12 dez - 2023 • 11:35 > 12 dez - 2023 • 12:30
12 dez - 2023 • 11:35 > 12 dez - 2023 • 12:30
TEMA: "Patrimônio Sensível e Direitos Humanos"
As Jornadas Técnicas do Patrimônio Cultural do IEPHA/MG visam promover o diálogo com especialistas e profissionais atuantes no campo do patrimônio cultural, sobre os mais variados temas. A iniciativa corrobora com os princípios da instituição de debater e promover o conhecimento entre agentes e a sociedade. A ação se configura como um importante canal de diálogo, interlocução e troca de experiências em torno do patrimônio cultural.
A iniciativa corrobora com os princípios da instituição de debater e promover o conhecimento entre agentes e a sociedade. A ação se configura como um importante canal de diálogo, interlocução e troca de experiências em torno do patrimônio cultural. A presente edição trará reflexões sobre lugares de memória sensíveis e abordará os pleitos de proteção relacionados à Fazenda Guarani, local de referência dos indígenas Pataxó em Carmésia e aos hospitais colônias em Minas Gerais, e de forma geral, patrimônio da ditadura, prisional e hospitalar.
Convidadas:
Luiza Porto - Bacharel em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2023. Possui formação extensiva em História do Tempo Presente pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Escreve trabalhos na área de concentração em História do Tempo Presente, em história oral e patrimônios culturais.
Déborah Neves - é servidora pública na Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, na elaboração de políticas de preservação do patrimônio e subsídio técnico ao Condephaat – (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. É historiadora, mestre pela USP e Doutora em História pela Unicamp, com pesquisa que analisa as transformações urbanas na cidade de São Paulo durante a Ditadura Civil Militar (1965-1976), bem como sobre lugares de memória relacionadas às ditaduras em Buenos Aires e São Paulo, por meio de memoriais e museus. É Coordenadora do Grupo de Trabalho Interinstitucional Memorial Doi-Codi, em São Paulo.
Mediadora
Angela Dolabela - Analista em gestão, proteção e Restauro do Iepha-MG, Gerente de Patrimônio Cultural Material.
Certificados serão emitidos a partir da inscrição na plataforma Sympla.
Transmissão: Canal do IEPHA-MG, no YouTube
Inscrições pelo Sympla
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Iepha/MG
O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, Iepha-MG, é uma fundação vinculada à Secretaria de Estado de Cultura que atua no campo das políticas públicas de patrimônio cultural. Cabe ao Instituto pesquisar, proteger e promover os bens culturais de natureza material e imaterial de Minas Gerais, em parceria com os órgãos municipais e federal. Para mais informações, acesse: iepha.mg.gov.br
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.