01 dez - 2024 • 15:30 > 01 dez - 2024 • 17:00
01 dez - 2024 • 15:30 > 01 dez - 2024 • 17:00
ESCOLA DO OLHAR
12ª JORNADA DE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Cultura Visual e Digital em Redes
Ludoteca MAR | Jogo Roda de Samba
15h30 às 17h - Biblioteca MAR
Com Juliana Cazumbá e Valter Bispo
Sinopse: Nesta edição especial da Ludoteca da Escola do Olhar, convidamos o "Bispo Criativo", Valter Bispo para compartilhar conosco o jogo Roda de Samba. Começaremos a ludoteca com uma mesa sobre a influência de jogos e da ludicidade na educação e logo em seguida, teremos sessões do jogo. Imagine você criar uma roda de samba em Madureira com pandeiro, tantã, tamborim, cavaquinho e palma da mão e, com isso, poder chamar para a sua roda Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra, Ismael Silva, Pixinguinha e Tia Ciata. Imaginou? Pois essa é a experiência que esse jogo de cartas proporciona.
Valter Bispo
Designer gráfico formado pela PUC-Rio e já atuou em empresas e instituições de diversos setores, tais como: Fiocruz, Firjan, L'Oréal e AfroReggae. De modo independente, trabalha nas áreas de criação de jogos de tabuleiro, iconografia e criação de marcas. Enquanto game designer, seu foco está em ludificar a cultura e a história do Brasil, trazendo à tona temas relevantes cujas histórias estão sub-representadas no cenário atual. Seu primeiro jogo de tabuleiro, "Quilombolas: O Refúgio dos Palmares", apresenta a formação do maior quilombo do período colonial e o protagonismo negro na luta contra a escravidão. Com "Roda de Samba", um jogo de cartas leve e criativo, aborda novamente a negritude, bem como a cultura carioca e o principal gênero musical do país.
Juliana Cazumbá
Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desenvolve pesquisas voltadas para acessibilidade e práticas pedagógicas orientadas na valorização e reconhecimento da ancestralidade afro-brasileira, a partir de conceitos como ludicidade e musicalidade. Atualmente atua como educadora bilíngue ( Português- LIBRAS) no Museu de Arte do Rio.
Esta atividade é gratuita.
A oficina será realizada no dia 01 de Dezembro, de 15:30h às 17h.
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
Haverá fila de espera no dia.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesPraça Mauá, 5 Centro
Rio de Janeiro, RJ
Escola do Olhar
A integração entre arte, história e educação é o horizonte do Museu de Arte do Rio, que, no trânsito propiciado por essa horizontalidade, concebe, potencializa e mantém públicas todas as suas ações. Para a instituição, é preciso continuamente atravessar a educação para se chegar à arte – é nesse sentido que, simbólica e fisicamente, a circulação do museu inicia-se pela Escola do Olhar.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.