pesquisadores do Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB, Computação Semiótica e Games da PUC-SP e do grupo de pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação (TEDE) da UFPR, além do inestimável apoio da equipe do site Raio Laser e da Gibiteca de Curitiba.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.