24 mar - 2024 • 11:24 > 25 mar - 2024 • 19:00
24 mar - 2024 • 11:24 > 25 mar - 2024 • 19:00
JORNADA DE LIVES
CENTENÁRIO FRANCO BASAGLIA
O psiquiatra Franco Basaglia é a expressão da Reforma Psiquiátrica e da luta contra a violência e pelo tratamento em liberdade. Ele expressa um "coletivo" internacional que inventou a atenção, o cuidado e a inclusão social da loucura. Para comemorar os 100 anos de seu nascimento, o Centro de Estudos Ítalo-brasileiro Franca e Franco Basaglia (CIAO), em parceria com o Instituto Gregorio Baremblitt (IGB) apresentam a jornada CENTENÁRIO FRANCO BASAGLIA. Serão três encontros de 2h, às segundas-feiras do mês de março de 2024. Haverá emissão de certificados.
Franco visitou o Brasil pela primeira vez em 1978, convidado pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise, Grupos e Instituições (IBRAPSI) - fundado por Gregorio Baremblitt, Chaim Katz e Luís Fernando de Mello Campos - para participar do "Primeiro Simpósio Internacional de Psicanálise, Grupos e Instituições", no Rio de Janeiro. Este momento histórico se deu poucos meses após a aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica Italiana, que ficaria conhecida como a “Lei Basaglia” (Lei 180, 1978). Foi a primeira vez na história em que se prescrevia a extinção dos manicômios em toda a extensão de um território nacional, e seu impacto e sua vinda ao Brasil ajudou a consolidar a postura da luta antimanicomial brasileira.
TEMAS:
Live 1. 11/03
Basaglia e o movimento anti-institucional
Trata dos eventos, coletivos e circunstâncias para o surgimento da luta anti-institucional, antimanicomial, da psiquiatria democrática e da crítica aos manicômios e às demais instituições sociais excludentes.
Margarete Amorim (Mediadora), Suellen Ananda Fraga, Paulo Amarante, Ernesto Venturini, Maria Stella Brandão Goulart e Gregorio Esteban Kal Kazi
Assista pelo: https://youtube.com/live/OZ4Y42ucGgA
Live 2. 18/03
Basaglia: Franco e Franca
Enfoca Basaglia como sujeito coletivo, explicitando a rede de colaboradores italianos - seus arranjos, conflitos, dificuldades e conquistas.
Assista pelo: https://youtube.com/live/iEGtDD3kvVo?feature=shareLive 3. 25/03
O legado basagliano: a Liberdade é terapêutica
Enfatizaremos a discussão dos projetos e práticas do tratamento em liberdade que foram desenhadas ao longo do tempo presente, procurando desenhar um futuro pautado na diversidade e no acesso à cidadania e à existência digna e significativa.
Nos encontros, professores do Centro de Estudos Ítalo-brasileiro Franca e Franco Basaglia (CIAO), do Instituto Gregorio Baremblitt (IGB), e convidadas/dos/des irão apresentar uma síntese sobre vida, obra e impacto da presença do psiquiatra Franco Basaglia no Brasil.
Assista pelo: https://www.youtube.com/watch?v=0fe0zsb4Fz
COORDENADORES:
Maria Stella Brandão Goulart (CIAO) CRP 04/4060
Psicóloga social, com pós-doutorado em Saúde Mental (Fundação Oswaldo Cruz), doutorado e mestrado em Sociologia (Universidade Federal de Minas Gerais), além de Especialização em Saúde Pública. É coordenadora do Centro de Estudos Ítalo-brasileiro Franca e Franco Basaglia (CIAO) e docente da Universidade Federal de Minas Gerais e outros centros de formação, tendo desenvolvido diversas pesquisas sobre a história e atualidade da Reforma Psiquiátrica e Política de Saúde Mental na Itália e no Brasil. Ela é autora de livros e diversos artigos, além de ter experiência sindical e em intervenção psicossocial.
Ernesto Venturini (CIAO)
Psiquiatra, coordenador do CIAO e integrante da Psiquiatria Democrática italiana. Participou ativamente da Reforma Psiquiátrica italiana, em diversas práticas de desinstitucionalização e construção de redes de atenção e reabilitação psicossocial. Assessorou a construção da legislação de Saúde Mental brasileira como representante da OPAS. É colaborador de diversas universidades e centros de formação e autor de importantes livros e artigos sobre a luta antimanicomial.
Margarete Amorim (IGB) CRP 4967/04
Psicóloga Clínica, Organizacional e do Trabalho. Coordenadora do Instituto Gregorio Baremblitt (IGB). Doutora em Psicologia Social. Mestre em Educação. Esquizodramatista Clínica e Institucional. Consultora em Gestão de Equipes, Grupos e Políticas Públicas. Disparadora da Pedagogia Klínica - o Esquizodrama na Educação. Investiga o que pode o esquizodrama como práxis do contemporâneo. Integra o coletivo do IGB desde 1996, sendo uma de suas fundadoras.
CONHEÇA:
CENTRO DE ESTUDOS ÍTALO-BRASILEIRO FRANCA E FRANCO BASAGLIA (CIAO)
Espaço de fomento de reflexão e práxis basagliana. O CIAO opera através de coletivos gestores e da divulgação e produção de pesquisa, conteúdos, livros e artigos (italianos e brasileiros), compartilhando uma preciosa biblioteca e documentação histórica sobre os temas Reforma Psiquiátrica e Políticas de Saúde Mental emancipadoras e inclusivas nos dois países. Isso se dá pela construção ativa de conexão entre iniciativas italianas e brasileiras, com ênfase na promoção de encontros e debates.
O INSTITUTO GREGORIO BAREMBLITT
O Instituto Gregorio Baremblitt (IGB) se dedica desde a década de 1990 a formações, intervenções clínicas e institucionais, publicações e eventos relacionados ao Esquizodrama, à Análise Institucional e à Esquizoanálise, assim como às teorias e práticas afins. A utopia que move esse coletivo é a intensificação de novos modos de existir e devir, que inventam mundos mais livres, justos, fraternos e ecológicos.
A época contemporânea em que vivemos, na que misturam tempos cronológicos com outros arquivos presentes e proto futuros, destacamos questões que se mostram como dominantes, ou paradoxos, ou como contradições insolúveis. Não obstante, é frequente vê-las mudar para novas concepções, invenções e/ou criações a partir de fontes e estatutos inimagináveis. Por exemplo, o esquizodrama, criado e desenvolvido por Baremblitt e seus colaboradores, desde 1970.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Instituto Gregorio Baremblitt
Saiba mais sobre o instituto, acessando nosso site: www.igbbh.com.br
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.