01 nov - 2022 • 19:00 > 17 nov - 2022 • 22:00
O MELHOR CURSO DE MAKETING DIGITAL VOLTADO PARA A MÚSICA ESTÁ EM SUA DÉCIMA TURMA E MAIS DE 200 ALUNOS FORMADOS! Venha comemorar conosco!
O curso Marketing Digital para Artistas é apresentado por Marina Mattoso, sócia da Jangada Comunicação e especialista em marketing digital na música. Seu principal objetivo é aprofundar o conhecimento dos participantes acerca das estratégias de planejamento, desenvolvimento de pensamento estratégico para criação de conteúdo digital, aprofundamento nas ferramentas de redes sociais e plataformas de streaming, análise de resultados e boas práticas em geral.
O curso é uma imersão voltada para todos os profissionais da cadeia produtiva da música que queiram criar, executar e aprender com planejamento estratégico de marketing digital musical em seus lançamentos e carreira, já que o conhecimento básico em marketing digital é um pré-requisito para muitas funções, sejam artistas, músicos, assessores de comunicação, agentes, empresários, profissionais que atuam em editoras, selos e demais interessados. O curso também atenderá profissionais da área de comunicação que queiram conhecer as ferramentas com o olhar do mercado musical.
Objetivo do Curso:
Proporcionar aos participantes conhecimento mais aprofundado acerca de conceitos técnicos e também criativos de cada etapa do marketing digital e sugestões de práticas que poderão ser aplicadas imediatamente para otimizar a assertividade dos processos e ampliar o alcance de sua música para o público correto. Iremos apresentar diversas ferramentas a serem usadas no processo de planejamento, ativação e análise de um lançamento musical e/ou no trabalho de catálogo do artista.
Aprofundaremos o conhecimento também sobre as redes sociais, seus algoritmos e KPI’s, como TikTok, Instagram e Twitter, e de plataformas de streaming de música, como YouTube, Spotify e Deezer.
O que você vai aprender:
- Ferramentas de estudo e planejamento macro;
- Desenvolvimento de metas e ações;
- Linha do tempo de um lançamento musical;
- Imersão no algoritmo das redes sociais Instagram, TikTok, Twitter e Facebook;
- Planejamento de conteúdo criativo em redes sociais;
- Imersão no YouTube;
- Overview de Facebook Ads e Google Ads;
- Imersão nas Plataformas de streaming;
- Como fazer um bom pitching pras plataformas de streaming;
- Ferramentas de análise de dados;
Estrutura do curso
Aula 1 - Introdução ao Marketing Digital
Marcela Maia (Biscoito Fino)
– O que é marketing digital;
– Por que o marketing é importante numa carreira musical;
– Os 4 P’s do marketing;
- Mídia paga, ganha e própria
– Análise SWOT + exercício;
– Análise de mercado
Aula 2 – Branding
Professora: Roberta Senna
- Por que branding?
- Como construir imagem
- Como definir e se conectar com seu público
- Método 1: anamnese
- Método 2: pirâmide de atributos
- Se apropriando dos seus filtros
2º dia:
Aulão – Estudo e planejamento de Marketing
Professora: Marina Mattoso
- Benchmarking
- Diagnóstico
- Definição e estratégia de canais
- Plano de metas SMART e ações
- Definição de KPI’s
- Plano de mídia
- Roadmap
- Análise SWOT
- Exercícios
3º dia:
Aula 1 – Distribuição digital de música e Plataformas de Streaming
Professora: Jullie Stefanini (Altafonte)
– Planejamento de lançamento;
- Pitching
– Melhores práticas de submissão de música;
- Insumos necessários;
– Tipos de playlists;
- Usuário premium vs. Freemiu;
– Quais resultados buscar nas plataformas de streaming;
– O que almejar em cada lançamento;
– Particularidades, oportunidades e produtos de prateleira de cada plataforma
Aula 2 – YouTube
Professora: Sabrine Cruz (Ingrooves)
- Melhores práticas
- Conteúdos musicais e alternativos para YouTube;
- Ferramentas de engajamento da plataforma (Shorts, Comunidade e stories)
- Sugestões técnicas e estratégicas para o vídeo
- Analytics
4º dia:
Aula 1 – Compra de Mídia
Professora: Fernanda Cardoso
- Plataformas de mídia paga para música;
- Planejamento de mídia paga;
- Introdução ao Facebook Ads
- Introdução ao Google Ads;
- Objetivos de campanha e tipos de resultados;
- Spotify Ads e Deezer Ads
- Teste A-B;
- Segmentações e criações de público;
- Análise de resultados;
5º dia:
Aula 1 – Imersão em Redes Sociais
Professora: Marina Mattoso
- Apresentação a nível de canal
- Apresentação de posicionamentos de conteúdo:
- Instagram;
- TikTok;
- Twitter;
- Facebok;
- + overview de outras redes
- O algoritmo;
Aula 2 – Planejamento de Conteúdo Estratégico
Professora: Marina Mattoso
- Exercícios de planejamento de conteúdo;
- Do’s e dont’s de conteúdo para Instagram Stories, Feed, TikTok e Reels, Twitter e Facebook
6º dia:
Aula 1 – Análise de dados musicais
Professora: Malu Guarisa
- Imersão no Spotify For Artists
- Imersão no Deezer for Creators
- Princípios de análise de resultados nas plataformas de música
- Análise de dados no YouTube Studio
Aula 2 – Análise de dados sociais
Professor: Guilherme Silviano
- Método DEILAS;
- Imersão no Instagram Insights;
- Imersão no Facebook Insights;
- Imersão no TikTok Insights;
- Imersão no Twitter Insights;
- Como avaliar a evolução do canal;
- Como avaliar conteúdo;
- Importância do KPI;
DIAS E HORÁRIOS:
10 - 12 - 17- 19 - 24 e 26 de OUTUBRO
19h as 22h
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
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Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
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Uma escola completa de produção de eventos e mercado da música que está formando profissionais capacitados, para atuar no mercado de entretenimento no amplo escopo do que é produzir shows, eventos corporativos e gerenciamento de carreiras. Através da metodologia de Live Case Study, o Music Rio Academy proporcionará aos alunos ir além dos limites da teoria, com palestras dinâmicas e aulas práticas em eventos, ministradas por grandes profissionais do mercado.
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