Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Jornadas Técnicas do Patrimônio Cultural - IEPHA 11ª Edição

Carregando recomendações...

Jornadas Técnicas do Patrimônio Cultural - IEPHA 11ª Edição

27 set - 2023 • 10:00 > 27 set - 2023 • 12:00

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Jornadas Técnicas do Patrimônio Cultural - IEPHA 11ª Edição

27 set - 2023 • 10:00 > 27 set - 2023 • 12:00

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Descrição do evento

Na próxima quarta-feira, dia 27 de Setembro , teremos mais uma Jornada Técnicas do Patrimônio Cultural, que será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do IEPHA/MG, a partir das 10h (horário de Brasília). A edição de número 11 traz os convidados Profa. Dr(a) Lúcia Pompeu de Freitas Campos - UEMG que abordará o tema "O choro como patrimônio cultural do BrasilDr. Bruno Vinícius Leite de Morai falará sobre "Samba Cidade Nova e Clubes Negros: reflexões para uma identificação"

A presente edição traz uma reflexão sobre os sons, cantos, músicas e ritmos como expressão do patrimônio cultural de Minas Gerais e do Brasil. A Jornada abordará o processo de reconhecimento do choro como patrimônio cultural brasileiro e uma reflexão sobre as possibilidades de identificação do Samba Cidade Nova e dos Clubes Negros.

Sobre as nossos conferencistas:
Profa. Dr(a) Lúcia Pompeu de Freitas Campos - UEMG

Professora da Escola de Música - Universidade do Estado de Minas Gerais. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Artes e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Práticas Musicais da UEMG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ/UEMG). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da UEMG (2019-2021). Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Mestre em Antropologia (2009) e Doutora em Música, História e Sociedade (2016) pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, França. Graduada em Letras (português-francês, 2001) e Música (Licenciatura - 2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ministra disciplinas nas áreas de Etnomusicologia, Educação Musical e Música Popular. Foi bolsista e/ou desenvolveu projetos de pesquisa com apoios da CAPES, da Comissão Europeia, da FAPEMIG, do IPHAN e da ProPPG/UEMG. Foi uma das coordenadoras do processo de registro do choro como patrimônio cultural pelo IPHAN. Coordenou o projeto de residências artísticas Territórios de Invenção (2016 e 2018), convênio da Fundação de Educação Artística e da Secretaria de Estado de Cultura de MG. Atua nas áreas de Música, Antropologia e Educação, com ênfase em: etnografia das práticas sonoras, culturas afrodiaspóricas, patrimônio cultural imaterial, processos de aprendizagem musical e decolonialidade. É sócia efetiva da Associação Brasileira de Etnomusicologia, da Associação Brasileira de Educação Musical, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e da Associação Brasileira de Antropologia. E-mail: lucia.campos@uemg.br 


Dr. Bruno Vinícius Leite de Morais

Doutor em História e Culturas Políticas pela UFMG com os temas de história política e antirracismo na música popular brasileira entre os anos de 1960 e 1988. Possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em História e Culturas Políticas na mesma instituição. Atua nas áreas de História, com ênfase em História Política, História Cultural do Político, História Intelectual Antirracista, História da música popular brasileira no século XX, História da black music brasileira, História contemporânea, História do Brasil Republicano, Questão racial e História da ditadura militar brasileira.



Mediador: 

Dr. Luis Gustavo Molinari Mundim  

Pesquisador, gestor público e professor universitário. Doutor em História Social da Cultura pela UFMG, mestre e graduado em história pela mesma instituição. Analista concursado do IEPHA/MG, desde 2006, atuando como Gerente de Patrimônio Imaterial (2010 a 2017), Gerente de Identificação e Pesquisa (2017 a 2021), e Diretor de Promoção (2021 a 2023). Conselheiro no CONEP – Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (2015 a 2017). Membro do Capítulo Latino-americano e Caribenho (LACC) da Association for Preservation Technology (APTi) (2020). Professor na pós-graduação em Patrimônio Cultural da PucMinas (2020) e UEMG (2022). Pesquisador em História Social da Cultural, com ênfase em História do Brasil colonial; Cartografia histórica; América colonial; História moderna; Escravidão negra na Iberoamérica. Atuação na extensão universitária; ensino, produção de material didático. Experiência de mais de 18 anos na execução e coordenação de projetos relacionados ao patrimônio cultural como: Inventários; registros; tombamentos; laudos, planos de salvaguarda; recuperação de bens desaparecidos, avaliação de projetos culturais, cursos de formação profissional e universitária. Nos últimos anos tem se dedicado a projetos de inventários participativos com a formação de gestores e treinamento de equipes para a identificação de bens culturais com uso de mapas de percepção.

As Jornadas Técnicas do Patrimônio Cultural do IEPHA/MG visam promover o diálogo com especialistas e profissionais atuantes no campo do patrimônio cultural, sobre os mais variados temas. A iniciativa corrobora com os princípios da instituição de debater e promover o conhecimento entre agentes e a sociedade. A ação se configura como um importante canal de diálogo, interlocução e troca de experiências em torno do patrimônio cultural.

Jornadas Técnicas do Patrimônio Cultural - 11ª Edição Data: 27/09/2023 Horário: 10h às 12h

Transmissão: Canal do IEPHA-MG, no YouTube Link Youtube

Inscrições pelo Sympla

Os certificados ficarão disponíveis para download na plataforma Sympla após o término do evento.


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Iepha/MG

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, Iepha-MG, é uma fundação vinculada à Secretaria de Estado de Cultura que atua no campo das políticas públicas de patrimônio cultural. Cabe ao Instituto pesquisar, proteger e promover os bens culturais de natureza material e imaterial de Minas Gerais, em parceria com os órgãos municipais e federal. Para mais informações, acesse: iepha.mg.gov.br

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.