Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

[LIVRO] ALTO DA GLÓRIA - fragmentos de uma história (Lançamento) ** VAGAS ENCERRADAS **

Eventos para você

[LIVRO] ALTO DA GLÓRIA - fragmentos de uma história (Lançamento) ** VAGAS ENCERRADAS **

19 abr - 2023 • 18:00 > 19 abr - 2023 • 22:00

Evento encerrado

[LIVRO] ALTO DA GLÓRIA - fragmentos de uma história (Lançamento) ** VAGAS ENCERRADAS **

19 abr - 2023 • 18:00 > 19 abr - 2023 • 22:00

Evento encerrado

Descrição do evento

COMUNICADO:

** Vagas esgotadas para a mesa-redonda ** 

20h - Sessão de autógrafos com Ingresso Livre

--


Lançamento do Boletim Casa Romário Martins e Exibição do Documentário 

“Alto da Glória: fragmentos de uma história”



Quando: 19 de abril de 2023 (quarta-feira)

18h - Abertura do Palacete

18h30 às 20h - Mesa-redonda com Amélia Siegel Corrêa, Zeca Fernandes e Key Imaguire Jr. 

20h - Sessão de Autógrafos 




O Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões recebe o lançamento do livro “Alto da Glória: fragmentos de uma história” de autoria da socióloga e pesquisadora Amélia Siegel Corrêa em parceria com a historiadora Solange Rocha. Com prefácio escrito pelo prefeito Rafael Greca de Macedo, a publicação integra as edições do Boletim da Casa Romário Martins, publicado pela Fundação Cultural de Curitiba. Também será exibido na ocasião o curta-metragem homônimo desenvolvido a partir da pesquisa.

Fontes documentais inéditas, arquivos históricos, jornais, documentos, mapas, livros, imagens, fotografias e entrevistas com descendentes dos moradores e antigos funcionários da casa foram materiais usados na reconstrução dessa memória que conta também parte da história de Curitiba. Tanto o livro quanto o documentário apresentam os principais fatos que envolvem a formação deste tradicional bairro curitibano no qual famílias vinculadas à erva-mate se estabeleceram, e revelam a importância da região como patrimônio histórico e cultural do estado. “A história do Alto da Glória se confunde com a história da modernização de Curitiba, viabilizada em grande parte pela expansão da produção e exportação de erva-mate, que, por sua vez, se configurou a partir de algumas famílias tradicionais do Paraná, responsáveis por investir na cultura e no desenvolvimento da cidade”, ressalta a pesquisadora. 

Os anos iniciais da formação do bairro são repletos de histórias fascinantes, envolveram personagens importantes da cidade, muitos deles, inclusive, nomeiam ruas como: o Desembargador Agostinho Ermelino de Leão, o Comendador Fontana e o arquiteto Cândido de Abreu, prefeito de Curitiba (nos anos 1892/1893 e de 1913 a 1916), entre outros. A pesquisa se preocupou em apresentar novas leituras da história propondo um olhar contemporâneo, crítico e abrangente sobre a formação do bairro, incluindo e recuperando a participação de mulheres como Maria Clara de Abreu Leão, Dolores Leão, Maria Bárbara Correia Leão, bem como de imigrantes, como o italiano Antônio Dallegrave, figura central na construção da Capela da Glória, inaugurada em 1896. 

 

O evento de lançamento do livro será no espaço que inspirou o projeto, o Palacete Leão Jr. A programação conta com a exibição do documentário, um bate-papo da autora com o jornalista e professor da UFPR, José Carlos Fernandes, e Key Imaguire Jr., arquiteto urbanista e professor da UFPR. Após a mesa-redonda haverá a sessão de autógrafos com a autora. “Fiquei maravilhada com a beleza e o requinte da casa, o nível de detalhes das portas de madeira, os vitrais, o teto ornamentado, o chão ladrilhado, a varanda! Quis saber mais sobre como era a vida ali e sobre o contexto em que uma casa como aquela foi construída. Percebi que existiam lacunas na história e uma boa oportunidade para uma pesquisa mais aprofundada”, conta Amélia

O Boletim “Alto da Glória – fragmentos de uma história” recursos do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba / Prefeitura Municipal de Curitiba. A publicação impressa será distribuída gratuitamente no lançamento. Em breve a versão online estará disponível para download gratuito.


O documentário pode ser visto no Canal Youtube da Fundação Cultural de Curitiba: https://youtu.be/6SFHAaIyUoQ



Sobre a pesquisadora: Amélia Siegel Corrêa é doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Autora de diversos artigos e capítulos de livro, publicou ‘Alfredo Andersen: retratos e paisagens de um norueguês caboclo’ (Alameda Editorial, 2014). Atua como curadora e pesquisadora nas áreas de patrimônio cultural, história das exposições, museus, mulheres artistas e História do Paraná. Professora da Pós-Graduação em História da Arte e Curadoria da PUC-PR, é diretora artística da Alhures Galeria.

 

 

Equipe Técnica do Boletim Casa Romário Martins:

 

Pesquisa e texto:  Amélia Siegel Corrêa 

Pesquisa: 

Solange Oliveira Rocha 

Consultoria historiográfica:  

Newton Carneiro Neto 

Acompanhamento técnico: 

Maria Luiza Barracho 

Revisão de Texto:

Benedito Costa Neto 

Editoração:

Léia Rachel Castelar 

Projeto Gráfico e diagramação:

Dayana Salles 

Tratamento das imagens:

Adriano Vital 

Ilustração da árvore genealógica:

Mónica Defreitas e Nelson Smythe 

 

Créditos Documentário: Roteiro: Marcela Mussi; Direção: Jaciara Rocha; Assistência de Direção: Eduardo Simões; Direção de Arte: Gabriele Windmuller; Produção Executiva: Amélia Siegel Corrêa; Pesquisa: Solange Oliveira Rocha; Narração Poética: Thaís Aguiar Zeller; Narração Histórica: Amélia Siegel Corrêa; Fotografia: Mariana Boaventura; Captação de Áudio: Nanashara Scaravelli; Montagem/Sound Design/Finalização: Ana Vedovato




Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões

Avenida João Gualberto, 570 Alto da Glória

Curitiba, PR

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões

Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, localizado em Curitiba, é mantido e coordenado pelo banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Oferecendo uma programação gratuita, realiza exposições e atividades relacionadas à arte contemporânea, arquitetura, história e patrimônio cultural.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.