27 set - 2016 • 08:00 > 27 set - 2016 • 18:00
27 set - 2016 • 08:00 > 27 set - 2016 • 18:00
O Governo do Estado de Mato Grosso sob coordenação da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação – MTI, Secretaria de Estado de Planejamento - SEPLAN, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – SINFRA e Secretaria de Estado de Cidades – SECID apresentam o “III Workshop de Inovação e Tecnologia com o Tema:Transformação em Obras Públicas - Gestão, Operação e Manutenção de Ativos de Infraestrutura e Edificações", com objetivo de que os empreendimentos sejam de melhor qualidade, menor prazo e custo e que atendam às necessidades do cidadão..
O termo “BIM – Building Information Modeling” tem encontrado muitas interpretações, a depender do foco que se queira dar. A origem dos conceitos advém dos anos 70, por Charles Eastman, por meio da representação digital de um processo de construção. A partir de 1987, sugiram as primeiras aplicações para esse setor.
Segundo o sr. Charles Eastman, o BIM é “uma tecnologia de modelagem e um grupo associado de processos para produção, comunicação e análise do modelo de construção”. O conceito envolve tecnologias e processos, cujo objetivo é desenvolver uma prática de projeto integrada, na qual todos os participantes convirjam seus esforços para construção de um modelo único de edifício.
Segundo a National Institute of Building Standards, Building Information Model é “uma representação digital das características físicas e funcionais de uma instalação e um recurso de compartilhamento de conhecimento para obter informações sobre uma instalação, formando uma base confiável para decisões durante o seu ciclo de vida; definido desde a sua concepção até a primeira demolição”.
Para a American Institute of Architects tem definido o BIM como um “uma tecnologia baseada em um modelo que está associado a um banco de dados de informações sobre o projeto”.
A United States General Services Administration (GSA) descreve o Building Information Modeling como “o desenvolvimento e uso de um modelo computacional de dados, não só para documentar um projeto de construção, mas para simular a construção e operação de uma nova construção ou de uma instalação modernizada. O modelo de informações de construção é resultado de um conjunto de dados referentes aos objetos, representação inteligente e paramétrica da instalação, a partir do qual, visões apropriadas de vários usuários podem ser extraídas e analisadas para gerar feedback e melhoria da concepção do projeto”.
A plataforma BIM é um modelo único para armazenamento de toda a informação de um projeto (3D, 4D, 5D, nD). Adota um modelo padronizado e distribuído (CORBA, IFC, XML), o que permite que diferentes softwares possam compartilhar essas informações com esses padrões, de forma interoperável. O objetivo é a integração total, por meio da colaboração, coordenação e gerenciamento das informações.
O BIM como modelo de informações da construção, às vezes não é suficiente para suportar a complexidade do modelo de gestão de uma organização. Por definição, o ILM – Infrastructure Lifecycle Management, permite maior integração das informações advindas de modelos de dados estruturados aos processos de gestão, garantindo maior sinergia e confiabilidade de informação de negócio da organização.
Um modelo de informações de construção (BIM), como um mecanismo de coleta e ordenação de dados multidisciplinares durante o curso de vida do projeto, permite a obtenção de dados estruturados, trazendo ao ILM grandes resultados, principalmente, para organizações que possuem a missão de gerenciar todo o ciclo construtivo das instalações – Ciclo das Instalações, desde o seu planejamento, construção até a operação e manutenção.
A principal questão está em como identificar o real aproveitamento da tecnologia BIM, e como aumentar a sinergia entre a informação estruturada existentes no modelo projetado e os processos de planejamento, construção e operação dos empreendimentos.
ASSUNTOS A SEREM ABORDADOS
ü PLANEJAMENTO DE OBRAS
ü LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS
ü ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ü CONSTRUÇÃO (EDIFICAÇÃO, INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA E AEROPORTUÁRIA)
ü OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÃO E INFRAESTRUTURA
PROGRAMAÇÃO:
Dia |
Assunto |
27 |
Tecnologia BIM –
Conceitos e Tecnologia, Aplicação em obras públicas |
Elaboração de
projetos com tecnologia BIM Qualidade,
orçamento e prazos de um empreendimento, com tecnologia BIM |
|
Tecnologia BIM na
construção, operação e manutenção de obras públicas (edificação, rodovias,
aeroportos) |
|
Apresentação de
ferramentas para a plataforma BIM |
|
Atividades de
Encerramento |
Rua J 5 Quadra 1, S/N Centro Político Administrativo
Cuiabá, MT
MTI - Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação
Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.