24 jul - 2021 • 09:00 > 31 jul - 2021 • 11:00
24 jul - 2021 • 09:00 > 31 jul - 2021 • 11:00
Os mapas mentais têm sido uma ferramenta muito
utilizada por professoras e professores que buscam um ensino significativo e
dinâmico. Mas como usar os mapas mentais? Como criá-los? Quais são os melhores
contextos e momentos para usar essa ferramenta. Como avaliar a partir de mapas
mentais? Estas e outras perguntas serão respondidas neste curso com a
professora Liliane Rezende (Universidade Nacional de Rosário, Argentina).
A professora Liliane é especialista em educação matemática e tem publicado artigos sobre mapas mentais na Revista Ponte, no Porvir e na Fundação Telefônica Vivo.
PÚBLICO-ALVO:
Professores/as, coordenadores/as e diretores/as de
instituições de Educação Básica e Ensino Superior, estudantes de Pedagogia,
Licenciaturas e áreas correlatas.
OBJETIVO:
O curso visa fornecer aos participantes os subsídios
necessários para se apropriar da técnica dos mapas mentais e aplicá-los na
educação.
DATAS E DURAÇÃO:
24 e 31 de julho, de 9h às 11h.
Carga horária: 6hs.
PLATAFORMA: Google Meet
CERTIFICAÇÃO: 75% aulas +
atividades.
MÍNIMO DE INSCRIÇÕES PARA
ABERTURA DE TURMA: 30
alunos.
INVESTIMENTO: 49,90.
MÍNIMO DE INSCRITOS/AS PARA O
CURSO: 30
DIFERENCIAIS DESTE CURSO:
ORIENTAÇÕES PARA ESTUDANTES:
Serão solicitadas algumas atividades ao longo do curso. Os participantes
devem concluir no mínimo 75% da frequência e 60% de aproveitamento nas
atividades solicitadas. Para todos os encontros, separar materiais como folhas
sem pauta e canetas coloridas.
TÓPICOS
DE APRENDIZAGEM:
ENCONTRO 1:
Elaborando
mapas mentais digitais e analógicos.
Descobrindo
a potência da utilização de mapas mentais.
ENCONTRO 2: Utilização de mapas mentais na educação.
Mapas
mentais como metodologias ativas na educação.
Sobre Liliane Rezende:
Doutoranda
em Educação pela Universidade Nacional de Rosário - Argentina. Mestre em
Matemática pela UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei (2015). Possui
graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
(2007) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá (2013).
Atualmente é chefe do Departamento de Ciências Exatas e leciona as disciplinas
de Cálculo Diferencial Integral I, Fundamentos de Álgebra y Aritmética e
Cálculo Diferencial Integral III (EAD) no curso de Licenciatura Plena em
Matemática da UEMG - Ibirité. É professora concursada na PBH e atua com o
ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Tem experiência na
Educação Infantil, em todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, além da
Educação de Jovens e Adultos. Atua em linhas de pesquisa sobre Matemática nos
anos iniciais do Ensino Fundamental e formação inicial e continuada de
professores. Membro do grupo de pesquisas Núcleo de Estudos e Pesquisa em
Políticas Públicas Educacionais, NEPPPE da FAE/UEMG, membro do grupo de
pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência LEDOC-UEMG e do Núcleo de
Estudo e Pesquisa em Formação Tecnológica e Matemática Cotidiana.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Revista Ponte
A Revista Ponte é uma plataforma de divulgação científica para a educação e a cidadania global. O nosso projeto leva a produção acadêmica às/aos agentes da educação básica por meio de publicações e cursos online com preço acessível. Acesse www.revistaponte.org
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.