18 mar - 2017 • 14:00 > 18 mar - 2017 • 19:00
18 mar - 2017 • 14:00 > 18 mar - 2017 • 19:00
LOCAL
UTFPR - sala A-103
PALESTRA 1 - Quer ser programador(a)? Pergunte-me como!
Horário:
14h
Descrição: Vamos bater um papo com dicas sobre desenvolvimento de software, como dar os primeiros passos nessa área e onde encontrar material de suporte para construir a sua carreira.
Moderadora:
Adriana Costa: Mestra em Ciência da Computação (PUCRS), Graduada em Publicidade e Propaganda (UFMT) e Desenvolvimento de Sistemas para Internet (IFMT). Atualmente atua como Analista de Sistemas, membro da comunidade Curitiba Livre e colabora com o Software Livre auxiliando na organização de eventos da área. Administradora do blog Mulheres, Tecnologia e Oportunidades (www.mulheres.eti.br).
Convidadas:
Jaqueline Nande: Graduada em Ciência da Computação pela UFPR, casada e mãe. Desenvolvedora desde 2012 em Delphi, Java e Java Android, trabalhou com desenvolvimento de softwares, automação de testes e atualmente pesquisa na área de Interação Humano Computador sobre acessibilidade em dispositivos móveis para deficientes visuais totais.
Mary Camila: Apaixonada por computadores, tem 3 anos de experiência como desenvolvedora e atualmente trabalha com back-end e cursa o último ano de Sistemas de Informação na Universidade Positivo. Ama tecnologia e um bom desafio. Nas horas vagas joga bastante RPG sendo que tem um vício que se chama Dota 2. Está sempre tentando buscar novas mulheres para a tecnologia e incentivar as que já estão na área. Tem como missão aumentar a participação feminina na tecnologia e nos games e acredita fielmente que uma mente que se abre a novas experiencias jamais volta ao seu tamanho original.
Patty Vader: Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR. Trabalho desde 2010 com desenvolvimento web e sou uma entusiasta de tecnologias Big Data e Search Engines.
PALESTRA 2 - Machine learning no Python: uma introdução.
Horário
15h00
Descrição
Nessa palestra apresentarei uma visão introdutória sobre como podemos utilizar o Python para resolver problemas de machine learning.
Palestrante:
Patty Vader: Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR. Trabalho desde 2010 com desenvolvimento web e sou uma entusiasta de tecnologias Big Data e Search Engines.
PALESTRA 3 - Iniciativas para mulheres na tecnologia.
Horário
17h00
Descrição
A área da tecnologia ainda é predominantemente masculinizada, e as mulheres têm pouca participação e reconhecimento neste espaço. No entanto, recentemente surgiram e vêm surgindo algumas iniciativas para mudar este quadro. Iniciativas de mulheres, de militantes de todo o mundo que se mobilizam para criar e marcar seu espaço na área, para discutir, aprender e principalmente para modificar os estereótipos de gênero em torno das “ciências duras”. Nessa perspectiva, apresenta-se brevemente algumas iniciativas recentes para que as mulheres motivem-se a ocupar lugares e posições antes vistas como apenas masculinas, e para que os homens respeitem e também discutam temas sobre a participação de mulheres na área.
Palestrante:
Pricila Castelini: Mestranda em Tecnologia e Sociedade no Programa de Pós Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) UTFPR - Curitiba. Especialista em Estudos Literários e Linguísticos. Graduada em Letras - Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Estudou Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI) na UTFPR - Guarapuava.
Organização
Blog Mulheres, Tecnologia e Oportunidades
Emíli@s - Armação em Bits
Apoio:
UTFPR
DAINF
Av. Sete de Setembro, 3165, Sala A-103, Rebouças
Curitiba, PR
Emíli@s - Armação em Bits
Projeto do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus Curitiba. O objetivo do projeto é realizar ações para aumentar a representatividade feminina na área da Computação, despertando o interesse de futuras estudantes e mantendo a motivação das atuais estudantes dos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.