11 abr - 2022 • 19:00 > 11 abr - 2022 • 21:00
11 abr - 2022 • 19:00 > 11 abr - 2022 • 21:00
Marco Antonio Guimarães e a Notação Musical com Figuras Geométricas | com Felipe José
A palestra/apresentação irá abordar a proposta de notação musical com figuras geométricas concebida pelo compositor e inventor Marco Antonio Guimarães. Criador do grupo UAKTI, inventor e construtor de dezenas de instrumentos originais, Marco Antonio é também um inventor de ideias. Ao longo de sua carreira, elaborou propostas de criação/interação musical a partir de pêndulos e cartas de baralho, além de composições utilizando notação musical tradicional (europeia). Nesta apresentação, iremos abordar o uso de figuras geométricas como determinantes da estruturação temporal, em músicas do próprio Marco Antonio, assim como em leituras e usos do palestrante.
Para quem é indicada esta atividade?
Músicos, educadores musicais, estudantes e demais interessados. Não há pré-requisitos.
Sobre Felipe:
Músico multi-instrumentista, compositor e professor, Felipe José já se apresentou e ministrou oficinas em diversos estados brasileiros e em países das Américas (Sul e Norte), Europa e Ásia. Desde 2010 se dedica a realizar residências artísticas, incluindo Canudos/Bahia, Butão, França, Estados Unidos, Indonésia e Colômbia. É formado em composição, mestre em processos analíticos e criativos e doutorando em musicologia pela UFMG. Já integrou a Itiberê Orquestra Família e o Grupo Ramo, e gravou em diversos discos da cena musical mineira e brasileira. Recebeu os prêmios BDMG Instrumental (2008 e 2021) e bolsa do Instituto Goethe (2021). Atualmente é diretor musical do projeto de pesquisa/criação a partir do acervo de instrumentos do inventor mineiro Marco Antônio Guimarães, e professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
Saiba mais sobre este e os outros eventos da programação no Site do Instituto Spix & Martius!
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
MUSIK-Expedition
Programa de intercâmbio e residência artística, festival internacional de música.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.