17 out - 2024 • 17:00 > 17 out - 2024 • 18:30
17 out - 2024 • 17:00 > 17 out - 2024 • 18:30
Nesta roda de conversa contarei um pouco da minha história e a relação com meu pai, cercada de ausências e restrições. Ele, Ricardo Zarattini, foi um dos 15 presos políticos banidos do país em troca da libertação do embaixador Charles Burke Elbrick, sequestrado por militantes de esquerda em 1969. Eu tinha apenas 7 anos de idade e toda família ficou sem saber o paradeiro de meu pai depois que o avião com os 15 presos os deixou no México e o embaixador foi solto no meio da multidão que saía do jogo no Maracanã. Toda e qualquer conexão com meu pai foi abolida, e então, muitos medos, inseguranças e incertezas permearam minha infância e adolescência. Em 2016, participei de uma oficina ministrada pelo fotógrafo português João Pina durante o Fórum Latino-Americano de Fotografia, que tratava sobre arquivos e memórias da ditadura militar. Nosso professor nos levou ao Arquivo Público do Estado de São Paulo, na Zona Norte da cidade, quando pedi ao atendente a busca pelo nome de meu pai, Ricardo Zarattini, e pelo meu.
Um misto de surpresa, emoção e tristeza me invadiu quando me deparei com aquelas pastas com documentos e fotos depois de mais de 40 anos. Encontrar nossos retratos de identificação de passagem pelo famigerado Dops (Departamento de Ordem Política e Social) gerou uma palpitação e um interesse sem fim para checar como os algozes da ditadura militar viam as pessoas que perseguiam. É nessa pesquisa que estou mergulhando atualmente.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Oscar Freire, 2500 Sumaré
São Paulo, SP
Mulheres Luz
Mulheres Luz nasce com o objetivo de visibilizar, difundir e democratizar o acesso aos conteúdos produzidos por fotógrafas e mulheres da imagem no Brasil, reunindo ensaios e portfólios voltados a diversos temas, tempos e territórios, além de veicular pesquisas e publicações culturais. A proposta da plataforma é atuar como uma rede, dispondo de uma ferramenta que permite ao mercado nacional e internacional localizar por região e segmento de atuação, mulheres que fazem parte da ampla cadeia produ
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.