- OS/AS INTERESSADOS/AS DEVEM REALIZAR SUA INSCRIÇÃO SELECIONANDO A OPÇÃO "INSCRIÇÃO DE TRABALHO", PREENCHENDO OS DADOS SOLICITADOS E POSTERIORMENTE ENCAMINHANDO SEU RESUMO AO E-MAIL ABAIXO: abrapsonucleobelem@gmail.com
1) Psicologia Social e as práticas na educação, formação e sociedade: Trabalhos na interface da Psicologia Social com as políticas de Educação, contextualizando a educação como se dão as práticas nas demais esferas da vida social, envolvendo o atual debate sobre educação/formação como direito e condição de aprofundamento da democracia. Também envolve estudos críticos em relação à formação profissional: propostas político-pedagógicas, relações teoria-prática, competências, habilidades e conteúdos diretamente relacionados à Psicologia Social, ferramentas, conceituais e metodológicas, etc.
2) Histórias, teorias e práticas: os saberes e a formação na atualidade: Trabalhos que discutem diferentes perspectivas históricas e teóricas da Psicologia Social, pressupostos epistemológicos e metodológicos na produção do conhecimento e a formação em Psicologia Social, em seu compromisso com os Direitos Humanos e a problematização das políticas sociais.
3) Políticas Públicas e o contexto da Saúde na atualidade: Trabalhos desenvolvidos na interface da Psicologia Social e políticas públicas ligadas à Saúde, abrangendo a dimensão coletiva e cultural dos processos implicados, no fomento do fortalecimento do diálogo com os diferentes níveis de atenção à saúde, inserindo-se no atual debate sobre saúde como direito e condição de cidadania.
4) Políticas, direitos e movimentos sociais: desafios contemporâneos à democracia: Trabalhos que inscrevem a Psicologia Social como campo de luta pela garantia dos direitos de cidadania e democratização da sociedade. Acolhe trabalhos sobre movimentações políticas, ações coletivas, protestos (pró e antidemocráticas no Brasil atual; democracia delegativa, representativa e participativa), disputas partidárias, polaridades Norte-Sul, sectarismosformulação, implementação, análise e controle social de políticas públicas, concepções de cidadania, emancipação e/ou protagonismo social, estudos e intervenções relacionados a contextos de vulnerabilidade e risco social, práticas comunitárias, organizativas, grupos/movimentos sociais formais ou informais de resistência e luta por direitos além do debate inclusão/exclusão e desigualdade social.
5) Gênero e sexualidade: Trabalhos que focalizam as relações de poder que configuram práticas e posições de sujeito a partir de marcadores sociais como sexo gênero, orientação sexual, diversidade corporal, entre outros. Acolhe discussões a respeito de preconceito e violência de gênero, direitos humanos e sexualidade, patologização e Estado laico.
6) Assistência social e direitos humanos: as práticas e o protagonismos da infância, juventude e da família: Trabalhos que discutem a inserção e atuação dos psicólogos nas políticas e Assistência Social, na garantia dos direitos no contexto individual e familiar. Acolhe trabalhos que promovam o debate sobre as práticas construídas no âmbito das práticas frente à Assistência Social, à infância, juventude e famílias no Brasil, envolvendo o protagonismos e os novos arranjos familiares, desenvolvimento humano, medidas socioeducativas, do sistema jurídico, prisional e que fazem a interface entre a Psicologia Social e os Direitos Humanos.
7) Mídia, arte e subjetividade: Trabalhos que reflitam a respeito das formas como a mídia afeta as subjetividades e relação entre as diversas expressões artísticas e os processos de subjetivação na sociedade contemporânea. Acolhe trabalhos que discutam a respeito das redes sociais virtuais, papel das mídias na cultura atual, políticas públicas de comunicação, cultura do espetáculo, público x privado, virtual x real, formas de subjetivação contemporânea, estratégias de resistência e expressão. Acolhe ainda trabalhos que realizam a interface entre diferentes Políticas e Projetos Sociais e Culturais que têm como foco a garantia e promoção dos Direitos Humanos.
8) Ruralidades, cidades e produção de espaços: das relações aos territórios de existência: Trabalhos que articulem questões no âmbito da relação pessoa-ambiente (estratégias de enfrentamento à desastres) com políticas urbanas, modelos atuais de governo e ações públicas; relações de caráter étnico-raciais, direitos sociais, grupos étnicos, políticas públicas específicas, às lutas por territórios e reconhecimento cultural, à interação entre espaços urbanos ou rurais, aos povos e comunidades tradicionais e, ainda, trabalhos na perspectiva da psicologia intercultural, assim como os modos de vida que se constituem nestes espaços.
9) Psicologia Social e Trabalho: Estudos e experiências que discutam os efeitos das transformações contemporâneas no mundo do trabalho e das políticas destinadas à geração de trabalho e renda nos processos de subjetivação. Abarca a diversidade de ferramentas conceituais e metodológicas desenvolvidas pela Psicologia Social na interface com outras disciplinas que se dedicam a este campo de pesquisa-intervenção, incluindo estudos e pesquisas que discutam o trabalho degradante, o trabalho escravo e economia solidária.
No mais, nos disponibilizamos para maiores informações informações pelo site de inscrição ou pelo endereço de e-mail: abrapsonucleobelem@gmail.com.