Fale com o produtor
Ingressinho icon

II ENCONTRO PRÉ-ABRAPSO BELÉM

27 set - 2016 • 08:00 > 27 set - 2016 • 17:00

Evento encerrado

Descrição do evento


"Subjetividades e Direitos no contexto amazônico"

8:00h - INÍCIO


RODA DE CONVERSA:
  1. ÁLVARO PALHA.
Psicólogo (CRP 10 - 3814), atua com Saúde Indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins (DSEI GUATOC) SESAI/MS; possui experiência na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e na Política Nacional de Assistência Social

2. BRUNO PASSOS.

Médico (UFPA). Pesquisador extensionista Núcleo de Artes e Imanências em Saúde (NARIS) da Universidade Federal do Pará (UFPA); Palhaço, ator e brincante de rua; integrante do grupo Casarão Viramundo.

3. FARAH MALCHER.

Graduada em Comunicação Social e em Direito (UNAMA); Especialista em Direito Penal e Processual Penal (Univ. Católica Dom Bosco) e em Ciências Forenses (CESUPA); Mestre em "Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional" (CESUPA); membro do Centro de Estudos sobre Instituições e Dispositivos Penais (CESIP/UFPA). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Analista Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

12:00 - Encerramento (manhã)

14:00 - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS.

17:00h - ENCERRAMENTO.



SUBMISSÕES DE TRABALHOS:

- ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÕES:

1) Data de envio: os resumos deverão ser encaminhados, impreterivelmente até às 00:00h do dia 23 de setembro de 2016.
2) 
Trabalhos por autor. Cada inscrito/a poderá submeter apenas um trabalho na qualidade de autor/a.
2) Tempo de apresentação: as comunicações de cada trabalho terão duração de 10 a 15 minutos, com tempo para discussão posterior à apresentação, mediado por um/a coordenador/a.
3) O título do trabalho terá no máximo 15 palavras, nome completo e eixo designado pelo/a autor/a.
4) Resumo: o resumo da comunicação deve ter entre 200 e 500 palavras; contendo: introdução (tema e problema), objetivo (o que pretendeu), relação clara com o eixo temático escolhido, orientação teórica (abordagens/ teorias e conceitos que guiaram), método (como fez e procedeu), resultados (a que chegou) e conclusões (reflexões geradas).

- OS/AS INTERESSADOS/AS DEVEM REALIZAR SUA INSCRIÇÃO SELECIONANDO A OPÇÃO "INSCRIÇÃO DE TRABALHO", PREENCHENDO OS DADOS SOLICITADOS E POSTERIORMENTE ENCAMINHANDO SEU RESUMO AO E-MAIL ABAIXO: abrapsonucleobelem@gmail.com

- AOS TRABALHOS SELECIONADOS SERÃO ENCAMINHADOS, VIA E-MAIL, O PARECER DE ACEITE.



EIXOS PARA APRESENTAÇÃO DE
 TRABALHOS:


1) Psicologia Social e as práticas na educação, formação e sociedadeTrabalhos na interface da Psicologia Social com as políticas de Educação, contextualizando a educação como se dão as práticas nas demais esferas da vida social, envolvendo o atual debate sobre educação/formação como direito e condição de aprofundamento da democracia. Também envolve estudos  críticos em relação à formação profissional: propostas político-pedagógicas, relações teoria-prática, competências, habilidades e conteúdos diretamente relacionados à Psicologia Social, ferramentas, conceituais e metodológicas, etc.

2) Histórias, teorias e práticas: os saberes e a formação na atualidade: Trabalhos que discutem diferentes perspectivas históricas e teóricas da Psicologia Social, pressupostos epistemológicos e metodológicos na produção do conhecimento e a formação em Psicologia Social, em seu compromisso com os Direitos Humanos e a problematização das políticas sociais.

3) Políticas Públicas e o contexto da Saúde na atualidadeTrabalhos desenvolvidos na interface da Psicologia Social e políticas públicas ligadas à Saúde, abrangendo a dimensão coletiva e cultural dos processos implicados, no fomento do fortalecimento do diálogo com os diferentes níveis de atenção à saúde, inserindo-se no atual debate sobre saúde como direito e condição de cidadania.

4) Políticas, direitos e movimentos sociais: desafios contemporâneos à democraciaTrabalhos que inscrevem a Psicologia Social como campo de luta pela garantia dos direitos de cidadania e democratização da sociedade. Acolhe trabalhos sobre movimentações políticas, ações coletivas, protestos (pró e antidemocráticas no Brasil atual; democracia delegativa, representativa e participativa)disputas partidárias, polaridades Norte-Sul, sectarismosformulação, implementação, análise e controle social de políticas públicas, concepções de cidadania, emancipação e/ou protagonismo social, estudos e intervenções relacionados a contextos de vulnerabilidade e risco social, práticas comunitárias, organizativas, grupos/movimentos sociais formais ou informais de resistência e luta por direitos além do debate inclusão/exclusão e desigualdade social.

5) Gênero e sexualidade: Trabalhos que focalizam as relações de poder que configuram práticas e posições de sujeito a partir de marcadores sociais como sexo gênero, orientação sexual, diversidade corporal, entre outros. Acolhe discussões a respeito de preconceito e violência de gênero, direitos humanos e sexualidade, patologização e Estado laico.


6) Assistência social e direitos humanos: as práticas e o protagonismos da infância, juventude e da famíliaTrabalhos que discutem a inserção e atuação dos psicólogos nas políticas e Assistência Social, na garantia dos direitos no contexto individual e familiar. Acolhe trabalhos que promovam o debate sobre as práticas construídas no âmbito das práticas frente à Assistência Social, à infância, juventude e famílias no Brasil, envolvendo o protagonismos e os novos arranjos familiares, desenvolvimento humano, medidas socioeducativas, do sistema jurídico, prisional e que fazem a interface entre a Psicologia Social e os Direitos Humanos.

7) Mídia, arte e subjetividadeTrabalhos que reflitam a respeito das formas como a mídia afeta as subjetividades e relação entre as diversas expressões artísticas e os processos de subjetivação na sociedade contemporânea. Acolhe trabalhos que discutam a respeito das redes sociais virtuais, papel das mídias na cultura atual, políticas públicas de comunicação, cultura do espetáculo, público x privado, virtual x real, formas de subjetivação contemporânea, estratégias de resistência e expressão. Acolhe ainda trabalhos que realizam a interface entre diferentes Políticas e Projetos Sociais e Culturais que têm como foco a garantia e promoção dos Direitos Humanos.

8) Ruralidades, cidades e produção de espaços: das relações aos territórios de existênciaTrabalhos que articulem questões no âmbito da relação pessoa-ambiente (estratégias de enfrentamento à desastres) com políticas urbanas, modelos atuais de governo e ações públicas; relações de caráter étnico-raciais, direitos sociais, grupos étnicos, políticas públicas específicas, às lutas por territórios e reconhecimento cultural, à interação entre espaços urbanos ou rurais, aos povos e comunidades tradicionais e, ainda, trabalhos na perspectiva da psicologia intercultural, assim como os modos de vida que se constituem nestes espaços.

9) Psicologia Social e TrabalhoEstudos e experiências que discutam os efeitos das transformações contemporâneas no mundo do trabalho e das políticas destinadas à geração de trabalho e renda nos processos de subjetivação. Abarca a diversidade de ferramentas conceituais e metodológicas desenvolvidas pela Psicologia Social na interface com outras disciplinas que se dedicam a este campo de pesquisa-intervenção, incluindo estudos e pesquisas que discutam o trabalho degradante, o trabalho escravo e economia solidária.


No mais, nos disponibilizamos para maiores informações informações pelo site de inscrição  ou pelo endereço de e-mail:  abrapsonucleobelem@gmail.com.

Local

Universidade da Amazônia - Alcindo Cacela

Avenida Alcindo Cacela , 287, Bloco D - Audit. 200, Umarizal

Belém, PA

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

ABRAPSO - Núcleo Belém

Contato: abrapsonucleobelem@gmail.com

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.