Em novembro de 2018 a Aliança Francesa Salvador convida você para sentar ao redor do baobá, árvore símbolo do espaço de escuta e de troca de ideias, e refletir sobre identidade, cultura e convivência. De acordo com Mamadou Gaye, diretor da associação franco-brasileira, “identidade é uma palavra que deveria sempre ser conjugada no plural porque nenhuma identidade existe fora das outras”.
Nos dois dias seguintes, a instituição recebe a francesa Paula Anacaona, editora responsável pela tradução de alguns autores brasileiros para o idioma francês como José Lins do Rego, Rachel de Queiroz e Conceição Evaristo. Ela, que lança seu primeiro romance, intitulado “Tatou”, no dia 21 de novembro, às 18h30 na Sala de Conferências da Aliança Francesa da Barra, também participa da mesa “Literatura e Consciência, ontem e hoje?” ao lado do apresentador, ator e dramaturgo Aldri Anunciação e da jornalista e cineasta Ceci Alves (mediação) no dia seguinte, 22 de novembro, também às 18h30 no Teatro Molière.
SOBRE PARTICIPANTES |
Paula Anacaona, após uma especialização em idiomas pela Sorbonne e obter um diploma de estudos superiores em tradução, se estabeleceu com tradutora em inglês, espanhol e português em 2002. Tendo se lançado ao campo literário em 2005 – período em que traduziu diversas obras brasileiras –, começou sua atividade como editora formalmente quatro anos depois. A Éditions Anacaona detém um projeto editorial bem específico: a literatura marginal do Brasil, escrita por autores das favelas que exprimem a sua realidade dentro do país.
Aldri Anunciação é ator, apresentador e dramaturgo. Vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura (2013) em primeiro lugar na categoria Ficção Juvenil com a aclamada obra “Namíbia, Não!” – adaptada para o teatro com direção de Lázaro Ramos – também já ganhou o Prêmio Braskem de Teatro na categoria “Melhor Texto” (2012). É apresentador do programa Conexão Bahia (TV Bahia/Globo), atuou no filme "Café com Canela" (2017) e recentemente foi agraciado com o o Troféu Redentor de Melhor Longa de Ficção da Novos Rumos do Festival do Rio e Prêmio Petrobrás de Cinema pelo longa-metragem "Ilha" (2018).
Ceci Alves é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Montagem e Edição para Cinema e TV pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) de Los Baños, Cuba, e em Gestão de Informação para Multimeios pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, Salvador. Fez mestrado em Cinema na École Superieure d’Audiovisuel da Universidade de Toulouse, em Le Mirail (França) e atualmente faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA).
PARCEIROS DA PROGRAMAÇÃO |
| Alliance Française Brésil | Embaixada da França no Brasil | Institut Français | Cinemateca da Embaixada da França | AirFrance | Universidade Federal da Bahia | Circuito de Cinema Saladearte |
SERVIÇO |
MESA: LITERATURA E CONSCIÊNCIA, ONTEM E HOJE? | LITERATURA
Com Aldri Anunciação e Paula Anacaona. Mediação de Ceci Alves.
22 de novembro, quinta-feira, às 18h30
Teatro Molière da Aliança Francesa Salvador, Barra
Entrada gratuita – inscrição através do Sympla