21 nov - 2019 • 19:00 > 21 nov - 2019 • 21:30
21 nov - 2019 • 19:00 > 21 nov - 2019 • 21:30
Tema
Depois do mundo da visão, o da linguagem natural está vivendo a sua revolução tecnológica desde 2018. Com o crescimento exponencial do poder de computação para processar sempre mais de textos, os modelos de Inteligência Artificial (IA) usando o Deep Learning (arquiteturas inspiradas pelo funcionamento das redes neurais do cérebro) começaram a “entender” a linguagem natural.
Na verdade, o uso do Deep Learning abriu as portas para a criação de verdadeiros assistentes inteligentes nas tarefas de Processamento da Linguagem Natural (PLN) como a classificação de textos, a busca de textos semelhantes, a detecção de entidades e conceitos em textos, a tradução em tempo real, a geração de resumos até a de novos textos imitando o estilo de um autor...
Com essas novas ferramentas à nossa disposição, é o momento de refletir sobre o uso da IA nas ciências sociais e em particular na sociologia, do seus impactos no ensino e na pesquisa em essas disciplinas ao desafio do papel de professor e pesquisador em ciências sociais num mundo da IA, mas também no aluno que terá ferramentas cada vez mais inteligentes, com acesso a um conhecimento ilimitado e com a capacidade de compreensão cada vez mais profunda.
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Campus Darcy Ribeiro
UnB
(entrada gratuita)
Organizadores
Fabrício MONTEIRO NEVES - Doutor em Sociologia, Professor da UnB no Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779461T6
Linhas de pesquisa: Educação, Ciência e Tecnologia
Tem experiência na área de Sociologia da ciência, do conhecimento, sociologia ambiental e teoria social com ênfase em teoria dos sistemas sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: Produção do conhecimento e diferença centro/periferia; tecnologia e sociedade; hierarquias científicas; internacionalização da ciência.
Sayonara DE AMORIM GONÇALVES LEAL - Doutora em Sociologia, Professora da UnB no Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795599Z4
Linhas de pesquisa: Educação, Ciência e Tecnologia e Política, Valores e Sociedade
Os temas de interesse são: a participação de tecnologias da informação e da comunicação em processos da vida social e em regimes de praxiologia comunicativa, regimes de capacidades de atores sociais em disputas e controvérsias tecnocientíficas, novos formatos de participação pública em tempos de "democracia digital" (usos e construção de mídias sociais, aplicativos, plataformas tecnológicas).
Pierre GUILLOU - Consultor em Inteligência Artificial e Deep Learning
Desde 2016, Pierre Guillou atua na área da Inteligência Artificial (IA) depois de 20 anos na França nas áreas das telecomunicações, da acessibilidade à Internet e da comunicação digital. Em Brasília, lançou com outras pessoas diversas iniciativas na IA:
Grupo semanal de Estudo do Deep Learning (DL)
2 grupos online (DL e IA) no site meetup.com (700 membros)
Conferências, palestras e cursos sobre a ética em IA e o uso da IA nos negócios (Semana do DL na UFG em Goiânia, Banco do Brasil, CDT, ICS/Unb, Espaço Ei!)
Workshop sobre a IA no DF (Fapdf, Biotic)
Publicações online no site medium.com (recursos, guias e modelos de IA)
Em setembro de 2019, publicou um modelo de linguagem para o português que permitiu de alcançar quase 98% de acurácia na classificação de textos legais do TCU. No mesmo tempo, ele começou a ensinar o Deep Learning ao Grupo de IA da UnB (IEEE/CIS).
Palestrante convidado
Jean-Claude MIROIR - Doutorado em Literatura, Professor adjunto da UnB no departamento de Letras Estrangeiras e Tradução (LET)
Linhas de pesquisa: Tradução especializada; Linguística de corpus; Ferramentas de apoio à tradução; Processamento de línguas naturais.
Tem experiência na área de Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução literária, crítica de tradução, teoria da tradução, tradução especializada (jurídica, econômica e financeira, Search Engine Optimization - SEO), localização (websites, softwares, videogames), legendagem, linguística de corpus e linguística computacional (processamento de línguas naturais, aprendizado por máquina). Pesquisador no grupo de pesquisa COMPLETT - Corpus Multilíngue para Pesquisas em Línguas Estrangeiras, Tradução e Terminologia (UnB).
UNB Área 1, 21
Brasília, DF
Departamento de Sociologia (SOL, ICS/Unb)
O Departamento de Sociologia – SOL – existe desde 1983 e atende atualmente cerca de 1900 alunos de diversas áreas do conhecimento de nossa universidade. Acolhe mais de 700 alunos na graduação e cerca de 120 na pós-graduação incluindo mestrado e doutorado . Atualmente o departamento conta com 28 Professores (as), todos doutores e/ou pós-doutores e 09 técnicos administrativos.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.