Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Ludoteca MAR | Jogo Roda de Samba

Eventos para você

Ludoteca MAR | Jogo Roda de Samba

01 dez - 2024 • 15:30 > 01 dez - 2024 • 17:00

Evento encerrado

Ludoteca MAR | Jogo Roda de Samba

01 dez - 2024 • 15:30 > 01 dez - 2024 • 17:00

Evento encerrado

Descrição do evento

ESCOLA DO OLHAR

12ª JORNADA DE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 
Cultura Visual e Digital em Redes

Ludoteca MAR  | Jogo Roda de Samba
15h30 às 17h - Biblioteca MAR

Com Juliana Cazumbá e Valter Bispo

Sinopse: Nesta edição especial da Ludoteca da Escola do Olhar, convidamos o "Bispo Criativo", Valter Bispo para compartilhar conosco o jogo Roda de Samba. Começaremos a ludoteca com uma mesa sobre a influência de jogos e da ludicidade na educação e logo em seguida, teremos sessões do jogo.  Imagine você criar uma roda de samba em Madureira com pandeiro, tantã, tamborim, cavaquinho e palma da mão e, com isso, poder chamar para a sua roda Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra, Ismael Silva, Pixinguinha e Tia Ciata. Imaginou? Pois essa é a experiência que esse jogo de cartas proporciona.



Valter Bispo

Designer gráfico formado pela PUC-Rio e já atuou em empresas e instituições de diversos setores, tais como: Fiocruz, Firjan, L'Oréal e AfroReggae. De modo independente, trabalha nas áreas de criação de jogos de tabuleiro, iconografia e criação de marcas. Enquanto game designer, seu foco está em ludificar a cultura e a história do Brasil, trazendo à tona temas relevantes cujas histórias estão sub-representadas no cenário atual. Seu primeiro jogo de tabuleiro, "Quilombolas: O Refúgio dos Palmares", apresenta a formação do maior quilombo do período colonial e o protagonismo negro na luta contra a escravidão. Com "Roda de Samba", um jogo de cartas leve e criativo, aborda novamente a negritude, bem como a cultura carioca e o principal gênero musical do país.


Juliana Cazumbá

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desenvolve pesquisas voltadas para acessibilidade e práticas pedagógicas orientadas na valorização e reconhecimento da ancestralidade afro-brasileira, a partir de conceitos como ludicidade e musicalidade. Atualmente atua como educadora bilíngue ( Português- LIBRAS) no Museu de Arte do Rio.


Esta atividade é gratuita.


A oficina será realizada no dia 01 de Dezembro, de 15:30h às 17h.


As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.


Haverá fila de espera no dia.


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Museu de Arte do Rio

Praça Mauá, 5 Centro

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

Escola do Olhar

A integração entre arte, história e educação é o horizonte do Museu de Arte do Rio, que, no trânsito propiciado por essa horizontalidade, concebe, potencializa e mantém públicas todas as suas ações. Para a instituição, é preciso continuamente atravessar a educação para se chegar à arte – é nesse sentido que, simbólica e fisicamente, a circulação do museu inicia-se pela Escola do Olhar.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.