03 mar - 2018 • 16:00 > 03 mar - 2018 • 19:00
03 mar - 2018 • 16:00 > 03 mar - 2018 • 19:00
Primeiro encontro da série Literatura Brasileira e Cachaça
> José Lins do Rego: Por dentro do engenho
Por Maurício Ayer*
Memorialista da zona canavieira da Paraíba, José Lins do Rego nos faz imergir na paisagem cachaço-açucareira do Nordeste, principalmente no seu Ciclo da Cana-de-Açúcar, que compreende os romances Menino de Engenho, Banguê e Usina, entre outros. Na narrativa do escritor paraibano, é possível evocar com todos os sentidos a famosa sentença de Luís da Câmara Cascudo para se referir à região nordestina desde meados do século 17: “onde mói um engenho, destila um alambique”. Nesse universo, cachaça e açúcar são complementares.
O Ciclo do Cangaço, com Pedra Bonita, Fogo Morto e Cangaceiros, dá destaque a um personagem especial: o aguardenteiro, o contrabandista de aguardente. Junto com os barris de cachaça, carregados em tropas de mulas, ele faz circular informações, alimentos, roupas e outros produtos entre o engenho, a cidade e o sertão dominado pelos capitães do cangaço. O aguardenteiro é, então, uma figura chave na articulação entre as instâncias daquela sociedade.
No encontro, vamos ler trechos de alguns romances e conversar sobre essas leituras. Enquanto isso, vamos conhecer as excelentes cachaças da Paraíba, produzidas tradicionalmente na chamada Região do Brejo, em cidades como Areias e Alagoa Nova, entre outras.
Leituras: Menino de Engenho; Banguê; Fogo Morto; Cangaceiros.
Degustação: Aguardentes da Paraíba.
____
*Maurício Ayer é doutor e pós-doutor em literatura pela USP e Universidade de Paris 8, além de escritor, tradutor, editor e sommelier de cachaça. Autor do blog Molhando a Palavra: cachaça e literatura, convenceu-se de que tudo está ligado com tudo e se dedica a procurar os fios de conexão. A cachaça tem ajudado muito nesse processo.
Rua Conselheiro Ramalho, 945 Bixiga
São Paulo, SP
Outras Palavras
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.