18 abr - 2022 • 18:00 > 18 abr - 2022 • 19:00
18 abr - 2022 • 18:00 > 18 abr - 2022 • 19:00
O Museu do Pontal realiza no próximo dia 18 de abril de 2022, às 18h, em seu canal no YouTube, a live “Mulheres indígenas na cerâmica”.
A live será apresentada pela historiadora Juliana Pereira e contará com palestras de Francy Baniwa, antropóloga, pesquisadora e professora nascida na Terra Indígena Alto Rio Negro; Waxiaki Karajá, professora e pesquisadora que irá falar sobre a tradição das bonecas de cerâmica feitas pelo seu povo; e a antropóloga Chang Whan, que tem pesquisas e trabalhos realizados na área de arte e cultura material indígena, em especial sobre os Karajá da ilha do Bananal, estado de Tocantins.
A cerâmica tem presença fundamental na cultura material indígena, nas mais diversas etnias e povos indígenas no Brasil. O objetivo desta conversa aberta é entender a questão da cerâmica é vista em diferentes contextos, a partir da perspectiva feminina e indígena – na aldeia, inserida na vida cotidiana; a dimensão ritual; e sua compreensão como parte do patrimônio imaterial e dos museus.
E, ainda, de que maneira se articula a produção da cerâmica, e que relações são estabelecidas a partir dela: memória, construção de conhecimento, cotidiano da roça e da feitura dos alimentos, no estabelecimento das relações identitárias e na manutenção dos vínculos intergeracionais.
A coleção do Museu do Pontal conta com duas bonecas karajá, que podem ser vistas pelo público na exposição Novos ares: Pontal reinventado, junto ao texto de Waxiaki Karajá escrito especialmente para a exposição. Em um trecho, a pesquisadora explica que “As ritxoko são as nossas bonecas de cerâmica feitas com a mistura de argila e cinzas da madeira “cega-machado”. (…) Atualmente as ritxoko são modeladas em diversos formatos: animais, mulheres em afazeres do dia a dia, moças e rapazes em trajes tradicionais de rituais, guerreiros, mitos e famílias. Em tempos antigos, eram feitas apenas nas famílias para serem usadas como brinquedos das meninas, e as mães, avós e tias mostravam a função de cada membro da família para que as meninas crescessem já sabendo o papel de cada um e assim praticar e passar adiante nossos costumes quando chegasse a idade.”
O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à cultura, tem o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico. BNDES, Itaú, Repsol Sinopec e Ternium, também por meio da lei de incentivo, e ainda a Prefeitura do Rio, são
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Museu do Pontal
Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo - resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque - é composto por cerca de 9.000 peças de mais de 300 artistas brasileiros. Em 2021, o Museu irá ganhar uma nova sede, na Barra da Tijuca, construída especialmente para abrigar o acervo com mais segurança e proporcionar maior conforto ao público.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.