28 set - 2020 • 19:00 > 21 out - 2020 • 21:30
28 set - 2020 • 19:00 > 21 out - 2020 • 21:30
SOBRE
O CURSO
O
curso Os Impactos da Covid-19 na Educação e o Futuro do Material Didático
tem como objetivo central abordar as consequências da pandemia do coronavírus
para as escolas e editoras de materiais didáticos, de uma perspectiva
brasileira, e, a partir daí, situá-las dentro de alterações mais profundas que
vêm ocorrendo na Educação. O novo cenário escolar, ainda incerto, aponta para
que o chamado “novo normal” traga consigo uma série de mudanças de metodologias
dentro da sala de aula, bem como sua reconfiguração em direção a um modelo
híbrido entre o presencial e o remoto. Essas alterações impactam diretamente a
construção e apropriação dos materiais didáticos.
Este
curso on-line e ao vivo, com 14 horas de duração, envolverá os alunos em uma
discussão sobre o quanto é fundamental aos editores e demais profissionais do
mercado editorial e da educação, nos dias de hoje, conhecer a fundo o contexto
complexo em que estamos inseridos e como este impacta nos livros com aplicação
escolar, sejam eles impressos ou parte de estratégias digitais mais amplas.
OBJETIVO
PERMITIR
QUE OS EDITORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO LIVRO E DA EDUCAÇÃO ESTEJAM APTOS A:
A
QUEM SE DESTINA
CONTEÚDO
O
que você vai ver neste curso:
FACILITADORA
Profa.
Milena Steger
Milena
Steger é cofundadora da Merit Consultoria. Designer instrucional e
pedagoga pós-graduada em gestão escolar e gestão de projetos (Fundação Getulio
Vargas), é gestora pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além
de desenvolver projetos para educação a distância.
A facilitadora trará outros especialistas na área para
desenvolver partes do curso.
MÉTODO
DE APRENDIZAGEM
Aulas
a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat
online e apoio do mediador/facilitador de aula.
Os
alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30
dias após o término do curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno
desejar durante esse período.
CARGA
HORÁRIA
14
horas
DATAS
E HORÁRIOS
De 28 de setembro a 21 de outubro de 2020 (segundas e quartas)
Aula
1 – 28/09/2020
A nova realidade da educação: o
papel da escola e suas dificuldades no meio digital
Aula 2 – 30/09/2020
Sala de aula invertida: a
educação a distância que não é e-learning
Aula 3 – 05/10/2020
Aprendizagem por projetos: a
zona proximal e a prática do aprendizado
Aula 4 – 07/10/2020
Camisas de força e
superficialidade: as críticas aos conteúdos didáticos atuais
Aula 5 – 14/10/2020
Trilhas de aprendizagem:
mesclando conteúdos próprios e de terceiros
Aula 6 – 19/10/2020
Gamificação e roteiros: a
educação fora da estante
Aula 7 – 21/10/2020
Futurologia pragmática: os novos materiais
didáticos e sua comercialização
Bibliografia:
AMCO. AMCO’S Global Online Seminar. Flipped Classroom. Palestras e conteúdos disponíveis em ambiente
fechado. Acesso em Agosto de 2020.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
(Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base)
BEHAR, PATRICIA ALEJANDRA. O
Ensino remoto emergencial e a educação a distância. Disponível em https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/.
Acesso
em 16/08/2020.
CHAIKLIN, SETH. The zone of proximal development in Vygotsky’s analysis
of learning and instruction. In: Kozulin, A., Gindis, B., Ageyev, V., Miller,
S. (2003). Vygotsky’s educational theory and practice in cultural context. Cambridge: Cambridge University Press.
JOYE, C.R., MOREIRA, M.M.,
ROCHA, S.S.D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota emergencial:
em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID. Research, Society and
Development, v. 9, n. 7, e521974299, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299/3757.
Acesso em 16/08/2020.
NATIONAL POST, Kyle Hiebert. In the COVID-19 world, open source
textbooks are the way of the future. (Disponível
em https://nationalpost.com/opinion/kyle-hiebert-in-the-covid-19-world-open-source-textbooks-are-the-way-of-the-future.
Acesso em 16/8/2020.)
PEARSON. The global learner survey. Agosto de 2020. Documento de uso privado.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Casa Educação
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.