16 out - 2019 • 13:30 > 16 out - 2019 • 17:00
16 out - 2019 • 13:30 > 16 out - 2019 • 17:00
Jornada: Afro-empreendedorismo
Conferência e painéis sobre liderança e educação
O que ensina o afro-empreendedorismo?
O porquê da jornada: “A população negra é o grupo que mais abre novos
negócios no Brasil, mas é aquele que menos fatura. De acordo com o Global
Entrepreneurship Monitor de 2017, pesquisa realizada em parceria com o SEBRAE, negros correspondem
a 51% dos empresários do país, porém, formam apenas 1% daqueles que ganham de
R$ 60 mil a R$ 360 mil e totalizam 60% dos empreendedores que não lucram nada.
Para mulheres negras, no entanto, manter empresas de pé pode ser uma tarefa
especialmente desafiadora.” Época Negócios, Novembro, 2018
Participe desta jornada!
As vagas são gratuitas e limitadas. Inscreva-se!
Programação
José Vicente (Reitor
Faculdade Zumbi dos Palmares)
Marcelo Knobel (Reitor
Unicamp)
Newton Frateschi (Diretor
Executivo Inova Unicamp)
Com Odair Marques da Silva (Núcleo de Informática Aplicada à Educação: NIED - Unicamp)
Quais fatores despertaram seu espírito empreendedor? Como se deu a concepção do projeto empresarial? Quais são os principais marcos da trajetória da sua empresa? Quais foram as principais adversidades surgidas e superadas? Quais foram os obstáculos enfrentados no âmbito familiar? Como foram superados? Quais são as lições apreendidas para a construção do futuro? Com referência a juventude, quais são as habilidades, atitudes e comportamentos determinantes para a concepção e realização exitosa de um projeto empresarial?
Com Graciane Martins (fundadora da Taxifly) e Leonardo Gross (fundador da DigitalHealth Works)
Quais são as
características pedagógicas que promovem o empreendedorismo nas novas gerações?
Como levar práticas de empreendedorismo à sala de aula? Como desenvolver
práticas de cultura empreendedora na escola que conduzam a um projeto de vida significativa?
Quais são as possibilidades de trabalho com a pedagogia empreendedora, por meio
da criação de um projeto empreendedor? Quais são as lições aprendidas na sua
prática de educação empreendedora? Quais são as habilidades, atitudes e comportamentos
determinantes para a concepção e realização exitosa de um projeto empresarial?
Moderador - Prof. Newton Frateschi (Diretor Executivo Inova Unicamp)
Sobre os convidados
Pós-graduado em Análise de Sistemas pela PUCCAMP e Mestrado em Gestão da Qualidade pela FEM/UNICAMP. Docente na Pós-graduação em Pedagogia Social e membro do GEPESAC – Grupo de Pesquisa em Educação Social – UNISAL/Campinas/SP. Participou do projeto TIME, Tecnologias e Mídias Interativas na Escola, coordenado pelo NIED. Doutorou-se na UTAD/Portugal, em Ciências da Cultura e objeto de investigação no Museu da Língua Portuguesa.
Fundadora e CEO da TaxiFly, uma plataforma global de aviação executiva; co-fundadora de empresas ligadas às àreas de Tecnologia da Informação. Ex-diretora e idealizadora da área mundial de “Campuseiros Apresentam” da Campus Party. É graduada em Mídias Digitais pela Metodista e possui MBA em Digital Business pela Fiap.
Empreendedor, investidor, mercadólogo, expert em healthcare innovation. Membro do Conselho Consultivo da iDDNA. É membro titular do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde CBEXs; mentor do Programa SEBRAE Startup SP e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp); co-fundador do Ecossistema VIVA Startups; co-fundador do portal de notícias em saúde digital DigitalHealth.Works; líder de comitê de inovação da Santa Casa de Vinhedo; líder de comitê das health techs do inovaBra habitat. Foi executivo sênior na área de marketing e desenvolvimento de negócios para Grupo Strattner por mais de 10 anos.
Paulo Lemos
Docente na FACAMP, autor do livro "Universidades e ecossistemas de empreendedorismo - A gestão orientada por ecossistemas e o empreendedorismo da Unicamp". Foi coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação Inova Unicamp. É professor da Coursera, maior plataforma global de educação online, e da Casa do Saber-SP. Colaborador da Escola de Extensão e pesquisas na Unicamp. Faz parte da rede brasileira de professores especialistas em empreendedorismo do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora - Fundação Dom Cabral.
Raoni Cusma de Paula
Especialista em design de conceito e formação ágil de empreendedores, professor de inovação e tópicos avançados na Faculdade Oswaldo Cruz. Fundador da Orolab, empresa especializada em design de conceito, sócio da Cusman, especializada em inteligência estratégica para o mercado de perfumaria e cosméticos, cocriador do Pitcha ABC, o 1º processo de pré-aceleração especializado em projetos de P&D para cosméticos, e do B2B Talk- Beer, Business, Ideas.
Ana Minuto
Formada em Sistema da Informação e MBA em Gestão de Serviços de TI ambos pela FIAP e MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Atua nas áreas de Empregabilidade, Empreendedorismo, Liderança Feminina, Diversidade. É fundadora da Ana Minuto Coaching, uma consultoria com missão de transformar e potencializar vidas e negócios de afrodescendentes. Consultora de Diversidade, madrinha de Embaixadas Geração de Valor e Mentora de Startups, Design Thinking Facilitadora da Rede Mulher Empreendedora. Autora do livro “15 Segredos da Prosperidade” e co-autora de “Quais de Mim Você Procura na Educação”.
Realização
Apoio
Esta é uma programação
especial complementar à exposição Pioneiros e Empreendedores - A saga do
desenvolvimento no Brasil
Em cartaz no Palácio
dos Campos Elíseos até 01 de dezembro.
De terça-feira a
domingo, das 10h00 às 17h00
ENTRADA FRANCA
Avenida Rio Branco, 1269 Campos Elíseos
São Paulo, SP
Centro de Referência em Economia Criativa
Ponto de encontro para empreendedores da tecnologia e da economia criativa que tem como objetivo promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos negócios tecnológicos e criativos, reconhecendo o papel central da inovação em um mundo cada vez mais digital e dinâmico.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.