Fale com o produtor

Marketing Digital para Artistas #10

01 nov - 2022 • 19:00 > 17 nov - 2022 • 22:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Descrição do evento

O MELHOR CURSO DE MAKETING DIGITAL VOLTADO PARA A MÚSICA ESTÁ EM SUA DÉCIMA TURMA E MAIS DE 200 ALUNOS FORMADOS! Venha comemorar conosco!

O curso Marketing Digital para Artistas  é apresentado por Marina Mattoso, sócia da Jangada Comunicação e especialista em marketing digital na música. Seu principal objetivo é aprofundar o conhecimento dos participantes acerca das estratégias de planejamento, desenvolvimento de pensamento estratégico para criação de conteúdo digital, aprofundamento nas ferramentas de redes sociais e plataformas de streaming, análise de resultados e boas práticas em geral.

O curso é uma imersão voltada para todos os profissionais da cadeia produtiva da música que queiram criar, executar e aprender com planejamento estratégico de marketing digital musical em seus lançamentos e carreira, já que o conhecimento básico em marketing digital é um pré-requisito para muitas funções, sejam artistas, músicos, assessores de comunicação, agentes, empresários, profissionais que atuam em editoras, selos e demais interessados.  O curso também atenderá profissionais da área de comunicação que queiram conhecer as ferramentas com o olhar do mercado musical.

 

Objetivo do Curso:

Proporcionar aos participantes conhecimento mais aprofundado acerca de conceitos técnicos e também criativos de cada etapa do marketing digital e sugestões de práticas que poderão ser aplicadas imediatamente para otimizar a assertividade dos processos e ampliar o alcance de sua música para o público correto. Iremos apresentar diversas ferramentas a serem usadas no processo de planejamento, ativação e análise de um lançamento musical e/ou no trabalho de catálogo do artista.

Aprofundaremos o conhecimento também sobre as redes sociais, seus algoritmos e KPI’s, como TikTok, Instagram e Twitter, e de plataformas de streaming de música, como YouTube, Spotify e Deezer.

 

 O que você vai aprender:

- Ferramentas de estudo e planejamento macro;

- Desenvolvimento de metas e ações;

- Linha do tempo de um lançamento musical;

- Imersão no algoritmo das redes sociais Instagram, TikTok, Twitter e Facebook;

- Planejamento de conteúdo criativo em redes sociais;

- Imersão no YouTube;

- Overview de Facebook Ads e Google Ads;

- Imersão nas Plataformas de streaming;

- Como fazer um bom pitching pras plataformas de streaming;

- Ferramentas de análise de dados;

 

Estrutura do curso


1ª dia

 

Aula 1 - Introdução ao Marketing Digital 

Marcela Maia (Biscoito Fino)

– O que é marketing digital;

 – Por que o marketing é importante numa carreira musical;

– Os 4 P’s do marketing;

- Mídia paga, ganha e própria

– Análise SWOT + exercício;

– Análise de mercado

 

Aula 2 – Branding 

Professora: Roberta Senna

- Por que branding?

- Como construir imagem

- Como definir e se conectar com seu público

- Método 1: anamnese

- Método 2: pirâmide de atributos

- Se apropriando dos seus filtros

 

2º dia:

Aulão – Estudo e planejamento de Marketing 

Professora: Marina Mattoso

- Benchmarking

- Diagnóstico

- Definição e estratégia de canais

- Plano de metas SMART e ações

- Definição de KPI’s

- Plano de mídia

- Roadmap

- Análise SWOT

- Exercícios

 

3º dia:

Aula 1 – Distribuição digital de música e Plataformas de Streaming 

Professora: Jullie Stefanini (Altafonte)

– Planejamento de lançamento;

- Pitching

– Melhores práticas de submissão de música;

- Insumos necessários;

– Tipos de playlists;

- Usuário premium vs. Freemiu;

– Quais resultados buscar nas plataformas de streaming;

– O que almejar em cada lançamento;

– Particularidades, oportunidades e produtos de prateleira de cada plataforma

 

Aula 2 – YouTube 

Professora: Sabrine Cruz (Ingrooves)

- Melhores práticas

- Conteúdos musicais e alternativos para YouTube;

- Ferramentas de engajamento da plataforma (Shorts, Comunidade e stories)

- Sugestões técnicas e estratégicas para o vídeo

- Analytics

 

4º dia:

Aula 1 – Compra de Mídia

Professora: Fernanda Cardoso

- Plataformas de mídia paga para música;

- Planejamento de mídia paga;

- Introdução ao Facebook Ads

- Introdução ao Google Ads;

- Objetivos de campanha e tipos de resultados;

- Spotify Ads e Deezer Ads

- Teste A-B;

- Segmentações e criações de público;

- Análise de resultados;


5º dia:

Aula 1 – Imersão em Redes Sociais 

Professora: Marina Mattoso

- Apresentação a nível de canal

- Apresentação de posicionamentos de conteúdo:

- Instagram;

- TikTok;

- Twitter;

- Facebok;

- + overview de outras redes

- O algoritmo;

 

Aula 2 – Planejamento de Conteúdo Estratégico 

Professora: Marina Mattoso

- Exercícios de planejamento de conteúdo;

- Do’s e dont’s de conteúdo para Instagram Stories, Feed, TikTok e Reels, Twitter e Facebook

 

6º dia:

Aula 1 – Análise de dados musicais 

Professora: Malu Guarisa

- Imersão no Spotify For Artists

- Imersão no Deezer for Creators

- Princípios de análise de resultados nas plataformas de música

- Análise de dados no YouTube Studio

 

Aula 2 – Análise de dados sociais 

Professor: Guilherme Silviano

- Método DEILAS;

- Imersão no Instagram Insights;

- Imersão no Facebook Insights;

- Imersão no TikTok Insights;

- Imersão no Twitter Insights;

- Como avaliar a evolução do canal;

- Como avaliar conteúdo;

- Importância do KPI;

 

DIAS E HORÁRIOS:

10 - 12 - 17- 19 - 24 e 26 de OUTUBRO

19h as 22h

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Music Rio Academy

Uma escola completa de produção de eventos e mercado da música que está formando profissionais capacitados, para atuar no mercado de entretenimento no amplo escopo do que é produzir shows, eventos corporativos e gerenciamento de carreiras. Através da metodologia de Live Case Study, o Music Rio Academy proporcionará aos alunos ir além dos limites da teoria, com palestras dinâmicas e aulas práticas em eventos, ministradas por grandes profissionais do mercado.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.