21 fev - 2022 • 19:00 > 24 fev - 2022 • 21:00
21 fev - 2022 • 19:00 > 24 fev - 2022 • 21:00
Inscrições gratuitas.
Carga horária:
18h
Com uma trajetória trilhada ao longo de mais de 30 anos de existência, marcada pelo compromisso com o debate sobre a escola, o Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed/ FE/ Unicamp), agora filiado também a outras universidades públicas (LOED-UFSCar, LOED-UNESP e LOED-UFU) propõe a realização do III Seminário LOED, com temática voltada ao debate sobre a qualidade social da educação pública em tempos pandêmicos.
Em 2016, o Laboratório realizou seu primeiro seminário, com o tema: “Avaliação da Escola Pública sob o viés da Qualidade Social”. O segundo seminário Loed, ocorrido em 2019, intitulou-se “Qualidade da Escola Pública: perspectivas e desafios”. Dando continuidade a esse movimento, o III Seminário se propõe como um espaço de congregação de profissionais e interessados no debate sobre a escola, com foco na discussão sobre qualidade social. A intenção é fortalecer a análise crítica e propositiva, favorecendo o intercâmbio de conhecimentos produzidos pelas pesquisas e experiências vivenciadas no contexto escolar.
Em face do cenário pandêmico, incerto e delicado, o III Seminário, diferentemente dos anteriores, será realizado na modalidade virtual, contando com uma conferência de abertura, a ser transmitida via YouTube. Nos dias subsequentes, o seminário oferecerá Minicursos e duas Mesas Redondas, além das comunicações orais, momentos de troca de práticas, pesquisas e experiências pedagógicas. Por fim, será realizado um painel de encerramento.
19h00 - Abertura e atividade acadêmico-cultural
• Abertura
Prof. Dr. Renê José Trentin Silveira (Diretor da FE/Unicamp) e Profa. Dra. Mara Regina Leme de Sordi (Coordenadora do LOED/Unicamp)
• Atividade acadêmico-cultural
Lançamento do E-book “Qualidade da escola pública: desafios e perspectivas” - Organizadores: Profa. Dra. Mara Regina Leme de Sordi, Prof. Dr. Bruno Damien da Costa Paes Jürgensen e Prof. Dr. Marcos Henrique Almeida dos Santos
19h30 - Conferência - Qualidade social da educação pública em tempos pandêmicos
14h00 - Minicursos 1 a 5
19h00 - Mesa redonda I - Desafios da educação pública na dialética da desumanização-humanização
09h00 - Salas de Diálogo 1 a 5
16h00 - Salas de Diálogo 6 a 10
Monitoria: Profa. Mayara Duarte Pelegrini e Profa. Silvani Aparecida Ribeiro de Paiva
09h00 - Minicursos 6 a 10
16h00 - Círculos de Cultura
19h00 - A rede colaborativa do LOED: sentidos da expansão
19h30 - Palestra - Horizontes em Construção
Monitoria: Profa. Dra. Liliane Ribeiro de Mello, Profa. Dra. Fabiana Alvarenga Filipe e Profa. Dra. Claudia Pereira de Paula Sabia
Coordenador: Antônio Carlos Rodrigues de Moraes (SME-Campinas)
Monitora: Jaqueline de Meira Bisse
Este círculo de cultura possibilitará a partilha de experiências e sentidos dados à
participação e à auto-organização de diferentes atores da educação pública - mães, pais,
educadores e público participante - reconhecendo a potência da ação coletiva na
proposição de políticas de enfrentamento à pandemia e para a garantia do direito à
educação com qualidade socialmente referenciada.
Coordenadora: Profa. Maria Simone Ferraz Pereira Moreira (UFU)
Monitora: Rosangela de Souza Bittencourt Lara
Este círculo de cultura possibilitará a partilha de experiências e sentidos dados à participação e à auto-organização estudantil na vida da escola a partir da narrativa de diferentes atores: estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e público participante.
Coordenadora: Profa. Ana Cláudia da Rocha Mucci (SME-Campinas)
Monitor: Mateus Henrique do Amaral
Este círculo de cultura possibilitará a partilha de experiências e sentidos dados às múltiplas linguagens a partir da participação e de narrativas de atores de diferentes contextos, desde a educação básica até o ensino superior.
23/02/2022 – MANHÃ (9h – 11h)
Mediação: Regiane Helena Bertagna
Monitoria: Rosangela de Souza Bittencourt Lara
DESCREVER SABERES DE TODOS E CADA UM: OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINAS – SP
AFETIVIDADE E AVALIAÇÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO: construindo possibilidades rumo a qualidade social
QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA
A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA
IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
23/02/2022 – MANHÃ (9h – 11h)
Mediação: Adriana Varani
Monitoria: Danielly Daiany da Silva
A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA
“Como foi orientar o estágio na pandemia?”: sentidos da supervisão de estágio na pedagogia no contexto do ensino remoto emergencial
UM ESTUDO DO PROJETO PEDAGÓGICO ESPECIAL DA EMEF PROFESSOR ANTÔNIO DUARTE DE ALMEIDA
DOCÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: a formação continuada de professores de História da rede de educação básica no estado do Maranhão
TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
23/02/2022 – MANHÃ (9h – 11h)
Mediação: Claudia de Pádua Sabia e Rodrigo Capparelli Fonsêca
Desafios à qualidade educacional em um contexto de intensificação das reformas neoliberais
A “QUALIDADE NA EDUCAÇÃO” SOB A ÓTICA DA HEGEMONIA NO DISCURSO POLÍTICO SOBE EQUIDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
O USO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDIGENA COMO INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DE NOSSAS RAÍZES E DO COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL DE NOSSA SOCIEDADE NO ESPAÇO ESCOLAR
INFRAESTRUTURA COMO UMA DAS DIMENSÕES DA QUALIDADE DA ESCOLA: POSSÍVEIS CORRELAÇÕES ENTRE A INFRAESTRUTURA ESCOLAR E OS RESULTADOS DAS APRENDIZAGENS
PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS EM EDUCAÇÃO E O PROGRAMA AABB COMUNIDADE DA FENABB NO ESTADO DO RS
23/02/2022 – MANHÃ (9h – 11h)
Mediação: Luana Costa Almeida e Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo
A CPA NA RELAÇÃO ESCOLA- COMUNIDADE: A importância da escuta
AVALIAÇÃO NO PERÍODO PANDÊMICO: APROXIMAÇÕES
Fóruns regionais como estratégia de mobilização das Comissões Próprias de Avaliação das escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas/SP
"E AGORA, TRÊS É DEMAIS" OS DESAFIOS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
AFETO E QUALIDADE SOCIAL: A TRAJETÓRIA DE UMA DIRETORA DE ESCOLA
23/02/2022 – MANHÃ (9h – 11h)
Mediação: Liliane Ribeiro de Melo e Jaqueline de Meira Bisse
COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DO CONTEXTO DE PANDEMIA
TECENDO POSSIBILIDADES DE PROMOÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM TEMPOS PANDÊMICOS
ENSINANDO A CIDADE EM TEMPOS PANDÊMICOS: ENTRE DIFICULDADES, POSSIBILIDADES E ESPERANÇAS PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
A TEORIA DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE 2015 A 2021
DESIGUALDADE NO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E NOUTROS TEMPOS
23/02/2022 – TARDE (16h - 18h)
Mediação: Danielly Daiany da Silva
Monitoria: Renata de Fátima Gonçalves
AS DIRETRIZES DO BANCO MUNDIAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL NO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19
POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO FUNDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
IMPLEMENTAÇÃO DA META 18 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PALMAS (2017-2018): MONITORAMENTO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TOCANTINS
REDES POLÍTICAS E AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL - REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO SICREDI – COOPERATIVA DE CRÉDITO
A PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO EDUCACIONAL: UMA INVERSÃO DAS FINALIDADES EDUCATIVAS
23/02/2022 – TARDE (16h - 18h)
Mediação: Maria Simone Ferraz Pereira
Monitoria: Luciane Vieira Palma
O Método de Melhoria por Resultados (MMR) em tempos de distanciamento social: Uma reflexão entre evidências e experiências
OS DESAFIOS DO MMR PARA A QUALIDADE SOCIAL NA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
A REORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO DURANTE A PANDEMIA: PRODUÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL NA ESCOLA PÚBLICA COMO POSSIBILIDADE DE HUMANIZAÇÃO
O papel da gestão central do município de Campinas na indução das políticas participativas no contexto educacional
AS VOZES DAS TRABALHADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS EM TEMPOS PANDÊMICOS - acolhimento e incômodo
23/02/2022 – TARDE (16h - 18h)
Mediação: Mayara Duarte Pelegrini
Monitoria: Mateus Henrique do Amaral
CENTENÁRIO FREIREANO: Narrativas de professores da escola pública e a relação ensino-aprendizagem a partir da linguagem audiovisual
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA PERPASSA PELO PROCESSO DE ESCUTA: ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA PÚBLICA EM TEMPOS PANDÊMICOS
O DESAFIO DE INOVAR NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
ENSINO DA LITERATURA BRASILEIRA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO NO CAMPO DO SABER: PERSPECTIVAS E (IM)POSSIBILIDADES PARA O RETORNO PRESENCIAL EM TEMPOS PANDÊMICOS
“Além do Beleléu” – A literatura na escola pública como meio para restabelecer vínculos em tempos de pandemia
23/02/2022 – TARDE (16h - 18h)
Mediação: Marcos Henrique Almeida dos Santos
Monitoria: Rodrigo Capparelli Fonsêca
O “NOVO ENSINO MÉDIO” E OS DESAFIOS DA TRANSIÇÃO PARA A UNIVERSIDADE
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO EM TEMPOS PANDÊMICOS
PESQUISAR COM AS JUVENTUDES EM TEMPOS PANDÊMICOS
JOVENS MULHERES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA
UM ESTUDO SOBRE A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO ENSINO DE FILOSOFIA
Utilizando modelos moleculares para elucidar a correlação microscópico – macroscópico em aulas de ciências na temática dos fármacos e drogas de abuso
23/02/2022 – TARDE (16h - 18h)
Mediação: Claudia Pereira de Pádua Sabia
Monitoria: Jaqueline de Meira Bisse
AVALIAÇÃO DOCENTE SOBRE AS AÇÕES COLETIVAS PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: EDUCAÇÃO PÚBLICA EM UMA ENCRUZILHADA?
A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA (AIP) COMO UM PROCESSO POTENCIALIZADOR NA BUSCA DA QUALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS
A MEDIAÇÃO DIDÁTICA E O USO DAS PRÁTICAS ESPACIAIS COTIDIANAS PARA A FORMAÇÃO/ATUAÇÃO CIDADÃ
EDUCAÇÃO E MST: ANÁLISE SOBRE A SITUAÇÃO ESCOLAR DAS CRIANÇAS DO ACAMPAMENTO MARIELLE VIVE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
O contexto pandêmico e as astúcias das classes populares
Organização em Ciclos Escolares do Ensino Fundamental e Progressão Continuada na Cidade de São Paulo
22/02/22 - das 14h00 às 17h40
Monitor(a): Silvani Aparecida Ribeiro de Paiva
Qualidade educacional e a polissemia do conceito. Definição de qualidade social. A centralidade da avaliação externa no âmbito das políticas educacionais e a ênfase na qualidade. A avaliação externa e qualidade educacional no âmbito das políticas educacionais da rede pública estadual paulista. O processo de implementação do Programa Gestão em Foco e o Método de Melhoria de Resultados na Secretaria da Educação de São Paulo. O MMR como indutor da qualidade na rede pública estadual paulista: limitações, desafios e possibilidades.
22/02/22 - das 14h00 às 17h40
Monitor(a): Mateus Henrique do Amaral
Parte I:
- Oferecer um panorama geral sobre conceitos como equidade, meritocracia, igualdade de oportunidades, igualdade de condições, reconhecimento, interseccionalidade, a partir de autoras(es) como François Dubet, Nancy Fraser, Kathleen Lynch, Sueli Carneiro.
- Compreender como esses conceitos sustentam distintas concepções sobre Justiça Social.
Parte II:
- Discutir quais são os limites e potencialidades das teorias disponíveis para se pensar políticas públicas e práticas pedagógicas na Educação Básica, com especial atenção às questões de avaliação e qualidade educacional.
22/02/22 - das 14h00 às 17h40
Monitor(a): Jaqueline de Meira Bisse
O minicurso estará organizado em dois momentos. Numa primeira etapa trataremos dos modos como a EJA tem sido desmontada no âmbito das políticas públicas e, em contrapartida, como a qualidade social na modalidade tem sido vislumbrada e vivenciada nas práticas pedagógicas e na literatura desse campo de investigação. Neste bloco destacaremos duas dimensões da qualidade social na EJA: a escuta e o acolhimento. Para nos ajudar a pensar sobre os sentidos destas dimensões vamos dialogar com aspectos do pensamento da filósofa e ativista francesa Simone Weil e da produção fílmica do documentarista Eduardo Coutinho. Num segundo momento nos debruçaremos sobre produções de alunos e alunas da EJA (registradas em textos escritos, áudios e vídeos) com o intuito de compreender como a escuta e o acolhimento podem indicar possibilidades concretas de qualificação da educação de jovens e adultos, numa perspectiva de construção de uma educação emancipatória dos trabalhadores e trabalhadoras.
22/02/22 - das 14h00 às 17h40
22/02/22 - das 14h00 às 17h40
Monitor(a): Renata de Fátima Gonçalves
O Minicurso abordará as seguintes temáticas: ler e escrever o mundo: Paulo Freire e a alfabetização de jovens e adultos; o Círculo de Cultura como metodologia de alfabetização da "palavramundo"; notícias do esperançar: as campanhas de alfabetização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Solicita-se aos participantes que providenciem 5 folhas de papel sulfite, tesoura e material de escrita, pois haverá uma pequena oficina de produção de material alfabetizador.
24/02/22 - das 8h00 às 11h40
Monitor(a): Mateus Henrique do Amaral
O minicurso tem como objetivo debater o processo de elaboração da política da Base, seus principais atores envolvidos e as futuras ações que sua aplicação desencadeia, discutindo, por meio desse pano de fundo, a visão político-pedagógica que estrutura a BNCC, isto é, que tipo de educação e que qualidade o documento defende e como isso afeta a autonomia docente.
24/02/22 - das 8h00 às 11h40
Monitor(a): Rosangela de Souza Bittencourt Lara
Avaliação da Educação Infantil. Avaliação na Educação Infantil. Políticas de Avaliação para a Educação Básica. Avaliação da aprendizagem. Qualidade Social.
24/02/22 - das 8h00 às 11h40
O minicurso tem como proposta a apresentação do contexto em que as avaliações em larga escala ganham centralidade, induzindo uma certa concepção hegemônica de qualidade educacional, pautada, muitas vezes, em uma formação limitada para estudantes, representada em números e metas postos como inquestionáveis. Tal qualidade seria garantida a partir da responsabilidade educacional, a qual tem recaído sobre os profissionais do magistério. Em contraposição ao modelo considerado hegemônico, debateremos alguns conceitos que se contrapõem à “lógica” estabelecida, como o de qualidade social da educação e de responsabilização participativa. Pretendemos, também, dialogar com os participantes sobre o conteúdo apresentado e as experiências daqueles que desejarem compartilhar com o grupo.
24/02/22 - das 8h00 às 11h40
Primeiro momento:
- Discutir o que poderia significar uma educação matemática de qualidade social para os estudantes da educação básica;
- Apresentar algumas considerações teórico-metodológicas a respeito da Educação Matemática Crítica (EMC), processos de leitura e escrita do mundo com a matemática, bem como as possíveis formas de atuação dos professores por meio da ideia de Cenários para Investigação;
- Conhecer, por meio de experiências exitosas, como se dá o processo de ensino-aprendizagem-avaliação da matemática nestes contextos.
Segundo momento:
- Convidar os professores a refletirem sobre as práticas que consideram exitosas e que se aproximam desse referencial;
- Aprofundar a discussão sobre qualidade social para a educação matemática, esboçando indicadores e projetos que possam ser executados na educação básica.
24/02/22 - 8h00 às 11h40
Monitor(a): Luciane Vieira Palma
O Quadro com Indicadores de Qualidade Social - QS, disponível no texto “Avaliação da Qualidade social da escola pública: delineamentos de uma proposta referenciada na formação humana” (BERTAGNA et al, 2020) e elaborado no âmbito da pesquisa "A Avaliação Institucional Participativa da Escola, na Escola, com a Escola: uma estratégia para o projeto de melhoria do Ensino Público socialmente referenciado (2019-2022)" constitui-se num importante instrumento para a escola, para reflexão, discussão e apropriação de suas qualidades
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